4 de setembro de 2010

NOVIDADES NESTE BLOG

Nós estamos a pensar em colocar algumas ferramentas que poderiam melhorar o blog, tais como:

  • Tv cnbc online, a mesma só entrava em on quando o leitor carregasse na tecla on
  • um fórum
Gostava também saber a vossa opinião para saber o que vocês gostavam que esse blog tivesse que fosse útil para vocês. Como tal agradecia que deixassem o vosso comentário se tiverem algo que possam dizer de modo a melhorar este espaço.

Já no dia de hoje foi colocado uma calculadora para o calculo dos pivot, bastante util para os investidores daytrade e de curto prazo e um widget sobre cotações com uma apresentação mais moderna

abraço, bull

SER SEGUIDOR DESTE BLOG

Como devem ter visto existe na barra lateral uma sessão para ser seguidor deste blog. É gratuito e para ser seguidor basta ter uma conta de email da google.
As vantagens são muitas. Para já temos algumas vantagens, tais como:

  • Um seguidor poderá pedir ao blog uma analise de uma determinada acção
  • Será ajudado em caso de dúvidas
  • Poderá receber as feeds de todos os post aqui colocados
Futuramente os seguidores terão mais vantagens face aos leitores normais.

Abraço, bull

APRENDER A GANHAR NA BOLSA- DAYTRADE

De acordo com a sondagem coloquei dois vídeos sobre o daytrade




FERRAMENTA NOVA NO BLOGUE-DAYTRADE

Introduzimos uma nova ferramenta bastante útil para os investidores. Chama-se calculadora para daytrade- pivot.
Apesar estar escrito daytrade esta ferramenta é bastante útil independentemente de o investidor ser ou não um Daytrade.

Está situado na barra lateral do blog abaixo do nosso chat

Se alguém tiver alguma dúvida de como funciona a calculadora é favor de deixarem as mesmas no comentário deste post ou no nosso chat

abraço, bull

INDICE DE CONSUMO


O índice de consumo voltou a descer mais uma semana e começa aproximar do minimo de 2008. A duração da contracção de 2010 já está quase semelhante á de 2008. Este é um indice que tenho seguido de perto e que tem mostrado uma boa correlação com o SP500 antecipando os movimentos principais.

CONSUMO-INDICE

O "Grande Recessão"Que começou em 2008, teve muitas nuances , algumas das quais só podem ser vistas nos dados com maior resolução do que o previsto pela BEA ou NBER . Nosso perfil do dia- a-dia da demanda do consumidor nos ajuda a compreender fatos geradores ao mesmo tempo, deixando claro que muitas mudanças recentes no comportamento do consumidor começaram a se arrastar - tanto quanto a própria recessão parece ter feito.

Temos relatado anteriormente que a demanda do consumidor para apreciação durável bens está agora a níveis de recessão após o início de contrato com base no ano -sobre-ano em 15 de janeiro de 2010. Na superfície isto indicaria um " duplo mergulho " na sequência da recessão económica evento de 2008 . Podemos ter , inadvertidamente, promoveu o " mergulho duplo aspecto " de 2010 a contração por vezes representar os dois eventos sobrepostos uns sobre os outros no nosso " Contração ver gráfico "- como se fossem episódios independentes:

Chart
(Clique no gráfico para completa resolução)

Mas até mesmo um observador casual não é algo preocupante no gráfico acima , especialmente se nós fomos informados de que a recessão "Grande "foi um acontecimento único na vida , uma vez que os montantes exigidos em uma vida de novo dívida pública para corrigir. Claramente , a contração 2010 já aparece bem no caminho para igual ou superior a recessão " grande " em termos de gravidade , apesar dessas correções ".

Até o final de agosto, a contração 2010 teve fora durou a recessão " grande " de duração, e foi contratante em uma taxa que podemos esperar para ver apenas uma vez em cada 15 anos. Mas é altamente improvável que duas contrações totalmente independente deste grave aconteceria apenas dois anos de diferença - assim como a recessão de 1937 , geralmente não é pensado para ser apenas uma outra recessão severa espaçadas , mas sim no contexto apropriado.

Talvez tenhamos de dar uma olhada em nossos gráficos de longo prazo , incluindo nossos 48 meses de dados Weighted Composite Index ( uma base nominal do índice 100 em 100 = zero líquido mudança de ano -sobre-ano ):

Chart

A partir desta perspectiva , podemos razoavelmente perguntar se o galo para cima, que atingiu um pico no dia de 2009 12 de agosto é um "Grande Recovery " ou apenas um estímulo abastecido de anomalia dentro de um abrandamento económico a longo prazo . Se este último for verdadeira, então a forma da contração de 2010, o nosso " Contração ver gráfico " faz mais sentido , poderíamos estar vendo agora como o evento de 2008 que evoluíram sem doses generosas de estímulo de curto prazo dos consumidores em 2009 (por exemplo, " Dinheiro para Clunkers "e do Crédito Tributários Federais de Habitação ).

Nossos dados também indicam que a recessão "Grande" desdobrado para os consumidores de forma diferente National Bureau of Economic Research ( NBER ) pode fazer crer. O NBER é considerada o marcador oficial de recessão , e têm data de início da recessão "Grande" a dezembro de 2007 . Embora seja verdade que a demanda do consumidor ( medida pelo nosso crescimento diário Index) atingiu antes desse mês ( 28 de julho de 2007 para ser exato) , vemos que no mês de dezembro de 2007 foi a procura dos consumidores continua a crescer de ano para ano , por mais de 1% - um crescimento lento , talvez, mas dificilmente uma recessão. De fato, em 13 de dezembro de 2007 alguns sectores da demanda do consumidor foram quase vertiginoso no seu crescimento : habitação continua a crescer a uma taxa de 12,8% ano -sobre-ano , enquanto o nosso índice de cadeia de lojas de departamento estava acima de dois dígitos . Os consumidores ainda não foram claramente em qualquer funk importantes.

Até 26 de maio de 2008 - quase dois trimestres após o NBER afirma que já estavam em recessão - a procura dos consumidores por bens duráveis discricionário , finalmente, caiu no ano -sobre-ano contração net. Por essa época o clima do consumidor mudou : o petróleo bruto foi superando os US $ 130 por barril e do colapso do Bear Stearns estava no noticiário noturno . Além disso, em os E.U. as primárias presidenciais estavam em pleno funcionamento , trazendo com eles a incerteza política sem precedentes. Quando chegar a hora de mudança de comportamento do consumidor é mais bem compreendido , os eventos desencadeantes podem ser mais facilmente identificado. Até maio de 2008 os consumidores tinham boas razões para ser cauteloso sobre caros despesas discricionárias - razões que simplesmente não existiam seis meses antes.

Da mesma forma, o menores níveis de procura dos consumidores que já registrado ocorreu em 5 de novembro de 2008 , enquanto toda a nação refletiu sobre os resultados das eleições do dia anterior . Isso foi seguido por uma recuperação na demanda biológica que levou a economia de consumo em todo o crescimento líquido no início de Janeiro de 2009, muito antes de qualquer grande estímulo fiscal atingiu as ruas. O clima do consumidor mais uma vez mudou : o petróleo foi de US $ 33 por barril e que a eleição foi atrás de nós. Novamente, dados de alta resolução pode ajudar a resolver a causa e efeito , fazendo com que as respostas políticas mais oportunas e específicas.

