25 de setembro de 2010

MANUNTENÇÃO DO BLOGUE

Com o objectivo de melhorar este espaço durante este fim de semana estamos em manuntenção.
Podem colocar o vosso comentário aqui neste tópico pois o nosso objectivo é agradar a todos vós e como tal é essencial a vossa opinião

Update EURUSD

Bom dia a todos, hoje vou dar a minha opinião sobre o par eurusd, como podem ver no gráfico abaixo, o par quebrou os máximos anteriores, seguido de reteste e teve novo avanço bulish, com muita força. A ajudar a isto temos os indicadores positivos e ainda o adx a dizer-nos que temos tendência. Quando alargamos um pouco mais o universo temporal damos de caras com mais um padrão técnico interessante, “cup with handle”, o quebrar da última resistência não só deu sinal pela quebra da mesma como activou esta figura com target entre os 1,46 e 1,48. Apesar da subida estar a ser forte de momento não encontro nenhuma razão para quem têm posições longas neste par as fechar.

 

EUR_USD Spot25092010

Concluindo, indicadores positivos, quebra da resistência e a activação deste padrão são tudo indicações bulish neste par.

 

Outros Artigos:

Update ao Sp500   Update Sonae&Cimpor

24 de setembro de 2010

Update Sp500

Boa noite, hoje tivemos um bom dia nos mercados financeiros, especialmente depois dos dados das 13:30. Como podem ver pelo gráfico do Sp500, o índice andava a lateralizar num padrão que referi no último artigo, e no inicio desta semana esboçou quebrar a resistência que o segurava neste canal. Após ter feito isto houve um reteste a resistência, agora suporte e hoje um avanço extraordinário que até que o mercado mostre o contrário indica que quebrou a dita resistência. Eu diria que o padrão foi quase perfeito. O momentum andava positivo há já algum tempo, Psar também. O adx no entanto que é o indicador de tendência, só passou a verde mais tarde, o curioso é que hoje, após um dia de intervalo no vermelho, voltou a dar sinal de tendência, o que me leva a dizer que esta vela pode ser apenas o inicio de um novo swing de alta, especialmente se quebrar a próxima resistência dos 1150 pontos.

S&P 500 INDEX24092010

O uso do adx, filtra muitos trades falsos especialmente se tivermos sem tendência, o uso do mesmo pode ser uma mais-valia na detecção de swings mais interessantes, e ajuda a ficar de fora em alturas de lateralização. È importante referir que o verde indica tendência e vermelho ausência da mesma sejam elas bulish ou bearish.

Concluindo, o Sp500 está na minha opinião a iniciar um novo swing de alta, com a quebra confirmada desta resistência.

 

Outros Artigos:

Update Sonae&Cimpor   Disciplina

NOVIDADE NO BLOG- COMENTÁRIOS

Caros colegas a partir de agora será utilizado um dos sistemas mais conhecidos se não o mais usual para colocarem os vossos comentários.
Tem muitas funções, nomeadamente comentar um comentário de alguém e colocarem se gostam ou não do mesmo e tem a possibilidade de recebem as notificações para o vosso email dos comentários, estando sempre a par do que se passa em relação aos comentários, funciona como um fórum.
Muitos dos blogues conhecidos utilizam essa plataforma e sempre que vocês comentam aqui ou em qualquer outro sitio que tenha esta formato o vosso nick aparecerá da forma que fizerem o vosso registo. Acreditam que este ao meu ver é o melhor sistema de comentação na net.
Podem igualmente colocarem se gostam ou não do tópico com uma simples clique no respectivo desenho
Deixei um desenho onde devem clicar para colocar o vosso comentário

CONSULTÓRIO

Caros colegas, este tópico já o tinha iniciado à uns tempos atrás e voltei a puxar para cima.
Trata-se de todos aqueles que estão neste meio e que gostavam que algumas questões fossem respondidas, do tipo dúvidas, opiniões e qualquer assunto sobre mercados.
Para fazerem as perguntas basta enviar um email para mim "saradaniel1956@gmail.com" ou com um comentário aqui neste tópico.
As perguntas não devem ser sobre uma acção especifica em termos do seu fundamental, mas sim em termos gerais e técnicos.
As respostas serão dadas em Vídeo

Aproveito este tópico para dizer que hoje não tenho possibilidade de fazer o relatório mas o meu colega Blak irá nos dar a sua analise do SP500, mais daqui um pouco e como tem sido hábito são sempre excelentes analises.

