14 de setembro de 2010

SP500-RELATÓRIO 13-9-2010


Olá caros leitores como deverão estar a reparar já passam da 1h00 e só agora é que fui possivel fazer o relatório contudo hoje não me vou esticar muito e explicar algumas questões.

Em relação ao índice SP500 a pergunta que muitos desejaria que fosse respondida, era onde poderá chegar esta subida e de facto é uma pergunta sem resposta. Lamento informar mas aqueles que me conhecem algum tempo sabem que não sou daqueles que falo em target exactos, e porquê? Porquê talvez o tempo fez-me ver que isso é uma pura ilusão que muitos tenta procurar com formulas e estudos e na bolsa movida por sentimentos ninguém neste mundo conseguirá adivinhar com exactidão os valores dos movimentos e quem acreditar nisto já é meio caminho andado para compreender o funcionamento dos mercados. Existe sim, possibilidades umas maiores e outras menores e claro também existe o impossível, sim na bolsa há também este cenário.

Deixando de palestras e passando á prática o que vocês vêm no gráfico exposto?
Ora uma zona de resistência sendo a sua parte superior os 1130, mais coisa menos coisa.

E quantos vezes já lá foi?
Bem, foram duas e estamos a caminho da terceira. Há quem diga que a terceira é de vez, mas como não ligo em ditados desse tipo não é por ai que vou. Mas caros leitores, se já repararam no meu nick, este é bull, assim o é j´algum tempo, diria que já ando neste bull desde de Abril de 2009 aquando o Nasdaq100 deu o seu primeiro sinal, desde então foi sempre a subir e nessas alturas a probabilidade de fazermos um máximo maior que o anterior é elevada então não seria um bull market, porque se assim for os máximos vão crescendo aos poucos.

Contudo aqueles que me conhecem sabem que desde do mínimo 1006 disse o aqui que existia uma forte probabilidade de termos invertido mas, atenção ao mas, ficaria com uma maior certeza dessa afirmação se quebrasse os 1000 em baixa, ora tal ainda não aconteceu, mas também ainda não aconteceu o inverso, como tal desde então tenho afirmado que estávamos em bear/neutral.

Em termos fundamentais acho que os mais atenciosos deste blog repararam no gráfico do consumo, mais uma semana mais uma queda e realmente é aqui que está a fazer-me confusão, ora se o consumo está a descer o que descerá com ele? O PIB, e não é isso que tem vindo acontecer? É, mas mais outra vez o mas, a grande dúvida é se este trimestre ou o outro o consumo continue a descer e que fique em vez de um fraco crescimento entre em recessão e se assim for, ai sim, algumas dúvidas dissipam-se.

Tanta lenga lenga, e pouca fruta. Perguntam-me então alguns, " Será que está bom para comprar, agora?" Eu diria: " a compra já devia ter sido feito em números mais abaixo, agora mais vale estar quieto. Não podemos esquecer que aproximamos cada vez mais dos 1130.

Tecnicamente, em termos de indicadores no gráfico diário ainda não vi nenhum perigo, em time mais curtos estou a ver divergência mas nesses times dá muitas vezes falsas leituras por isso para uma melhor conclusão prefiro um time diário.

Abrir short agora, não sei não, é tal coisa, para mim é tentar acertar no máximo e que pode muito bem sair furado, para quê investir contra um swing, ao meu ver é um erro ainda mais quando tecnicamente não vejo para já fraqueza do lado touro.

Hoje a abertura em gap up, só veio mostrar que os ursos não tem força, ora, onde está o fecho do gap? E a média 200, não sei se reparam mas ela foi quebrada sem que não fosse sentida, pelo menos não senti essa resistência, mas atenção, já outrora quando destas aberturas em gap up levando o sentimento ao rubro eu fico logo desconfiado e a memória fez-me lembrar que no outro movimento até este valor foi em falso.

Para quem não queria esticar muito já lá passaram uns 30 minutos e por hoje está tudo e como tenho dito "cada ponto uma vitória" mas para campeonato será preciso ainda muito mais vitórias

Abraço, bull e conto como tem sido habitual acompanhar o próximo ou não ataque

artigo do indice de consumo:
http://sp500analise.blogspot.com/2010/09/informacoes-uteis-indice-de-consumo.html

Sem comentários:

Enviar um comentário