Os ciclos econômicos são complexos e económica relações de causa-efeito pode ser freqüentemente ambíguos. Em maio de 2008 o desemprego ainda era apenas 5,4% , ea recessão que acompanhou a demanda do consumidor precedido e plausível causou pelo menos uma parcela do aumento do desemprego subsequente . Agora, dois anos mais tarde, a relação causa-efeito foi pelo menos confuso e provavelmente capotou : por um lado, temos observado altos níveis de desemprego que persiste em todo o artificialmente estimulado " brotos verdes " , enquanto por outro lado , vemos em nossa dados diários que concerne o aumento do desemprego correlacionam inversamente com o abandono demanda global por bens duráveis discricionário . Infelizmente, isso significa que o desemprego manteve-se pegajoso no rosto de estímulos positivos , enquanto a demanda de consumo discricionário é livre para flutuar para baixo sobre as más notícias ou o aumento da incerteza .

Contrariamente ao que o cronograma sugerido pelo NBER , nossos dados sugerem fortemente que a parcela dos consumidores da recessão não começou a ser sobre a habitação ou balanços danificados consumidor. Mas é agora. Tem evoluído bem , ea versão do consumidor médio diário de uma recessão pode parecer algo como isto:
► dezembro de 2007: Passar um pouco mais do que no ano passado, bagunça sub -prime é problema de outra pessoa
► Maio de 2008 : Gás maneira os preços para cima , a crise bancária na notícia - talvez nós precisamos ser um pouco cauteloso
► agosto de 2008: Convenção Nacional Democrata diz que as coisas realmente estão ficando diferente desta vez , talvez mais cautela se justifica
► Novembro de 2008 : Bom , a eleição acabou, e os preços do gás para baixo - as coisas estão ficando normal novamente
► Março de 2009 : O 401K pode estar sofrendo, mas pelo menos temos a casa para se aposentar
► Junho de 2009 : os números do desemprego não parece bom , mas esses geralmente começam a voltar para baixo
► Agosto de 2009 : Um monte de casas vagas no bairro , vamos repensar o financiamento da aposentadoria
► Janeiro de 2010 : Desemprego está a piorar , vamos quitar nossos cartões de crédito
► Maio de 2010 : pode haver uma recuperação em curso em outro lugar, mas certamente não é aqui
► agosto de 2010 : Política estão ficando feia de novo , as coisas não estão a melhorar em breve

Provavelmente não tenha havido duas recessões separados em três anos, apenas um que tem evoluído de forma significativa. Mas se este é realmente um mergulho "duplo" de recessão , em seguida, nossos dados indicam que a recessão "Grandes "de 2008 foi apenas o precursor , e não o evento principal. É este mergulho atual que deve ser realmente preocupado , a atual contração da demanda dos consumidores é sobre as mudanças estruturais no comportamento dos consumidores , ao passo que o mergulho "primeira" era de cerca de curto prazo, perda de confiança dos consumidores.

Esta recessão tem sido complexo e em constante evolução de formas que os decisores políticos não foram capazes de compreender através de suas lentes de baixa resolução. Como consequência as respectivas respostas políticas têm sido equivocada, ineficiente e perdulário . O Federal Reserve pode ser capaz de salvar o sistema bancário , por ser o "emprestador de última instância " , mas é impotente para mudar , talvez a única coisa que John Maynard Keynes tem direito - e que ele descaracterizado como um " paradoxo da poupança "- como mais de 100 milhões de lares E.U. tornar econômica " canhões à solta " , agindo exclusivamente em seus próprios interesses em 100 milhões de maneiras diferentes.

No Insituto do consumidor M. que medem as mudanças no dia-a - dia na apreciação transacções de bens duráveis do consumidor compras na Internet . Nós realmente acreditamos que a economia real em que vive "Main Street "Os consumidores são ( figurativamente e / ou literalmente) clicando em " Adicionar ao carrinho "não , onde as fábricas pesquisadas a BEA servilmente seguir o exemplo do consumidor.


fonte: diversos net


Nota: texto traduzido para Português, para uma melhor tradução voltar a traduzir para Inglês

3 de setembro de 2010

SP500- RELATÓRIO 3-9-2010


"OS 1100 JÁ FORAM, A CAMINHO DA LTD"

Olá a todos. Um fecho de semana em verde e em máximo do movimento. Hoje não vou escrever muito, pois fazer um relatório todos os dias há ás vezes pouco para acrescentar. Está tudo bull, indicadores, força, etc.

Para já analisando o SP500, este quebrou em fecho os 1100, tendo agora pela frente a Ltd. Eu sei que uma Ltd deverá ter no mínimo 3 toques, e quantos mais toques ele tiver mais importante é, mas quando uma Ltd, ou uma Linha de formação primária, ou outro nome qualquer, até podia chamar linha mestra como chamo na ligação do inicio do bull com o mínimo principal. Quando inventar um nome bonito, eu direi, mas o que eu quero dizer é que independentemente de ter ou não 2 toques não deixa se ser importante, pois é formada por máximos importantes, reparem que um deles é o máximo maior e outro é dado pelo um máximo de inversão. Ora como tal a sua importância é grande.

Rege a história que é normal o índice encontrar as primeiras dificuldades nessa linha, não quero dizer que não quebra, atenção, o que quero dizer é que é bem possivel encontrar as primeiras dificuldades. Para já, quem abriu posições longas, falo dos traders grandes já se posicionou, é lógico que há sempre compradores, há uns que só estão dispostos a entrar nestes valores porque o movimento é mais convincente. Eu diria que os melhores negócios mas de uma forma mais segura foram feitos com a quebra dos 1064.

Hoje apercebi-me que os ursos começaram a atacar, aproveitando os maus dados das 15, onde o índice aliviou quase 1% mas os touros estão bem fortes e quando é assim, não há como fazer para inverter este movimento forte, para já.

Segunda é feriado no outro lado. Para a semana vamos ver como se vai portar e ver se a força continua, e tem mesmo que continuar, pois a partir de agora entramos numa zona resistente importante. Não irei falar de um valor redondo mas sim de uma zona que vai desde do fecho de hoje até aos 1130.

Por hoje está tudo e bom fim de semana

Abraço, Bull

Money Management

Na continuidade do artigo Como Jogar na Bolsa, vou hoje abordar o tema ao qual eu dei 50 % de peso em termos de importância. Decerto os investidores mais experientes devem ter facilmente percebido o porque deste peso, mas para quem se está a iniciar neste mundo, ou para quem não têm muita experiência por vezes torna-se complicado entender este conceito.

Vamos começar por um exemplo: Um qualquer investidor sabe que pode compra 5 cotadas, em 3 delas terá um prejuízo de 20%, e em outras duas terá um lucro de 50 %.

O investidor poderá fazer o seguinte comprar uma a uma as cotadas ou dividir o seu investimento pelas 5 cotadas ao mesmo tempo.

O investidor tem 5000 euros, e vamos ponderar que ele compra uma a uma. Na 1ª ganha 50%, na segunda Ganha 50%, e nas últimas 3 perde 20%, o resultado seria: 5760 euros

Agora vamos ponderar que ele perde 20% nas primeiras 3 vezes e ganha 50% nas últimas duas: 5760 euros

Agora se ele comprar 1000 euros de cada: 5400

Aparentemente o pior resultado é mesmo o que têm uma espécie de Money Management, ou seja o último caso. Então e se considerássemos agora 4 cotadas vão ganhar 100% e numa delas vai perder 100% (Imaginemos uma falência), neste caso qual seria a melhor opção, é obvio que a última, é aqui que entra o Money Management. A gestão de capital faz com que o investidor, possa investir mais um dia, ou seja, a primeira regra nos mercados financeiros é não perder dinheiro, e não ganhar muito dinheiro. Há algum tempo alguém me enviou um joguinho onde eu podia definir a quantidade de capital que eu investiria numa cotada, e sem saber nada sobre a mesma eu apenas sabia que em cada nível havia, um número de trades com lucro, um certo número com prejuízo, e as respectivas percentagens. Havia várias coisas interessantes, em que num dos níveis era ter poucos trades negativos mas com valores altos, outras em que o número de trades negativos era maior, apesar de a percentagem ser menor. Em suma obrigava a perceber o que é o Money Management e de que forma ele deve potenciar a conta de cada investidor. Sabem como se passava facilmente o jogo sem ir à falência, simples, nunca arriscava mais que 5 % do capital total, ou seja tinha 5000 euros na conta, comprava 250 euros da cotada e via os resultados. Numa situação mais próxima da realidade não podemos andar a comprar acções com 250 euros, e só se torna uma estratégia deste tipo com quantidades de capital mais elevado para que as comissões não comam a nossa conta. Contudo podemos colocar os nossos stops nessa zona dos 5%, ou seja em vez de comprar 20 cotadas onde podemos arriscar a que uma delas vá a falência com um menor peso da nossa conta, podemos comprar 5 (Não aconselho nunca menos que isto) com stops abaixo do valor de compra na ordem dos 5 %.