Abraço, Bull

Update Sonae&Cimpor

SONAE24092010

Boa tarde, hoje vou deixar aqui mais uma opinião. Como podem ver pelo gráfico acima. A Sonae, está hoje junto a um dos suportes mais importantes desta cotada, já por várias vezes ela reagiu em baixa e em alta a este suporte/resistência e com a proximidade dos mesmos parece-me neste caso uma boa oportunidade de compra. Contudo alguma precaução é necessária uma vez que os indicadores ainda não deram sinal de compra, contudo a importância desta zona leva-me a ser um pouco menos conservador que o habitual. Se a cotada se mover como esperado pode ser interessante usar a MM de 9 dias como trailing stop.

 

CIMPOR,SGPS24092010

Ontem tinha dito que a Cimpor se encontrava numa zona interessante de compra, ora com a ajuda do mercado, hoje o momentum cruzou para cima do 0, com aumento de volume. Como havia dito continua numa situação interessante de compra apesar do risk/reward estar mais baixo devido à subida de hoje.

Concluindo, temos a Sonae num bom ponto de entrada e a Cimpor a confirmar as considerações de ontem.

 

Outros Artigos:

Disciplina   Update Cimpor&Inapa

Disciplina

De forma a continuar os artigos relacionados com o que considero serem as características fundamentais para se ter sucesso nos mercados, surge a Disciplina. A disciplina deve estar intrínseca ao investidor desde o momento que analise a acção, passando pela compra e mantendo o plano previamente definido. Mas porque considero a disciplina tão importante, porque na minha opinião este é um dos factores que distingue melhor os jogadores dos investidores. O investidor deve abordar o mercado de forma sistemática, de forma a que as suas emoções humanas, não intervenham na sua forma de ler o mercado. Reparem neste exemplo: Um investidor estudou um sistema de trading com 60% de trades com lucro, desde que respeite uma estratégia simples. No dia de hoje foi dado o sinal de compra na cotada y, contudo após os dados na América, o sp500 começa a cair e vai aos 3%, a cotada y, apesar de não ter dado o sinal de saída, está a perder 3% também. O investidor começa a ficar nervoso, começa a ver se fez tudo correcto, analisa o gráfico do sp500, e à medida que se aproxima da hora de fecho sem grandes alterações resolve fechar a posição com base no seu instinto. (já vos deve ter acontecido algo parecido). Curiosamente, durante a noite registam-se subidas interessantes nos futuros, e por voltas das 08:00, já o sp500 recuperou 2% dos que havia perdido no dia anterior, e a nossa cotada y abre em gap up de 5%. O investidor pensa, mas porque não me mantive com o plano, ao longo do dia a cotada continua a subir e fecha a subir 8%. Este investidor pensa, já perdi a minha oportunidade, e a cotada sobe mais 20% em 5 dias. Pois é, esta história ou algo similar mais cedo ou mais tarde acontece a todos os investidores. Como evita-la, é simples basta seguir com disciplina o plano. Não sei já tiveram oportunidade de ler um autor que diz o seguinte: No mercado existem 4 tipos de resultados possíveis, pequenos e grandes prejuízos, pequenos e grandes lucros. Um bom sistema de trading seguido com uma disciplina exemplar, facilmente elimina os grandes prejuízos, e isso é mais que meio caminho para o sucesso do trader. Nos mercados, tal como no poker a paciência e a disciplina são muitas vezes a fronteira entre ganhar ou perder dinheiro. A disciplina deve acompanhar o trader mesmo quando ele sabe que vai ter prejuízo. Um outro autor dizia quando lhe perguntavam se o dia lhe tinha corrido bem: Sim correu. Este investidor disse sempre que corria bem independentemente de ter lucros ou prejuízo porque ele sabia que o seu sistema era lucrativo e mesmo que tivesse um prejuízo num dia qualquer, desde que ele tivesse a disciplina para seguir o plano, sabia que no longo prazo iria ter mais lucros que prejuízos. E aqui deixo mais uma nota, se algum investidor pensa que é possível estar neste mundo sem ter maus trades, está redondamente enganado. O truque é saber lidar com eles, porque não tenham dúvidas que maus trades todos têm, mais cedo ou mais tarde. Não existem planos infalíveis.

