13 de setembro de 2010

CHINA, JAPÃO E AMERICA

Na semana passada, o ministro das Finanças do Japão declarou que ele e seus colegas queriam uma discussão com a China sobre as compras do último dos títulos japoneses, para "analisar a sua intenção "- diplomata de dizer " Pare com isso agora. " A notícia me fez querer bang minha cabeça contra a parede em frustração.

Você vê, altas personalidades da política americana tem repetidamente recusou-se a fazer qualquer coisa sobre a manipulação da moeda chinesa, pelo menos em parte por medo de que os chineses deixassem de comprar os nossos laços . No entanto, no ambiente atual , as compras chinesas de nossos laços não nos ajudar - eles nos magoam. Os japoneses entendem isso. Por que não ?

Algum fundo: Se a discussão da política cambial chinesa parece confusa, é apenas porque muitas pessoas não querem enfrentar a realidade gritante simples - ou seja, que a China é deliberadamente manter sua moeda artificialmente fraca.

As conseqüências desta política são também nua e simples: com efeito , a China é tributar as importações , enquanto a subvenção das exportações , alimentando um enorme superávit comercial . Você pode ver alega que o excedente comercial da China não tem nada a ver com a sua política monetária , em caso afirmativo , que seria a primeira na história econômica mundial . Uma moeda desvalorizada sempre promove superávits comerciais , e China não é diferente.

E em uma economia mundial deprimida, qualquer país executando um superávit artificial está a privar os outros povos das vendas muito necessária e emprego. Novamente, quem afirma o contrário é afirmar que a China está isenta de alguma forma, a lógica econômica que sempre aplicada a todos os outros.

Então o que devemos fazer? E.U. funcionários tentaram argumentar com os seus homólogos chineses , argumentando que uma moeda mais forte seria do interesse da própria China. Eles estão certo sobre isso : uma moeda subvalorizada promove a inflação corrói os salários reais dos trabalhadores chineses e desperdiça recursos chineses. Mas enquanto a manipulação da moeda é ruim para a China como um todo , é bom para o politicamente influentes empresas chinesas - muitos deles estatais. E assim, a manipulação da moeda continua.

Vez por outra , os funcionários anunciaram E.U. progresso na questão da moeda , cada vez, verifica-se que eles fizeram. Em junho, Timothy Geithner, o secretário do Tesouro , elogiou o anúncio feito pela China de que iria passar para uma taxa de câmbio mais flexível. Desde então, o renminbi passou um total de 1, isso mesmo, 1 por cento contra o dólar - com a maior parte do aumento ocorrendo apenas nos últimos dias, antes do planejado audiências no Congresso sobre a emissão de moeda . E desde que o dólar caiu em relação a outras moedas principais , a vantagem da China custo artificial tem realmente aumentado.

Obviamente, nada vai acontecer ou até menos que os Estados Unidos, mostra que está disposto a fazer o que normalmente acontece quando um outro país subsidia suas exportações : impor uma tarifa temporária que compensa a subvenção . Então, por que tal medida nunca foi sobre a mesa?

Uma resposta, como eu já sugeri, é o medo do que aconteceria se os chineses pararam de comprar títulos americanos . Mas esse medo é totalmente descabida : em um mundo inundado com excesso de poupança , não precisamos de dinheiro da China - especialmente porque a Reserva Federal pode e deve comprar quaisquer títulos a vender chinês.

É verdade que o dólar iria cair , se a China decidiu despejar algumas explorações americanas. Mas isso seria realmente ajudar a economia E.U. , fazendo com que nossas exportações mais competitivas. Pergunte aos japoneses, que querem que a China parar de comprar seus títulos , porque essas compras estão dirigindo acima do iene.

Além de temores injustificados financeira , há um motivo mais sinistro da passividade E.U. : medo de retaliação comercial chinesa.

Considere-se uma questão relacionada : os subsídios claramente ilegal China fornece para a sua indústria de energia limpa. Esses subsídios deveriam ter levado a uma queixa formal por parte das empresas americanas , na verdade, a única organização disposta a apresentar uma queixa foi o Sindicato dos Metalúrgicos. Por quê? Como o The Times relataram, "As empresas multinacionais e associações comerciais no setor de energia limpa, como em muitas outras indústrias, tem sido cauteloso em casos de apresentação comercial , temendo reputação funcionários chineses para retaliar contra joint ventures no país e, potencialmente, negando acesso ao mercado para qualquer empresa que tenha os lados contra a China. "

intimidação semelhantes que certamente ajudou desencorajar a acção na parte da frente da moeda. Portanto, este é um bom momento para lembrar que o que é bom para as empresas multinacionais , muitas vezes é ruim para a América , especialmente seus trabalhadores.

Então aqui vai a pergunta: Será que os decisores políticos E.U. deixar-se assustado por fantasmas financeiros e intimidado pela intimidação negócio? Será que vão continuar sem fazer nada diante de políticas que beneficiem chinês interesses especiais às custas dos dois trabalhadores chineses e americanos ? Ou será que finalmente, finalmente agir? Fique atento .


Fonte: Paul Krugman
Nota: Texto traduzido de inglês para Português

Sem comentários:

Enviar um comentário