O Money Management é uma forma de contornar drawdowns que ponham em causa a nossa saúde mental e o valor da nossa conta, com o objectivo último de maximizar os resultados da mesma sem nunca correr o risco de falência. Se isto é aplicado às acções escusado será dizer a importância que isto tem em mercados onde a alavancagem é o prato do dia, nomeadamente o FOREX. Há quem pergunte o porque de apenas 5% dos investidores são vencedores no mercado cambial, na minha opinião não é porque eles acertam menos do que falham, mas sim porque têm na sua maioria péssimas estratégias de Money Management, ou nenhuma. Isto faz com que os resultados iniciais façam muitas vezes com que estes investidores percam uma grande percentagem ou mesmo todo o seu capital sem que estes cheguem a conhecer melhor o mundo onde estão a iniciar-se e onde a experiência começa a ter um papel importante. No mercado de acções, estes factos acontecem, mas como não é um mercado alavancado permite que o investidor dure mais tempo nos mercados, mas não tenham dúvidas que no longo prazo, sem uma estratégia de Money Management, os resultados ou serão negativos ou muito aquém do que seria de esperar, apesar de no inicio as coisas até poderem correr bem.

O Money Management, é uma excelente ajuda para outro dos pilares dos mercados financeiros “Cut the losses and let the profit run”, Estar certo 30% das vezes é mais que suficiente para ter bons resultados na Bolsa desde que se apliquem as correctas estratégias de Money Management. Aqui fica mais um artigo, espero que apreciem e deixem comentários, mesmo até dúvidas. Vou tentar esclarece-las se e quando puder.

 

Outros Artigos:

Como Jogar na Bolsa

Semapa (ELI:SEM)

Boa tarde, hoje vou analisar a Semapa, esta empresa está ligada a três ramos de negócio essencialmente: Cimento, Energias Renováveis, e pasta e papel.

SemapaPsi20

Quando comparamos a prestação da Semapa em relação ao índice Psi 20, não me parece que possamos concluir que existe um padrão, contudo desde o inicio de 2010, que a prestação da Semapa tem sido melhor que a do Psi20.

SEMAPlongoA

Do ponto de vista do longo Prazo, podemos ver que a cotada teve também o seu Bear Market, onde fez os seus mínimos na zona dos 5,70, de onde começou uma recuperação que ficou aquém das melhores recuperações do Psi20 neste Bull Market Cíclico.

SEMAPAcurto1

Do ponto de vista de curto/médio Prazo a tendência é claramente lateral, desde os máximos nos 8,50, que esta cotada tem estado dentro de um canal, onde tem oscilando entre a zona dos 7 euros e os 8 euros. Contudo temos que considerar uma LTA marcada a verde e que pode levar a cotada a quebrar a resistência.Neste momento a cotada está junto à sua resistência e com o momento a passar a negativo o que não me inspira confiança, e enquanto não quebrar os ditos extremos não mudarei a minha opinião de tendência lateral. Por outro lado podemos considerar a LTA que pode também servir de suporte, sitio onde se pode também entrar nesta cotada com um bom rácio de risco retorno.

Concluindo, não me parece uma boa altura nem para entrar, e nem para a ter em carteira. Eu esperaria por uma vinda ao suporte, ou para quem quer arriscar mais a LTA, ou para os mais conservadores a quebra da resistência.

INFORMAÇÕES UTEIS- DESEMPREGO/RECESSÕES


Este gráfico mostra a perda de empregos desde o início da recessão de emprego , em termos percentuais - desta vez alinhados na parte inferior da recessão (ambos de 1991 e 2001 foram retiradas apartamento no fundo , então a escolha foi um pouco arbitrária) .

A linha pontilhada mostra o impacto da contratação do Censo. Em Agosto, havia apenas 82 mil trabalhadores temporários Censo 2010 ainda está na folha de pagamento. O número de trabalhadores Censo continuará em declínio - e as diferenças ainda existentes entre as linhas contínuas e tracejadas vermelho desaparecerá em breve.

fonte: diversos, net

SP500- HORA 14H50 ESTAMOS............


O ditado diz" nunca metas á frente de uma grande onda que cais sempre de cabeça ".
Os 1100 foram quebrados na primeira meia hora, e então já temos um máximo superior ao outro em termos de movimento correctivo como tal este é um novo movimento, tal como suspeitava

Os dados das 13h30 ajudaram a quebrar essa fasquia, e agora temos pela frente a Ltd, essa para mim é outra tão importante como a dos 1100.

Só depois da quebra da Ltd é que começo a falar da resistência dos 1130, contudo não devemos esquecer que temos outras bem importantes, a média 100 que está nos 1106 e M200 nos 1115.
Portanto após a quebra dos 1100 existe uma grande zona de resistência, entre os 1106-1130.

Para já o SP500 ainda não mostrou qualquer quebra da força bull

abraço, bull

VIRUS MONEY- DIA 3 SETEMBRO 2010


Resolvi dar continuidade ao Virus money a pedido de um leitor.
Faço lembrar que muitas das vezes vocês podem deixar o vosso comentário, só com a vossa participação é que conseguimos melhorar a qualidade do blog e só lamento a fraca participação da vossa parte.
Para fazer um comentário não é necessário terem alguma conta, basta clicar no zona onde diz inserir comentário por baixo do post e depois ai colocam o vosso comentário. Poderão fazer de forma privada ou com o vosso nome.

COMO ESTÃO OS INDICADORES



Já havia algum tempo que não actualizava este post sobre os indicadores dos cfd do sp500 no time das 8h.
Fica então o resultado

SP500- RELATÓRIO 2-9-2010




" A CAMINHO DOS 1100"

Olá a todos. Hoje resolvi fazer um breve sumário pelo simples facto de em termos técnicos pouco mudou em relação ao dia de ontem. Se ontem estávamos com uma leitura bull, hoje mais ainda.
Segundo dia em fecho em máximo e bastou duas velas verdes para mudar um swing, agora a duvida que se coloca é se é um movimento de correcção ao anterior (bear) ou se é um movimento novo, e se for novo os 1100 deverão ser quebrados.

Hoje resolvi colocar uma visão geral do SP500 desde do inicio do bull de 2009. O que encontramos é uma Lta (linha mestra) formada á pouco tempo e que nesta correcção não foi quebrada em confirmação neste movimento bear, houve uma pequena quebra mas em confirmação não houve, como tal o mínimo principal é dado pelo 1010, e é com a quebra desse valor que podemos afirmar uma mudança de um ciclo e sempre em confirmação.
É engraçado como em duas sessões faz levantar a esperança, bastou duas sessões para aproximarmos quase dos 1100. Andamos nestes valores já lá vão 3 meses, o que mostra que devemos estar numa fase de lateralização, sim é uma cenário bastante aceitável. Em relação á big picture diria que podemos estar perante um empate mas analisando com maior rigor o índice tem vindo a decrescer, pois os máximos dos movimentos tem sido cada vez mais pequenos. Ora se voltarmos a cumprir a mesma regra, deveríamos ter agora um máximo inferior aos 1130.