SINAIS A ACONTECER

  • Aproximamos da resistência dos 1150
  • Primeira correcção do swing, não foi inversão
  • M5/M10 está positivo
  • Cci está a voltar para acima dos 100
  • O psar continua ainda bull

COMPORTAMENTO DO SP500


Pretendo lançar este novo tópico que julgo ser muito importante a todos que investem na bolsa. Já há muito tempo que estudo os comportamento do SP500 e tenho as coisas tabeladas desde 2000, embora ainda não tenha por completo acabado, mas pouco falta.
Hoje vou só deixar as ultimas 5 valorizações mais importantes dadas por swing principais, como podem ver nestas 5 valorizações em média o índice consegui ultrapassar a barreira dos 8% mas a partir dos 11% as coisas começaram a complicar.
Nestes 5 swing pelo menos houve sempre uma valorização acima dos 8% mas nunca superior aos 17%, sendo os 17% uma das maiores valorizações ocorridas em períodos de bull market desde de 2000.
Começamos aproximar de uma valorização de 11%

SP- ANTES DA ABERTURA

Após os dados positivos das 13h30 os cfd do sp500 reagiu em alta e quebrou a Ltd de curtíssimo prazo e o valor dos 1130, que é um valor importante no médio prazo.

Em relação analise técnica eu fui bastante claro com os meus comentários anteriores, referi na altura quando cotávamos a  1145 que previa uma correcção e que a questão que se podia colocar era se podia ser uma correcção do swing actual ou de uma inversão e assim foi. Julgo que as minhas palavras foram correctas. Já ontem referi que para abertura de posições curtas não era sensato assim como o fecho de todas as posições longas, é que neste mundo à que ter cuidado com todos os trades seja eles de entradas novas como saídas e o mais sensato era estar quieto, no máximo uma redução de posições longas mas nunca fechar pois fui claro quando disse que o swing ainda estava no lado do touro, pois apesar dos indicadores estarem a divergir ainda muitos permanecem no lado bull.

Hoje é sexta e como tal temos o fim de semana à porta, o que faz com que muitos investidores levam a fechar as suas posições para ficarem sem elas durante o fim de semana mas como as coisas estão o mais provavel é o medo estar no lado dos ursos.
Mas também pode bem acontecer, face ter termos estado a negociar abaixo dos 1130 aumentar o nervosismo e os bulls face algumas duvidas levarem a fechar as suas posições com lucro.

Abraço, bull


COMPRAS E VENDAS- SINAIS

VIRUS MONEY- 24-09-2010

INDICADORES-SP500-ESTADO

SP500-RELATÓRIO-23-09-2010

Parece que o meu feeling teve sentido. Para já os indicadores que outrora estavam a divergir aquando o SP500 ia subindo, alguns esses entraram em na zona de fronteira. Reparem no Rsl, está mesmo a cruzar a linha para a zona bear. O nymo foi o primeiro a dar os sinais, já à dias que andava a divergir e ontem chamei atenção para o macd estar na zona de fronteira, hoje já esta na zona bear. Relembro que este indicador é um dos pesos pesados, embora por cá pouco se use.
Em relação ao dia de hoje, ainda continuo com a dúvida de isto é uma correcção do swing bull ou se é mesmo um novo swing. Afirmar agora não será muito sensato visto ainda estamos no primeiro patamar do Fib, como podem ver no gráfico.
O volume é que foi um pouco baixo, dando ideia que os ursos não atacaram em força e são muitos que ainda tem as posições longas, no entanto se vier mais abaixo poderá activar os stop dos touros e abertura de posições por parte dos ursos, originando um efeito duplo e aí será mais rápido a descida e com maior volume.

