3 de julho de 2010

DEIXE A SUA ANALISE NESTE BLOG- TORNA-SE ACTIVO NESTE BLOG

A partir de hoje vou colocar á vossa disposição um post onde podem colocar o vosso comentário e a vossa analise, para tal, terão que enviar um email com o vosso comentário e se tiverem um gráfico enviam o mesmo para o email.

Deverão antes de enviar o email, colocarem um comentário aqui neste post fazendo o vosso pedido.

Após o pedido feito colocarei o email para que possam enviar os anexos.

Na publicação da vossa analise ou comentário será colocado no titulo do tópico o nickname do autor

Espero a vossa participação e deiam a conhecer as vossas analises

Futuramente irá haver um concurso sobre as analises publicadas por vós onde pode ganhar prémios monetários, mas isto será num futuro próximo

2 de julho de 2010

PODE ACONTECER


Deixo três possiveis movimentos, de momento o indice está um pouco esticado o que poderá haver um rebound.

Deixo os três movimentos possiveis (preto, vermelho, verde), nenhum deles invalida o bear market.

A onda up só será activa com a quebra dos 1037

VIRUS MONEY

Sinal de compra acima dos 1037

NOVIDADE- VIRÚS MONEY

A partir de hoje vou fazer vários testes, para desenvolver sinais de entrada e de saida no SP500.
Vou chamar o "virus money"

De notar que isto é um teste, e ainda faltará avaliar a probabilidade de erro e de eficácia, como tal não devem para já serem influenciados nos sinais, pelo o que já expliquei.

Há medida que vou desenvolvendo isto, vai levar tempo este estudo, vou colocando a taxa de sucesso.

Este tipo de trades são para entradas curtas aproveitando os diversos swings.

Para já numa primeira analise está-me dar entrada longa no SP500 se quebrar os 1042 até as ao dia de hoje.

Volto a relembrar que isto é um teste e está na fase inicial, como tal não é seguro orientar-se para já com este estudo

COMENTÁRIO- VIRUS MARKET- SERÁ?

Pode haver uma subida traiçoeira, levando acreditar em máximos e depois pode corrigir para valores inferiores a este.

Até pode acontecer de termos duplo topo e o índice viajar mesmo acima dos 1200

Até pode.....

Podia aqui fazer inúmeras frases do até pode, uma coisa é certa estou com um olho no burro e o outro no cigano.

Abaixo dos 1000 existe uma forte probabilidade de estarmos em bear market

Se subir existe uma forte probabilidade de ser traiçoeira

Portanto ficava mais descansado em termos de médio prazo se o índice fosse para baixo e não começasse a criar falsas expectativas ou então, atenção:

Então alguma coisa mudou e a analise de sabermos se estamos em bear ou bull não está a vista de todos como parece estar agora.

Quando entramos em bull em Abril havia poucos bulls e agora vejo tantos bear, e o mercado tende enganar, á medida que vamos aprendendo algo com ele, ele tenta enganar-nos. Se assim for não vou chamar nem bull nem bear e sim chamar Vírus market

1 de julho de 2010

CAROS COLEGAS- NOVA SAGA

Olá, novo ciclo no mercado, bem, não é novo, pois o bear market começou com o máximo de 1220, assim como bull nasce de um mínimo o bear de um máximo.

Em relação ao fecho, nada de anormal e abaixo do fecho de ontem, só prova que os bulls fugiram do mercado e a força deles foi vencida pelos ursos.

E agora? Quando vai subir? Quanto vai descer? Quanto tempo vai durar? Perguntas sem resposta, sou uma pessoa sensata e como é normal não iria cair neste erro em dar previsões neste momento.
Se tivermos uma correcção média dos ultimos bulls o target era os 600, mas é cedo e este valor baseia-se simplesmente da média dos últimos dois bulls markets.

Hoje um investidor, que para mim, é uma pessoa que oiço com muita atenção, um investidor de longo prazo com entradas em períodos em bull market e saida no sinal do bear market, falou-me ele que hoje fechou tudo com um ganho +22% ao longo deste bull, se o sinal foi dado, é para sair e não ficar agarrado á esperança e ir diminuindo o stop. Os stop não se diminuem porque nós queremos, se deu, sai-se se não mantêm-se.