No gráfico de longo prazo, existe outra resistência não menos importante que os 1100, eu até diria que até é mais importante, falo da Ltd, apesar de ter somente 2 toques a sua quebra dará um sinal bem bull para este movimento actual, é claro que logo a seguir vêm logo os 1130 e esse de facto é o mais importante.

Mas primeiro vamos pelo o que está mais próximo, não faz sentido a falar dos 1130 quando falta os 1100 e a Ltd, atenção que a Ltd está a dar para o dia de amanha 1107, mas como é uma Ltd esse valor diminui ao longo do tempo.

Em termos de indicadores, hoje resolvi colocar 3 no gráfico diário, e o momentum entrou no lado bull e os outros dois estão na fronteira, pois basta mais uma vela verde e cruzam-se. Uma coisa bastante importante é que quando estes indicadores ficam bull o índice ainda tem subido mais um pouco, falo em relação ao seu comportamento, ora o que deixa ainda margem de manobra para subida mais um pouco.
Para já ainda não fez nenhum sinal de alarme para os touros e prefiro deixar continuar o movimento e ver onde ele começa a ter as primeiras dificuldades, para já os 1084 (50% fib) foi quebrado sem qualquer receio. Confesso que estou curioso para ver como vai reagir perante os 1100 e a Ltd.

Agora só mesmo uma péssima noticia é que poderia dar tudo a perder sem antes haver pelo menos uma consolidação.

E nunca se esqueçam que remar a favor da corrente dá sempre melhores resultados

Abraço, bull

2 de setembro de 2010

REN (ELI:RENE)

A REN é uma empresa relativamente recente e está ligada a dois ramos de negócio, o transporte de energia em alta tensão, e o transporte de gás natural.

RENPSI

Como podem ver pelo gráfico acima, a REN tem tido de uma forma geral uma performance pior do que o índice, com a excepção mais visível pela altura do inicio do Bull Market cíclico. O que torna a acção um pouco desinteressante.

RENlongo

Do ponto de vista do longo Prazo, esta cotada desde que fez o seu mínimo nos 2.10 euros e subiu até aos 3.25 a acompanhar de uma forma geral o que o mercado fazia por esta altura. Tenho que referir que esta cotada foi das primeiras a dar sinais de força na referida altura, antecipando o que iria acontecer. Os dois valores acima tem sido os extremos absolutos desta cotada desde que tocou nestes valores tendo na minha opinião uma tendência lateral de longo prazo.

RENcurto

Se do ponto de vista do longo prazo esta cotada está desinteressante, o que dizer do curto/médio prazo, sendo que desde Maio que ela oscila dentro de um canal muito estreito, onde criou um suporte nos 2.52 euros, e uma resistência nos 2.69 euros, tornando qualquer estratégia de investimento de mais curto prazo inviável. A quebra de um destes valores apesar de ser um sinal quer Bulish, ou até mesmo Bearish, não justifica na minha opinião um investimento, devido ao rácio risco/retorno que seria muito baixo.

Concluindo, esta cotada está e é do meu ponto de vista desinteressante para o investimento em Bolsa. Digamos que é uma EDP mas numa versão ainda mais fraquinha, e que não incluiria a minha carteira a menos que o objectivo fosse o muito, muito longo prazo, especialmente pela sua falta de exposição internacional, e falta de valores alvos de possível especulação.

 

Outros Artigos:

EDP   Citigroup   PT

TABELA DESEMPREGO-

DATA DE SEGURO DESEMPREGO PARA PROGRAMAS DE ESTADO REGULAR


Avanço


Prior1
Semana que terminou em 28 de agosto 21 de agosto Mudança 14 de agosto Ano

As reivindicações da inicial (SA) 472,000 478,000 -6,000 504,000 568,000
As reivindicações da inicial (NSA) 378,511 384,911 -6,400 404,503 456,682
4 Wk Média Móvel (SA) 485,500 488,000 -2,500 483,500 566,750


Avanço


Prior1
Semana que terminou em 21 de agosto 14 de agosto Mudança 7 de agosto Ano

Ins. Desemprego (SA) 4,456,000 4,479,000 -23,000 4,515,000 6,111,000
Ins. Desemprego (NSA) 4,103,789 4,219,684 -115,895 4,289,548 5,622,401
4 Wk Média Móvel (SA) 4,485,250 4,513,750 -28,500 4,536,000 6,103,000

Ins. Desemprego Rate (SA)2 3.5% 3.5% 0.0 3.6% 4.6%
Ins. Taxa de Desemprego (NSA)2
3.2% 3.3% -0.1 3.4% 4.2%

Pedidos iniciais Arquivado em programas federais ( não corrigida )

Prior1
Semana que terminou em
21 de agosto
14 de agosto
Mudança
Ano

Federal Empregados 3,932 3,752 +180 1,527
Recentemente veteranos dispensados 2,719 2,757 -38 2,227

As pessoas que afirmam UI BENEFÍCIOS EM PROGRAMAS FEDERAIS ( não corrigida )





Prior1
Semana que terminou em
14 de agosto
7 de agosto
Mudança
Ano

Federal Empregados 24,792 24,041 +751 20,186
Recentemente veteranos dispensados 41,153 40,440 +713 30,163
Railroad aposentadoria Conselho 4,000 4,000 0 10,000
Extensão Benefícios 894,659 932,756 -38,097 801,275
EUC 20083 4,546,010 4,827,686 -281,676 3,081,750

NOTAS
SA - dados corrigidos de sazonalidade
NSA - Não dados corrigidos de sazonalidade
1 - Antes de ano é comparável os dados mais recentes.
2 - A maioria das semanas recentes usados abrangidos emprego de 126.763.245 como denominador.
3 - Os créditos EUC semanais incluem o primeiro , a atividade segundo, terceiro e quarto níveis.

INFORMAÇÕES UTEIS- DESEMPREGO Relatório Semanal

LEGAÇÕES DE SEGURO DESEMPREGO Relatório Semanal

Dados corrigidos de sazonalidade

Na semana que terminou em 28 de agosto , o valor adiantado para sazonalidade inicial créditos foi 472.000 , um decréscimo de 6000 a partir da semana anterior, revista valor de 478 mil . A quatro semanas , média móvel foi 485.500 , um decréscimo de 2500 em relação à média revisada da semana anterior de 488 mil .

O avanço dessazonalizados taxa de desemprego de segurado foi de 3,5 por cento na semana encerrada em 21 de agosto , inalterado em relação ao anterior taxa unrevised semana de 3,5 por cento.

O número de antecedência para sazonalidade seguro desemprego durante na semana encerrada em 21 de agosto era 4,456 milhões , um decréscimo de 23 mil a partir do anterior nível revisto semana de 4.479.000 . A quatro semanas , média móvel foi 4.485.250 , uma diminuição de 28.500 de média revisada da semana anterior , de 4.513.750 .

A média no acumulado do ano - fiscal de desemprego ajustada sazonalmente semanais segurado, que corresponde ao gatilho AWIU apropriado , foi 4.994.000 .

Unadjusted DATA

O número real de avanço reivindicações iniciais no âmbito de programas estaduais, não corrigidas, totalizaram 378.511 na semana encerrada em 28 de agosto , um decréscimo de 6400 a partir do anterior semana. Foram 456.682 pedidos iniciais na semana comparável em 2009.