Pontos a favor dos Bulls
  • O swing ainda está bull
  • Existe ainda indicadores no gráfico diário que estão na zona bull
  • Volume fraco
  • Em termos macro-económicos tem vindo bons dados
  • Os bulls conseguiram virar o sentimento de médio prazo para neutral/bull com a quebra dos 1130
Pontos a favor dos bears
  • Nymo entrou na zona bear
  • Começam aparecer indicadores que entraram na zona bear no gráfico diário
  • A Ltd apresentada no gráfico 15 minutos não foi quebrada, já leva 4 toques
  • Fecho em minimo
  • A dada altura após os dados das 15h, reagiu positivamente, voltando para cima dos 1130 mas acabou abaixo desse valor
  • Quebra da Lta de curto prazo
  • Possibilidade de tomadas de mais valias
Resumo geral
  • O meu sentimento bull ao longo dos últimos dias tem vindo a diminuir, após a quebra da Lta e da não quebra da Ltd ajudou a reforçar esse mesmo sentimento. O Nymo tem tido bons sinais de antecipação e mais uma vez ajudou na leitura, embora só hoje tivesse entrado na zona bear.
  • Acredito que os bulls devem estar preparados para fecharem as suas posições para poderem voltar a comprar a preços mais baixos
  • Mas de uma forma geral acredito que não devemos em caso de novo swing quebrar os 1040, pelo menos é o meu sentimento agora, aquando das ultimas leituras
  • Mas chamo atenção que podemos estar só perante de uma correcção e não de uma inversão, por isso cuidado com as tomadas de posições curtas para já
 Abraço, Bull

23 de setembro de 2010

Update Cimpor&Inapa

CIMPOR,SGPS23092010

Como todos devem ter tido oportunidade de ver, eu disse quando cimpor quebrou a LTD, na altura considerei uma boa oportunidade de compra, neste momento mantenho essa ideia pelo menos enquanto não quebrar o suporte dos 4,20. No gráfico acima, a amarelo, está aquilo que considero uma pequena lateralização de curto prazo, onde a proximidade ao suporte como já referi pode ser mais uma vez uma boa oportunidade de entrar nesta cotada.

 

INAPA-INV.P.GESTAO23092010

A Inapa, havia dado um primeiro sinal de fraqueza, com a quebra dos 0,47, teve uma reacção em alta à qual se seguiu o inicio de uma tendência de baixa mais forte. Neste momento a empresa não só está com tendência negativa como está a ganhar força nessa tendência, como se pode ver pelo aumento de volume nas quedas, momentum negativo, e adx a passar a verde, o que normalmente coincide com a tendência a ganhar força. Estou muito pouco optimista nesta cotada.

Concluindo, a Cimpor está mais uma vez numa situação de compra interessante, já o oposto acontece com a Inapa.

 

Outros Artigos:

Update Dax&USDJPY   Update Psi20&Galp

SINAIS A ACONTECER

Estive a ver o gráfico de 5 minutos e ai consegue-se visualizar melhor esta possivel ltd já com 4 toques.

SINAIS A ACONTECER

Após o mau inicio do SP500 neste momento as coisas melhoram. Para já consegui ficar novamente acima do suporte dos 1130 e agora está a testar a Lta, que tem funcionado como suporte nas ultimas sessões.