Foram dados alguns sinais que talvez na próxima possa sentir o cheiro do Bear. Havia uns dias, que o meu sentimento estava negativo, mas tecnicamente mesmo eu dizia que estávamos em bull mas a verdade é que estávamos e hoje com o mínimo, rompeu e confirmou.

A volatilidade apoderou-se do mercado, e eu bem sei, pois vivi algum tempo no bear market, e claro cometi os erros que não devia ter cometido, a força de querer estar sempre presente no mercado era maior, eu queria era estar presente com medo que oportunidade fugisse, resultado algumas perdas inúteis, mas os erros é para nós aprendermos e sabermos as razões que levaram a perder.
È claro que cada um tem uma história na bolsa, quem é que não tem?

Agora, vou esperar pelo momento certo para investir novamente o dinheiro, mas não é por isso que vou parar, vou fazendo umas pequenas coisas e assim permite estudar o mercado e estar actualizado.

Não gosto de investir em bear market, pois em Etf ou acções não dá, dá mas são produtos alavancados e eu não me vou alavancar num bear market.

E se isto subir e subir, o que podemos dizer?
Bem se subir e subir é que o mercado pregou uma rasteira a muita gente e tecnicamente alguma coisa tinha falhado mas atenção uma coisa sempre digo mesmo que acho que estamos em bear market nunca aposte os 100% nessa convicção de achar que está mesmo, tenho sempre um olho num burro e outro no cigano.

Bons trades e cuidado daqui para a frente

SP500- ESTUDO

Será?

O SP500 desde que desvalorizou a barreira dos 12%, foi o primeiro sinal que suou, depois o tal dia do "erro", talvez tenha sido o 2 aviso e depois a grande diferença percentual entre os 1220 e os 1130, onde o índice não foi alem deste valor foi o 3ª aviso.

De facto se considerar o intervalo 1015-1025, este foi tocado em cfd, não em sessão, isto é muito importante, e ainda não quebrou o canal para o qual eu diria em caso de quebra o ciclo novo está confirmado.

Quanto ao futuro, podemos ter um swing up pois já conta com uma desvalorização acentuada e a distancia entre o ultimo máximo assim o diz, mas não garante que tal venha a ser feito.
No bear market vai existir diferenças entre os máximos, não tenho este estudo para já, mas é provável que possa ir aos 1070, a não ser que tenhamos uma agressiva correcção.

30 de junho de 2010

COMENTÁRIO

Olá caros leitores, amanha o touro deve morrer na arena.

Os ursos estão fortes e não querem perder o comando. Basta uns pontinhos e o touro cai amanha na arena. E cuidado pois entramos num novo ciclo e ai tudo muda. As médias ao darem sinais de entrada é quando é para shortar, tudo muda no bear market.

Confesso que só tenho estudos em bull market mas vou preparar para estudar o bear market.
Tenho sido um bull mode mas preparo-me para vestir outra farda a do urso, mas confesso que não é a minha especialidade ser urso e como tal terei que aprender este tipo de trade onde sinto-me jogar fora de casa.

Sou polivalente, gosto de jogar á direita (longos) e sinto-me uma dificuldade em jogar á esquerda (não sou canhoto, lol), mas há que começar a preparar os novos trades.

Tecnicamente será necessário a confirmação tal como disse devido aos falsos break dando origem a possíveis spike, mas os ursos estão fortes e os touros parecem que estão rendidos face a esta força nova que se poderou nos mercados.

Chamo atenção para aqueles que estão longos a melhor solução será o fecho, independentemente com perdas ou não, mais vale perder 10 e estar liquido do ficar agarrado na esperança que o preço volte aos níveis comprados. Poderá custar caro este erro, por isso, muitas das vezes ao vermos uma vela verde no meio da sessão julgando que agora é que é, não é.

Bem, agora com este fecho em mínimo, ou o touro cai ou então ainda temos tourada, mas a força e a esperança vai-se esgotando.