O avanço taxa de desemprego não corrigida segurado foi de 3,2 por cento durante o semana que terminou em 21 de agosto , um decréscimo de 0,1 pontos percentuais em relação a semana anterior . O avanço unadjusted número de pessoas reivindicando benefícios UI em programas estaduais totalizaram 4.103.789 , uma redução de 115.895 da semana anterior. Um ano antes, a taxa foi de 4,2 por cento eo volume foi de 5.622.401 .

-Mais-

2

benefícios ampliados estavam disponíveis no Alabama , Alaska, Arizona, Califórnia , Colorado, Connecticut, Delaware , o Distrito de Columbia, Flórida, Geórgia , Idaho, Illinois , Indiana, Kansas, Kentucky , Maine , Massachusetts, Michigan , Minnesota, Missouri , Nevada, New Hampshire , Nova Jersey, Novo México , New York , North Carolina, Ohio , Oregon, Pensilvânia , Puerto Rico , Rhode Island , South Carolina, Tennessee , Texas, Virgínia , Washington, West Virginia e Wisconsin durante a semana que terminou em 14 de agosto .

Os pedidos de auxílio UI Federal pelo ex- empregados civis totalizaram 3.932 na semana encerrada em 21 de agosto , um aumento de 180 da semana anterior. Houve 2.719 pedidos iniciais por veteranos recém- lançadas , uma diminuição de 38 a partir da semana anterior.

Havia 24.792 ex- funcionários federais civis reivindicam benefícios UI na semana encerrada em 14 de agosto , um aumento de 751 da semana anterior . Recém- lançadas veteranos reivindicando benefícios totalizou 41.153 , um aumento de 713 da semana anterior.

Membros comunicaram 4.546.010 pessoas que reivindicam EUC ( desemprego de emergência Compensação) benefícios para a semana que terminou em 14 de agosto , um decréscimo de 281.676 da semana anterior. Havia 3.081.750 requerentes na semana comparável em 2009. créditos EUC semanais incluem o primeiro , a atividade segundo, terceiro e quarto níveis.

As maiores taxas de desemprego de segurado na semana que terminou em 14 agosto estava em Porto Rico ( 6,9 por cento) , Pensilvânia (4.8) , New Jersey ( 4.6) , Oregon (4.5) , Alaska ( 4.4), Califórnia (4.3) , Connecticut (4.3 ) , Nevada (4.1) , Rhode Island (4.1 ) e Wisconsin (4,0 ).

Os maiores aumentos nos pedidos iniciais para a semana que terminou em 21 de agosto estava em Florida ( 1906 ), Nevada ( 503 ) , Rio de Janeiro ( 297 ), Maryland (+250 ) e Nova York ( 247 ), enquanto a maior reduções foram na Califórnia ( -5.983 ) , Ohio ( -1.649 ), Michigan ( -1.559 ), Wisconsin ( -1.406 ) e Oregon ( -1.356 ).


Fonte: diversos, texto traduzido para Português

SP500 E MACD


Neste indicador no gráfico diário está prestes a dar o sinal bull, se assim fosse seria a terceira vez que daria desde do ultimo máximo. Se repararem o índice ainda subiu após ser dado o sinal

SP500- HORA 18H00 ESTAMOS.........


Hoje foi impossível publicar este artigo antes.
Após o belo fecho de ontem, era de esperar que hoje as coisas fossem mais mornas mas positivas à mesma. Pois as entradas por parte dos grandes traders foram feitas no dia de ontem. Hoje ainda se entra como é óbvio mas com menor força, é normal, a não ser que tivesse-mes perante um movimento forte e de grande confiança. Os mercados ainda estão com muitas dúvidas quanto á evolução da economia norte americana.
Para já aproximamos da tal resistência dada pelos 50% do retrace do fib, chegando mesmo a ser quebrada durante a sessão de hoje, mas faltará o fecho e em confirmação. Se vier a ser quebrada como tudo indica, ai sim, temos uma resistência importante e essa para mim é que tem maior peso tirando a do ultimo máximo (1130), falo dos 1100. Já antes o Max/2 foi dado por esse valor quando o índice reagiu contra o movimento bear. Essa sim é para mim a mais importante tirando a dos 1130. É claro que temos também as resistências dadas pela M200 e a M100.

Para já os touros continuam a dominar e o índice está perto do máximo a esta hora. Na leitura dos indicadores optei por colocar 2 indicadores onde o sinal bull já tinha sido dado antes como mostra assinalado no gráfico das 8h.

abraço, bull

SP500- RELATÓRIO 1-09-2010





" A MUDANÇA DO SWING "

Antes de começar qualquer analise, quero agradecer a todos os leitores mais uma vez. As audiências tem vindo a subir e hoje tivemos o segundo melhor dias de visitantes e de pageviews.

Bem, como estão a ver o titulo diz tudo. Eu já andava mais do lado positivo como puderam ver nas analises anteriores. O meu sentimento bull já rondava os 70% no dia de ontem por esta hora, ora com uma abertura forte e com os resultados ajudarem á subida tivemos um fecho em máximo, bem característico de uma mudança de swing, quando a mesma é feita com a quebra de resistências importantes.

Tivemos um aceleramento do Sp500 quando quebrou a resistência 1064 pelo efeito duplo, o fecho dos curtos e a entrada dos longos, originado um movimento muito rápido pelo efeito das entradas dessas mesmas ordens muitas vezes activadas por stop de saídas e de entradas.

Os investidores tem que saber ler os mercados e as leituras anteriores apontavam que o movimento de subida tinha mais probabilidade de acontecer do que o movimento de descida após a consolidação que tivemos. É lógico que depois do mercado fechar é sempre mais fácil de explicar mas que havia uma melhoria nos indicadores e uma redução da força bear, havia, e foi dito, só que nas minhas analises tambem gosto de referir que existe outra hipótese embora com menor probabilidade, mas o facto é que na bolsa existe sempre dois cenários, só que um tem maior probabilidade de acontecer que o outro.

Vamos a analise:

Analise técnica:
  • após a consolidação do mínimo 1040 o sp500 quebrou em confirmação as duas resistências e com volume aceitável, pois quebrar sem volume poderia ser um falso sinal.
  • Os indicadores no gráfico diário melhoraram mas ainda permanecem alguns no lado bear o que dá ainda margem de subida. O Rsl está no lado positivo, assim como o Rsi
  • O nymo entrou no lado bull, fechando nos 6. Este indicador é muito importante
  • Quebra das médias 5 e 10, apesar da 5 estar ainda abaixo da 10
  • O Psar virou positivo, este é outro grande indicador
  • Amanha temos pela frente a Média 50 e a resistência dada pelos 50 do fib e os 1100
Pontos positivos para os touros:
  • Quebra em confirmação das duas resistências
  • Fecho em máximo
  • alguns indicadores ficaram no lado positivo no gráfico diário
  • Os indicadores em times mais curtos já estão no lado bull, como o time das 8h em cash
  • Nymo e Psar ficaram bulls
  • Virus money está bull
Pontos positivos para os ursos:
  • A evolução do Pib está a favor deles

NEGOCIAÇÃO:

Para aqueles que entraram no SP500 com a quebra dos 1064 deverão colocar um stop de defesa dos lucros, pois mais vale um pássaro na mão do que dois a voar. Esse stop abaixo dos 1070 será bem colocado, pois se for colocado mais acima poderá ser fechado devido a volatilidade diária.

Outra coisa que um investidor tem que ter em mente é que muitas das vezes um swing não muda de um dia para outro, esse em média dura vários dias e muitas das vezes da-se a mudança após uma consolidação, como tal é bem provável que ainda vai subir mais e antes de descer ele consolidará, perdendo a força bull.