Existing Home Sales Move - Up em agosto

As vendas de imóveis , subiu em Agosto na sequência de uma grande correcção , em julho, de acordo com a National Association of Realtors ®.
As vendas de casa1, Que são concluídas as operações que incluem uma única família , townhomes, condomínios e cooperativas, aumentou 7,6 por cento a uma taxa anual ajustada sazonalmente de 4,13 milhões em agosto, uma revisada 3,84 milhões em julho, mas mantêm-se 19,0 por cento abaixo dos 5,10 milhões Unidade de ritmo em agosto de 2009 .
Lawrence Yun, economista chefe do NAR , disse que as vendas home continuam parágrafo . "O mercado imobiliário está a tentar recuperar no seu próprio poder , sem o crédito fiscal de origem do comprador. Apesar das condições de acessibilidade muito atraente , uma recuperação do mercado imobiliário provavelmente será lenta e gradual por causa da prolongada incerteza econômica ", disse Yun .
De acordo com a Freddie Mac , o taxa de compromisso média nacional de 30 anos , convencional, hipoteca de taxa fixa caiu para uma baixa recorde 4,43 por cento em agosto, 4,56 por cento em julho , a taxa foi de 5,19 por cento em agosto de 2009.
Yun acrescentou, " os valores Home mostraram tendências de estabilização ao longo do ano passado, mesmo que a economia perdeu milhões de postos de trabalho , por causa da casa de estímulo fiscal de crédito do comprador . Agora que a economia está adicionando alguns postos de trabalho , o mercado imobiliário precisa de melhorar continuamente e, eventualmente, estar no seus próprios . "
O nacional preço interno existente mediana2 para todos os tipos de habitação foi 178.600 dólares em agosto, acima de 0.8 por cento um ano atrás. casas Aflitos3 subiu para 34 por cento das vendas em agosto de 32 por cento em julho , eram 31 por cento em agosto de 2009 .

texto traduzido para Português

ABERTURA- SP500- 15H00-ESTAMOS..............

Ora cá estamos de novo numa nova abertura e o meu feeling foi ao encontro do que se está a passar. Desconfiava de uma correcção e assim está acontecendo, levando até então uma desvalorização máxima de +-2,30%.
Em termos técnicos houve alguns sinais que foram dados em times mais curtos, vejamos o exemplo do gráfico das 4h em cash, o Rsl encontra-se na zona bear e a Lta foi quebrada juntamente com o suporte dos 1130 outrora grande resistência conhecida de todos.
Seria importante para os touros não ter quebrado esse suporte no entanto considero que será muito cedo para afirmar que estamos num novo swing, pois podemos estar perante uma correcção do swing bull. Para já ainda estamos no primeiro patamar do Fib.


Aquando da escrita deste post fui dar uma espreitadela do indice e deparo-me que já se encontra acima do suporte 1130, de facto é sempre positivo, mas será importante nesta fase aguentar acima dele. Os dados das 15h ajudaram um pouco. No gráfico das 4h o Psar já está negativo e está prestes a haver o cruzamento das duas médias (5 e 10), tudo isso são sinais negativos.
Apesar do time das 4h os indicadores estarem alguns a dar os seus sinais devemos ser prudentes pois o time mais analisado não é esse e sim o diário e esse permanece positivo os mesmos embora todos eles apresentam divergências o que é um mau sinal para os touros.

INFORMAÇÕES UTEIS- DESEMPREGO USA- SEMANAL

Na semana que terminou em 18 de setembro , o valor adiantado para sazonalidade inicial   créditos foi 465.000 , um aumento de 12 mil da semana anterior, revista   valor de 453 mil . A quatro semanas , média móvel foi 463.250 , um decréscimo de 3250   em relação à média revisada da semana anterior, de 466.500 .
O avanço dessazonalizados taxa de desemprego de segurado foi de 3,5 por cento   na semana encerrada em 11 de setembro, um decréscimo de 0,1 pontos percentuais em relação ao anterior   taxa revista semanal de 3,6 por cento.
O número de antecedência para sazonalidade seguro desemprego durante   na semana encerrada em 11 de setembro foi 4.489 mil , uma redução de 48 mil a partir do anterior   nível revisto semana de 4.537.000 . A quatro semanas , média móvel foi 4.519.500 ,   um aumento de 2.500 em relação à média revisada da semana anterior , de 4,517 milhões .