Tendência média/longa: no pêlo do final do rabo do touro, mas é touro. Lol

Tendência curta: bear

MUITA ATENÇÃO

Se entrarmos em bear market, o estudo de médias e quebra Ltd não dá em nada, muitas das vezes é altura de shortar quando pensamos que é para entrar.

TENDÊNCIA LONGA: BULL MARKET
TENDÊNCIA CURTA: BEAR MARKET

NOVAMENTE A CONSOLIDAR


Mais uma vez estamos a consolidar valores minimos, quando é assim geralmente a quebra é feita em alta, resta saber se os bull tem força para levar avante.

Os ursos, estes tem apresentado uma grande força e controlado em grande parte o mercado.

INDICADORES


Os três indicadores no curto prazo estão para já bear.

PARA JÁ.............


Os bulls querem mais uma vez entrarem no comando, mas as defesas dos ursos estão um pouco acima, assinalei a verde em quadrado as resistencia para já teriam que ser ultrapassadas essas barreiras para o comando voltar aos touros.
Estes, estão receosos, nota-se nesta parte da sessão que outrora que tudo parecia ser mais um minimo de uma onda e que permitiria até então entradas longas com resultados expressamente positivos, foram 1o correcções até agora e todos tiveram este resultado. Agora timidamente parece que a história é outra e os ursos nunca tiveram tão fortes como agora.

Tecnicamente como disse no vídeo ainda estamos em bull market se analisar a quebra de Low importante. Não esquecemos que não basta uns 4 pontos para considerar, na minha modesta opinião há que contar com 2% e com a confirmação de uma ou duas sessões a querer romper e aclamar o novo ciclo, o do bear market.
2% de 1037 aponta +- para os 1016. Considero que mesmo neste valor algo 100% não estava confirmado, mas tecnicamente pela analise deste factor, sim. Atenção, deve ser considerado em fecho e não em mínimo de sessão.

No vídeo falei da elevada % entre os máximos, eles foram 1220, depois 1175 e 1130, distando +-3,75% entre eles. Mas o que pode estar a mais é os 1175, foi devido á reacção daquele mínimo do dia, em que a bolsa quebrou uma elevada % num só dia. È uma pergunta, mas confesso que o devo considerar, pois se está lá não vou retirar, se assim for, bem, a diferença já bem modesta entre máximos e ai utilizando este facto o sinal não é bear.
Para mim, ainda considero a quebra do suporte a mais importante. Relembro que a partir do momento que entramos em bear, as ultimas desvalorizações entre o máximo bull e minimo bear foram +-54%, uma foi 50% e o ultimo 57%, se continuarmos ter este tipo desvalorização, ou seja, com uma média de 54% o target daria 600. Atenção, isto não é target e sim o estudo do que se vir acontecer o que aconteceu nos últimos dois temos esta média

No ultimo bull tivemos 100%, este foi de 80%, mas a grande diferença foi a duração, um durou 55 meses e este 15, quase 1/4 da duração. Mas calma, não estou a dizer que estamos bear, atenção, ainda estou bull como disse anteriormente, e se os ursos querem ficar á frente no médio prazo terão que quebrar os 1000, ai sim, estamos em bear market definitivamente.

No que toca ao dia de hoje, vamos ver como vai ser o fecho e nas próximas sessões seria importante, alias muito importante não aproximarmos novamente do mínimo, pois se formos lá os ursos vai tentar matar mais uma vez o touro e ai já não se forças vão aguentar

Para já, os ursos estão no controlo no curto prazo

SP500- A DUVIDA ...........

Esqueci-me de dizer outro aspecto importante que foi este ultima onda down já conta com 8,75%, muito acima da média

SP500- A DUVIDA ...........

29 de junho de 2010

FORÇA PORTUGAL

Vamos lá malta, está quase na hora.

PORTUGAL PORTUGAL

O BULL MARKET ESTÁ MAIS UMA VEZ A SER TESTADO

Caros leitores, mais uma vez o bull está sendo testado.

Será que aguenta?

SP- COMEÇA ESTAR EM SITIOS.............


Olá caros leitores, o SP500 começa a estar em sítios bastante interessantes, resta saber como pode reage em caso de chegar á linha azul. A Ltd a vermelho já com alguma confirmação deverá ser importante pois a sua quebra, faz com que os bulls começam mais uma vez no comando dos mercados.