Para os daytrades não devem nunca investir contra um swing, do tipo tentar adivinhar onde vai ser o seu máximo, o daytrader deverá sim entrar longo quando este alivia um pouco, pois está a negociar a favor do swing o que aumenta a probabilidade do sucesso no trade.

Um swing valoriza muito mais que a valorização actual (1080-1040)

O investidor deverá saber mesmo que ocorre uma valorização como actual a tendência de médio prazo está neutral/ bear ainda, como tal a probabilidade deste máximo ser inferior ao ultimo é maior (1130).

Apesar desta subida nada muda na big picture, podemos estar perante uma lateralização, pois para já o cenário bear com a não quebra dos 1040 diminui

Abraço, bull e brevemente irei lançar dois vídeos

1 de setembro de 2010

Citigroup Inc

Boa noite, não é meu hábito analisar cotadas fora do índice PSI20, mas como um leitor pediu se havia a possibilidade de o fazer, e como estava com alguma disponibilidade porque não dar a minha opinião. Como todos sabem o Citigroup(c), foi um dos bancos que recebeu apoio do governo, e esteve na iminência de cair aquando da crise do SUBPRIME, contudo, aparentemente este banco têm se aguentado.

CITIGROUP, INClongo.

Do ponto de vista de longo Prazo, o banco teve uma descida vertiginosa durante o Bear Market e desde então têm se mantido dentro de uma zona delimitada palas linhas à cor-de-rosa e uma importante resistência na zona dos 5 dólares, tornando a acção de certa forma desinteressante a não ser para trades de mais curto prazo. Tenho que notar que o volume aumentou bastante desde que esta inicia esta lateralização, possível sinal de acumulação ou distribuição.

No que diz respeito ao curto/médio prazo esta cotada realizou uma reação à restência dos 5 dólares e desde então está a manter-se abaixo de uma possivel LTD. A quebra desta LTD levaria a cotada provavelmente para junto da resistência dos 5 dólares. Por sua vez a quebra do suporte dos 3,10 deixar-me-ia extremente Bearish.

 

CITIGROUP, INCcurto.

Como forma de conclusão, por ser uma empresa ligada à Banca com este historial em particular deixa-me muito com o pé atrás em relação a investir na mesma. Apesar da tendência ser lateral estamos a falar de oscilações de valor elevado interessantes a traders de médio prazo nomeadamente os swing traders. A minha opinião mudaria para bulish apenas com a quebra da zona dos 5 dólares em alta.

 

Outros Artigos:

PTC   PSI 20 01-09-2010

Portugal Telecom

A Portugal Telecom é uma empresa ligada às comunicações, sejam elas móveis ou fixas. O seu portfólio é bastante internacional, especialmente no Brasil, onde à pouco tempo vendeu uma forte participação, facto ao qual o mercado aparentemente reagiu bem.

 

PTCPSI

Quando comparamos esta cotada com a prestação do Psi 20, não têm havido um critério muito claro em relação à forma como ela se comporta aos movimentos do mesmo. Nos últimos anos porém esta cotada têm tido quase sempre uma performance pior do que a do PSI20, com uma excepção a partir de meados do ano 2010, onde a cotada têm se mostrado mais forte que o índice.

Do ponto de vista de longo prazo, esta cotada têm um movimento Bulish desde o inicio do Bull Market Cíclico, estando a lateralizar dentro daquele rectângulo nos últimos meses.

P.TELECOMlongo

Do ponto de vista do curto/médio prazo, as coisas estão bastantes interessantes, com a quebra da parte superior do referido rectângulo, a cotada deu um sinal muito Bulish, especialmente com o momentum a passar a positivo, este que já havia acontecido à algum tempo junto a um suporte. Neste momento existem duas possibilidades nesta cotada, uma correcção com nova vinda à resistência agora à servir como suporte dando na minha opinião uma excelente oportunidade de compra, ou por outro lado a continuação do movimento Bulish já iniciado nos últimos dias. Ficaria apreensivo se a cotada volta-se para dentro do rectângulo já referido acima.

 

P.TELECOMcurto

Concluindo, estou optimista nesta cotada, com uma especial atenção a uma vinda àquele suporte, onde provavelmente a incluiria na minha carteira.

 

Outros Artigos:

PSI 01-09-2010   Dax 01-09-2010

Psi 20 01-09-2010

Boa tarde, como podem ver pelo gráfico o índice fechou hoje acima da LTD, o que é um sinal Bulish. Com o momentum acima do 0 e o volume dos dois últimos dias, podemos mesmo vir a considerar o índice Bulish no médio prazo com um fecho acima dos 7500 pontos.

PSI 20 INDEX01092010

 

Outros Artigos:

Dax 01-09-2010   BCP 01-09-2010

Dax 01-09-2010

Como disse numa das análises de ontem estava a ponderar que um novo movimento Bulish estaria na iminência de acontecer, e devo dizer que gostaria de acertar mais vezes com esta precisão. No Dax podemos agora ver uma reacção muito forte ao suporte com uma excelente confirmação, quer em volume, quer em momentum, que está apenas por um fio para passar a verde. Estou optimista no índice, resta-nos esperar para ver como se comporta na próxima resistência.

DAX (PERFORMANCEINDEX)update01092010

Outros Artigos:

BCP 01-09-2010   Dax 30

BCP 01-09-2010

Boa tarde, esta cotada já foi também analisada aquando da análise à nossa banca, contudo eu diria que ela deu hoje um sinal de compra, isto porque aguentou no suporte, e nos últimos dias têm subido com aumento de volume e com o momentum a passar a positivo. Para os mais conservadores esperava pela quebra da LTD.

B.COM.PORTUGUESupdate01092010

 

Outros Artigos:

EDP   Cimpor Update   Análise à Banca

SP500- AS PRÓXIMAS RESISTENCIAS...


Já que tudo aponta para um novo movimento vou deixar as duas resistências mais importantes que temos pela frente.

Os 1084 dado pelo fib que será 50% de um retrace
Os 1100 dado pelo ultimo máximo de um movimento contrário

ADP: Sector Privado de Emprego diminui 10.000 em agosto

emprego no setor privado diminuiu em 10 mil entre julho e agosto em uma base ajustada sazonalmente , de acordo com as últimas ADP National Employment Report ® divulgado hoje. A variação estimada de emprego de junho para julho foi revisado ligeiramente para baixo , a partir do aumento anteriormente relatados de 42 mil a um aumento de 37.000.

O declínio no emprego privado em agosto confirma uma pausa na recuperação já evidente em outros dados econômicos .
...
Ao contrário da previsão de criação de emprego total a ser liberado na sexta-feira pelo Bureau of Labor Statistics (BLS ), figura hoje não incluem os efeitos de contratação federal - e agora disparo - para o Censo 2010.
Nota: A ADP é o emprego não-agrícola privado apenas (sem cargos no governo ).

O consenso foi de ADP mostrar um aumento de cerca de 20.000 empregos no setor privado em agosto, assim que este foi abaixo do consenso .

Os relatórios de BLS na sexta-feira , eo consenso é de uma redução de 90.000 postos de trabalho da folha de pagamento em agosto, em um ajuste sazonal (SA) de base, com a perda de cerca de 116 mil temporários Censo de 2010 postos de trabalho ( 26 mil ex- Census ).

fonte: diversos

INFORMAÇÕES UTEIS- PMI ISM


o PMI ISM subiu para 56,3 de 55,5 em julho ( eu vou ter mais tarde).

despesas de construção total diminuiu em julho.



Este gráfico mostra a despesa da construção privada residenciais e não residenciais desde 1993. Nota: dólares nominal , não corrigido monetariamente .

