14 de setembro de 2010

SP500-RELATÓRIO 14-9-2010



" CONSOLIDAÇÃO, SERÁ O INICIO?"

Boas noites a todos vós. Hoje vou fazer um pequeno resumo da minha visão:

Tal como tenho tido ultimamente cada ponto uma vitória mas para ganhar este campeonato os touros terão que somar mais uns pontos, um pouco acima dos 1130. Mas em termos gerais se este valor for ou não quebrado os ursos é que dominam a tendência principal e até podiamos ir aos 1160-1170 que não alterava em nada do que estou a dizer a não ser daqui a uns tempos, mas agora em termos gerais e movimento dominante seria preciso ir alem desse valor para voltarmos acreditar que estamos de novo em bull market e mesmo assim tal como eu exige a quebra os 1000 para dizer bear exigiria a quebra dos 1230 para o inverso.

Muitos deverão já estarem a perguntar mas porque raio eu não dou uma certeza em termos gerais? Pois é complicado e até posso estar aqui hoje, amanha e muitos depois de amanha a dizer o mesmo enquanto ficarmos nestes valores, e uma coisa têm que ter em mente, eu estou a falar da tendência principal e essa meus caros amigos muda ás vezes de anos em anos, não estamos a falar de swing que dura dias mas sim de um swing que pode durar bons anos, como tal existe uma margem de manobra muito maior. Quanto maior o prazo maior intervalo de erro ele terá.

Hoje a sessão não foi muito diferente daquela que estava á espera, uma guerra entre touros e ursos e para já nesta zona não há vencedores. Mas cada vez mais, ficarmos aqui nesta zona, maior a probabilidade de haver uma inversão pois será um esgotamento da força bull e neste caso a consolidação dará a origem a uma distribuição que significa queda.

Calma, não estou a dizer que vamos cair, tenham calma. Mas se olhar para o lado fundamental o que me levará a pensar?
Façam lá essa pergunta a vocês................pois se utilizar o critério que a economia está a desacelerar pelo menos no indicador do índice do consumo onde tem um grande peso no pib, assim seria de esperar é que o Pib irá mais uma vez descer, ora então razões fundamentais não existe para irmos a máximos a não ser que começasse as coisas a melhorar, mas não é um grande estudo esse indicador do índice pois existe há pouco tempo mas desde da sua criação sempre anteviu os movimentos do SP com um desfasamento de alguns meses, significa então que até podíamos ter o valor mínimo daqui uns meses que a relação entre indicador índice e SP estaria até então sempre correcta.

Mas eu também sou daqueles que acredita que os movimentos actuais já alguns incorporam estes cenários e então a queda dos 1220 até aos 1106 poderia ser de facto a essa redução que temos visto do Pib.

Analisando o SP500 tecnicamente os indicadores estão bons de saúde no gráfico diário em times mais curtos, permanecem do lado bull tambem o indice tem tido um bom comportamento e ainda hoje fez um máximo do swing.

Em relação ao fecho, mas não vou por ai, vou já falando dos futuros, estes é que pronunciam uma redução da força bull e já me parecem que devem estar agora a rondar os 1117. Não podemos esquecer que temos um gap para fechar.

Agora vou procurar tentar ver esta reacção que parece importante, se vier fechar o gap se os touros terão força para fazer um novo máximo e ir testar a resistência que muitos desejam vir a ser testada, mas como não espero facilidades para os touros posse ver isto difícil de se conseguir, aquando um gap up podendo ir logo testar esse valor, timidamente nota-se que não quer ir e faz-me lembrar o inverso do que aconteceu entre ursos e touros aquando fomos ao suporte tão importante como esta resistência, falo dos 1040

Nymo está bom, embora hoje tenha descido e o MACH está a consolidar mas permanece do lado bull, embora seja sempre um sinal menos bom para os touros.

Abraço, bull

Sem comentários:

Enviar um comentário