Os bulls tem assumido mas com pouca força, já hoje pela madrugada, os cfd quebraram o tal possivel canal na sua parte inferior, fazendo novamente os bears assumirem o controlo.

Os bulls se querem continuar á frente dos mercados tem que atacar com convicção, coisa que não tem feito, pega no comando mas depois retrai-se e assim perdem o controlo.

Mas chamo atenção que a médio prazo os bulls ainda prevalecem, enquanto não quebrar o suporte, continuamos em bull market tecnicamente

28 de junho de 2010

SP500- ANALISE DE CURTO PRAZO


Talvez tenha iniciado a possivel swing traçada pela seta roxa. Podemos ver a consolidação ascendente dos últimos 3 mínimos e pelos últimos 3 máximos. Estes três dão a origem a dois canais, o canal azul e o verde.

No time 4 horas, time com maior eficácia, o sinal foi dado de compra nos 1077-1079 com o cruzamento das médias e com a colocação do Psar no sentido positivo. È de referir que este sinal de compra foi dado utilizando o critério, se m5>m10 with Psar +.

SINAL DE COMPRA

Utilizando um estudo recente o sinal de compra foi dado nos 1077-1079 no SP500

futuramente vou introduzir neste blog este estudo

SP500- CONTINUAÇÃO.........


Neste fim de semana alertei pelo facto que as compras deveriam ser úteis pois levava-me a crer que essas mesmas posições deverão ser fechadas com lucro.

Ainda é cedo para adiantar qualquer coisa, mas após a quebra do canal os bulls começaram a comandar novamente nos mercados, e a agora são mais a resistência estáticas que aquelas variáveis formadas por linhas descendentes. Ainda consigo encontrar uma, embora não tenha grande peso pois ainda carece de confirmação e é muito recente o 2 toque, como tal embora tenha desenhado não vou considerar um grande obstáculo. No entanto já foi lá e não consegui quebrar até agora, foram poucas as tentativas, embora parece alguma velas são todas continuas o que mais uma vez não dou tal importância, mas é sempre uma resistência.

Nota: ainda existe uma Ltd formada pelo grande máximo e o máximo da ultimo swing

ATENÇÃO- NASDAQ100 QUEBROU A LTD


Para já quebrou a Ltd, se o caminho é agora para cima ou não, na minha opinião acredito que sim

FORMAÇÃO DOS MINIMOS


Já tinha feito a analise este sábado na formação dos últimos mínimos. A linha a verde é a linha actual formada pelos mínimos min e min1, por enquanto ainda não foi quebrada.

SP500- ESTUDO DAS CORRECÇÕES EM PERIODOS BULL MARKET


Olá caros leitores, como é sabido pelo menos por alguns, sou um grande fã no que toca a diversos estudos sobre este indice.

Hoje irei colocar o estudo com base do Bull Market 2003-2007 e a diferença temporal entre os vários máximos entre os movimentos secundários.

Fica então, o valor médio e o máximo durante esse período, foram utilizados para esta amostra 21 correcções seguidas das respectivas valorizações.
Aquelas datas são a data dos máximos em relação á média e a amostra máxima temporal ocorridas em 2003-2007.

Relembro que como é óbvio que o objectivo não é acertar nas datas mas sim tentar-mos ter uma ideia em relação á distancia entre máximos
Rectificação: onde se lê no gráfico 24 Janeiro de 2010 é 24 de Janeiro de 2011

DAYTRADE-SP500


Como tem sido hábito vou deixar os dois suportes e as duas resistências para o dia de hoje.

Nota: Vermelho- resistências
Verde: suportes

A partir de hoje vou tentar usar as mesmas cores, portanto o vermelho são as resistências e o verde os suportes

SP500- ANALISE CURTO PRAZO


Analisando o cfd do índice estes dois indicadores estavam negativos desde da correcção iniciada a a partir dos 1130. Na sessão de sexta feira após a quebra do canal e devido á ligeira recuperação do índice, estes dois indicadores ficaram positivos.

No gráfico deixei as resistências dadas pelo fib.