A partir do Censo : Julho 2010 Construção de $ 805,2 bilhões Taxa Anual
Os E.U. Census Bureau do Departamento de Comércio anunciou hoje que os gastos com construção em julho de 2010, foi estimada em uma taxa anual ajustada sazonalmente de 805.200.000 mil dólares , 1,0 por cento ( ± 1,4 %) * abaixo da estimativa revisada de junho 813.100 milhões dólares . A figura de Julho é 10,7 por cento (± 1,8%) abaixo da estimativa de julho de 2009 de $ 901.200.000.000 .
...
Os gastos com construção privada foi a uma taxa anual ajustada sazonalmente de 506,4 bilhões dólar , 0,8 por cento ( ± 1,3 %) * abaixo da estimativa revisada de junho 510.700 milhões dólares . construção residencial foi a uma taxa anual ajustada sazonalmente de 240,3 bilhões dólar americano em julho, 2,6 por cento (± 1,3%) abaixo da estimativa de junho revista $ 246700000000 . construção não residencial foi a uma taxa anual ajustada sazonalmente de 266,1 bilhões dólares em julho, 0,8 por cento (± 1,3%) * acima da estimativa de junho revisto de US $ 264.0billion .
a despesa da construção residencial privada, tornou -se novamente - depois de expirado o crédito fiscal - e do investimento residencial (RI) será um empecilho para a GDP Q3 . A "boa" notícia é a resistência global de RI será muito menor do que em 2006, 2007 e 2008.

fonte: Ris. Cal

SP500- 15H10 ESTAMOS..............


Eu diria que o swing mudou hoje mesmo.
Após a consolidação no qual tinha referido que podia ser uma acumulação provou-se ser verdade.
De facto ontem o meu sentimento bull tinha subido para os 65% e ás 2h00 coloquei um post reforçando ainda mais o meu sentimento. Na altura estava nos 70%

Só mesmo uns maus indicadores é que poderia meter tudo a perder, mas as vezes estes movimentos faz-me pensar que os investidores de peso e bem informados já previam os bons resultados. Bons, não é bem assim, diria melhor que o esperado, porque os indicadores apesar de saírem acima do esperado ainda estão com leituras fracas mas com leituras de produção e não de recessão.

Agora que no cash que era o mais importante ter quebrado as duas resistências, primeiro foi a Ltd e a segunda os 1064, eu estou convicto que o swing passou para bull.

Recebi um email perguntando sobre o virus money, de facto não o tenho colocado mas deverei o fazer para as próximas vezes. Este deu sinal de mudança do swing, o valor estava nos 1064.

Os indicadores como mostra no gráfico das 8h em cash estão alguns do lado bull, o momentum rompeu os 100, um sinal claro de bull.

Após as 15h no qual eu considero uma parte da sessão importante ficarei aguardar pelo fecho que é outra ainda mais importante, mas pelo o que estou a ver até agora fico positivo e espero termos um fecho bem verde, característica normal numa mudança de swing

SP500- CFD ÁS 2H30


Não é muito normal colocar um post a esta hora mas quando é necessário sinto-me na obrigação de o colocar.
No relatório do dia de hoje houve uma ligeira subida do meu sentimento bull, passando dos 60% para os 65%.
Mas, ao ver as primeiras 2 horas de negociação dos cfd do SP500, este meu sentimento passou para os 70%, pela simples razão de neste momento estar a quebrar mais uma vez a Ltd, acontece que já na outra vez foi em cfd e nunca aconteceu em cash. Talvez a segunda seja de vez, e para mim este pode ser um bom sinal para os touros, embora dei-a mais valor aos valores durante a sessão.

Na outra vez que quebrou, foi diferente, se repararem nesse dia (segunda ás 01h00), os cfd abriram em gap up, quebrando logo a ltd, só que depois foi sempre a descer até ao final da sessão da segunda feira.
Só essa pequena diferença pode fazer uma grande diferença, embora continuo a dizer que só mesmo o cash é que devemos ter uma leitura mais conclusiva, mas não deixa de ser um ponto positivo para os touros nesta duas horas em cfd.

O meu receio só são os dados com peso amanha que irão sair, e estes podem bem deitar tudo a perder

31 de agosto de 2010

SP500- RELATÓRIO 31-08-2010



"NEM ATA NEM DESATA- CAP. II"

Ora cá estou eu com a mesma duvida. Se ontem tinha duvidas, hoje tenho quase as mesmas.
De facto a sessão de hoje foi mais uma consolidação e quando é assim em norma o próximo movimento tende a ser rápido.
Quando a consolidação é feita em mínimos, que é o caso, podemos estar perante uma acumulação e se assim fosse o SP500 começaria com um movimento de subida. Mas, eu sei, tenho sempre um mas, mas o que é que vocês queriam neste mundo onde não há certezas, é claro que há sempre um mas. Mas também é verdade que poderia ser uma distribuição e o Sp500 ir continuando o seu movimento de descida.
É claro que estou a pender mais para a subida, já ontem o meu sentimento rondava os 60% para subida e 40% para descida. Para hoje subo 5% para a subida, ou seja, tenho um sentimento 65% de subida e 35% de descida.

Analise técnica:
O sp500 foi hoje espreitar o suporte em torno dos 1040 e para já reagiu muito bem para os touros. Temos suporte neste valor. Em caso de quebra, devemos ter um movimento rápido por dois factores: Os stop dos touros e as entradas dos ursos, pois eu diria que abaixo dos 1038 é bem provável que houvesse ataque por parte dos ursos levando o índice a acelerar para baixo pelo efeito duplo descrito atrás, o que é bastante comum na quebra de um suporte importante.
Temos indicadores a darem uma leitura melhor, por exemplo, no gráfico de 8h como está ilustrado o momentum apesar de estar na zona bear tem vindo a melhorar, eu até diria que neste time está a divergir o que muitas das vezes poderá ser entendido como um bom sinal.

Amanha temos novamente os duas resistências, os 1064 e a Ltd que deverá andar amanha em torno dos 1058.

Pontos positivos para os touros:
  • não quebrou o suporte 1040
  • ligeira melhoria nos indicadores, embora ainda estejam no lado negativo
  • Nymo (mc clellan) tem vindo a diminuir o seu valor, mas permanece igualmente no lado negativo
Pontos positivos para os ursos:
  • Para já os touros não conseguiram quebrar as resistências
  • Indicadores no lado negativo
  • Os Dados económicos estão no seu lado

Resumindo, de uma forma geral podemos dizer que temos um empate entre ambas as forças, mas eu diria que neste empate quem leva vantagem é os touros pelo simples facto de os ursos estarem no comando do movimento e não terem tido ainda a força para quebrar o suporte dos
1040

Notas: gráfico 8h em cash

EDP (ELI:EDP)

A energias de Portugal, é uma empresa com um portfólio internacional reduzido, uma vez que está essencialmente ligada a energia eléctrica, e apenas na Europa e no Brasil. A sua grande força está na península ibérica onde é um dos operadores de electricidade mais importante. Esta empresa tem também uma pequena componente ligada ao gás.

edppsi20

A sua performance em relação ao índice nos últimos 10 anos mostra que esta empresa e o índice têm uma relação de proximidade muito interessante, não soubéssemos nós que esta é uma das empresas mais conservadoras da nossa praça. O seu beta é próximo de 1, o que indica que quando o índice se move numa direcção a cotada normalmente reage da mesma forma em direcção e amplitude.

Do ponto de vista de longo prazo, desde que se iniciou este Bull Market cíclico que ela têm oscilado dentro daquela zona cinzenta, entre os 2.2 e os 3.20, o que me diz o que já esperava em relação a esta cotada, têm pouco interesse para quem têm por objectivo apanhar maiores variações. A sua variação desde os mínimos é de cerca de 40 %, o que apesar de ser um valor mais que interessante para o período de um ano, se formos comparar com outra cotadas deixa um pouco a desejar. Neste momento têm 4 zonas muito importantes a vigiar:

Resistências nos 2.50, 2.70, e os 3.20.

Suporte importante na zona dos 2.20.

EDPlongo

Do ponto de vista de curto/médio prazo a sua tendência é descendente, temos agora o aparecer de uma possível LTD (apenas 2 toques), contudo apesar de não haver nenhum suporte relevante na zona onde está parece que a cotada está novamente a ganhar momentum, o que permitia nas última duas vezes que isso aconteceu fazer trades de cerca de 8 e 5 %.

EDPcurto

Em forma de conclusão, esta cotada é do meu ponto de vista desinteressante, para quem têm estratégias inferiores ao médio prazo, devendo ser uma cotada a ter em carteiras mais conservadores, especialmente se sinais houverem de inicio de tendências altistas. A média de 50 dias pode ser um bom indicador nesse sentido.

 

Outros Artigos:

Cimpor Update 31082010   BPI  Altri

Cimpor Update 31082010

CIMPOR,SGPSUpdate31082010

Boa tarde, é caso para dizer palavras para que? Deu hoje a cimpor a confirmação clara do sinal de compra.

Outros Artigos:

BPI   Cimpor Update 29082010

Bpi

Em relação a análise que fiz da banca logo nos primórdios das minhas análises aqui no Blog, havia referido que o BPI era dos 3 o que apresentava melhor aspecto técnico, pois bem o BPI deu hoje na minha opinião o último sinal que era preciso para uma entrada do lado longo. O momentum passou a positivo com um ligeiro aumento de volume. A área do sp500 é do Bull contudo não queria deixar de referir que tal como se verifica no sp500, parece que existe uma forte possibilidade de termos um movimento altista a iniciar-se, isto porque os suportes estão a aguentar-se e o número de acções que estão junto a suportes, indica normalmente uma maior força compradora. Este ponto de vista fica claramente em cheque com a quebra dos tais ditos suportes. Outra coisa interessante é que já existem cotadas a dar os primeiros sinais de compra, e com o aumentar de cotadas a dar sinal, indica que podemos estar na iminência do tal movimento altista. No caso particular do BPI a verificar-se esta situação o primeiro objectivo será os 1.8.

 

BANCO BPIupdate31082010

Outros Artigos:

Análise à Banca   Altri

SP500- HORA 15H, ESTAMOS..........


O suporte dos 1040 aguentou-se e posso afirmar que começa a ter um grande peso este suporte.

A duvida que tinha ontem é a mesma de hoje, falei que é possivel fazermos um teste ao suporte e depois arrancarmos para cima, mas também disse que havia outro cenário e que as duvidas eram muitas. Portanto, desde que não seja quebrado esse suporte em torno dos 1040 tudo é possivel, e sendo assim, não dou vantagem nem aos touros nem aos ursos, pois também os touros tem que quebrar os 1064 se quiserem ficar no comando.

30 de agosto de 2010

SP500-RELATÓRIO 30-8-2010



"NEM ATA NEM DESATA"

Devem estar alguns a pensar, como eu, mas para onde ele irá? É certo que é uma pergunta com duas respostas, mas difícil de dar. Eu posso dar uma resposta para cada movimento que certamente fará sentido as duas respostas, como tal, é difícil apontar para uma só direcção.

A resposta que eu gostaria de dar, mas também confesso que é aquela que estou mais inclinada, é do lado bull, e porquê? Para já, notei alguma fraqueza por parte dos ursos em querer quebrar os 1040, foram lá mas depois perderam a força, fazendo um pequeno rebound até aos 1073 nos cfd, foram sempre uns 3,17% (1040-1073), só que mal os cfd abriram á 01h00, hora Portuguesa, foram deslizando até ao fecho em mínimo (1048). Ora um sinal claro que os touros também não tiveram força para quebrar as resistências (1064 e a Ltd).

A outra resposta que eu não gostaria de dar, mas confesso que é aquela que até faz algum sentido, é do lado bear, e porquê? Para já os touros abrindo em máximos nos cfd não conseguem fazer uma recuperação e foram fechar em mínimos. E quem é quem não diz que o rebound já terminou. Para já os indicadores no gráfico diário estão no lado deles.

Resumindo, esta sessão até pode fazer alguma confusão, como todas, uma mais que outras, mas fico com aquela sensação e "agora?". De facto olhando de uma forma geral, diria que existe um empate técnico, pois considero que nesta zona tudo é possivel, podemos perfeitamente irmos testar novamente os 1040 e ir para cima como quebrar e ir para baixo. Mas , há sempre uma mas, não era a primeira vez que o indice fazia tal coisa, que era, após um rebound voltaria abaixo para dar um impulso á subida. Ai, consideraria o ponto chave dois valores:
-Não quebrar os 1040 e quebrar os 1064, se em cash fazer isso, então é bem provável que o movimento bear tivesse acabado, se não continuaria.

Agora de uma forma simples, o meu sentimento está 60% para uma nova subida e 40% para uma nova descida, como podem ver, as minhas dúvidas são muitas.

Analise:
Os indicadores estão no lado negativo embora não tenham feito mínimos, ainda é cedo para dizer que estão a divergir.
O rebound foi pequeno, mas chegou aos 38 do fib nos cfd e 23 em cash.
O swing ainda está negativo
No gráfico diário os indicadores estão negativos
O Psar está negativo
Não quebrou as resistências
Abaixo das médias importantes
M5 inferior á de M10, sinal bear


Pontos positivos para os touros:
  • Ainda não quebrou o suporte dos 1040
  • Uma melhoria na leitura dos indicadores

Pontos positivos para os ursos:
  • Não quebrou nenhuma resistência
  • Fecho em mínimos
  • Psar do lado negativo
  • O índice de consumo que tende antecipar o Pib, está em mínimos, revelando que o Pib deverá descer ainda no 3 trimestre (utilizando a leitura actual)

Altri (ELI:ALTR)

A Altri a par de outras cotadas do Psi20, é uma acção que acho interessante, primeiro devido à sua volatilidade e em segundo devido à forma certinha com que dá sinais de compra e venda. Como devem saber esta cotada está essencialmente ligada à pasta de papel.

No que diz respeito à sua volatilidade, vamos compara-la ao psi20:

Altripsi20

Como podem ver esta cotada reage de forma exagerada quer aos movimentos de subida e de descida.

No que diz respeito ao longo prazo, esta cotada realizou o seu mínimo nos 1,58, realizando depois um interessante movimento ascendente, o que leva a manter a minha tendência de longo prazo Bulish. Atingiu o máximo nos 5,28, onde depois começou uma correcção que levou a cotada aos 3,6, onde criou uma zona de suporte. A cotada têm variado entre este suporte e uma linha de tendência descendente.

 

ALTRI SGPSlong

No curto/médio prazo, temos a cotada com uma tendência descendente ao longo da LTD. De momento esta encontra-se junto ao suporte, no que poderá ser uma boa oportunidade de compra desde que sejam colocados stops ligeiramente abaixo do dito suporte. A quebra do suporte levará a cotada para junto dos 2,54, na minha opinião próximo suporte de referência. A quebra da LTD deve levar a acção para os 4,47 numa primeira fase e posteriormente para os máximos do ano.

ALTRI SGPScurto

Concluindo, a cotada está na minha opinião a fazer um movimento de consolidação pelo menos enquanto não quebrar o dito suporte onde está actualmente. A quebra do suporte deixa-me Bearish nesta cotada. Quem quiser ser mais conservador, para entrar na acção deve esperar pela quebra da LTD.

 

Outros Artigos

Cimpor Update   Galp Update   Como jogar na Bolsa