Unadjusted DATA
O número real de avanço reivindicações iniciais no âmbito de programas estaduais, não corrigidas, totalizaram 379.369 na semana encerrada em 18 de setembro , um aumento de 37.705 do anterior semana. Foram 437.543 pedidos iniciais na semana comparável em 2009. O avanço taxa de desemprego não corrigida segurado foi de 3,1 por cento durante o   semana que terminou em 11 de setembro , inalterados em relação à semana anterior .   O avanço unadjusted número de pessoas reivindicando benefícios UI em programas estaduais   totalizaram 3.891.808 , uma redução de 42.132 da semana anterior. Um ano antes,   a taxa foi de 3,9 por cento eo volume foi de 5.223.904 .

-Mais-

2
benefícios ampliados estavam disponíveis no Alabama , Alaska, Arizona, Califórnia , Colorado, Connecticut, Delaware , o Distrito de Columbia, Flórida, Geórgia , Idaho, Illinois , Indiana, Kansas, Kentucky , Maine , Massachusetts, Michigan , Minnesota, Missouri , Nevada, New Jersey, Novo México , New York , North Carolina, Ohio , Oregon, Pensilvânia , Puerto Rico , Rhode Island , South Carolina, Tennessee , Texas, Virgínia , Washington, West Virginia e Wisconsin durante a semana que terminou em 04 de setembro .
Os pedidos de auxílio UI Federal pelo ex- empregados civis totalizaram 3.918 na semana encerrada em 11 de setembro , um decréscimo de 1151 a partir da semana anterior. Houve 4.011 pedidos iniciais por veteranos recém- lançadas , uma diminuição de 265 da semana anterior.
Havia 26.904 ex- funcionários federais civis reivindicam benefícios UI na semana encerrada em 04 de setembro , um decréscimo de 9,329 da semana anterior . Recém- lançadas veteranos reivindicando benefícios totalizou 42.633 , um aumento de 537 da semana anterior.
Membros comunicaram 4.222.314 pessoas que reivindicam EUC ( desemprego de emergência Compensação) benefícios para a semana que terminou em 04 de setembro , um aumento de 113.785 da semana anterior. Havia 3.213.139 requerentes na semana comparável em 2009. créditos EUC semanais incluem o primeiro , a atividade segundo, terceiro e quarto níveis.
As maiores taxas de desemprego de segurado na semana que terminou em 04 de setembro estava em Porto Rico ( 6,2 por cento) , New Jersey ( 4.4) , Oregon (4.3) , Nevada (4.2) , Pensilvânia (4.2) , Alaska ( 4.0), Califórnia (3,9 ) , Connecticut (3.8) , Illinois (3.6) e Wisconsin (3,6 ).
Os maiores aumentos nos pedidos iniciais para a semana que terminou em 11 setembro estava em Florida ( 2755 ), Wisconsin ( 803 ) , Virginia ( 542 ) , Rio de Janeiro ( 357 ) e Kansas ( 231 ), enquanto as maiores reduções estava na Califórnia ( -10.754 ), Texas ( -3.818 ), New York ( -3.407 ), Pensilvânia ( -3.175 ) e Geórgia ( -2.466 ).
-Mais-

3

DATA DE SEGURO DESEMPREGO PARA PROGRAMAS DE ESTADO REGULAR


Avanço


Prior1
Semana que terminou em 18 de setembro 11 de setembro Mudança 04 de setembro Ano

As reivindicações da inicial (SA) 465,000 453,000 +12,000 457,000 538,000
As reivindicações da inicial     (NSA) 379,369 341,664 +37,705 381,838 437,543
4 Wk Média Móvel       (SA) 463,250 466,500 -3,250 479,250 552,250

Avanço


Prior1
Semana que terminou em 11 de setembro 04 de setembro Mudança 28 de agosto Ano

Ins. Desemprego       (SA) 4,489,000 4,537,000 -48,000 4,573,000 6,067,000
Ins. Desemprego     (NSA) 3,891,808 3,933,940 -42,132 4,138,969 5,223,904
4 Wk Média Móvel (SA) 4,519,500 4,517,000 +2,500 4,511,500 6,081,500

Ins. Desemprego       Rate (SA)2 3.5% 3.6% -0.1 3.6% 4.6%
Ins. Taxa de Desemprego       (NSA)2
3.1% 3.1% 0.0 3.3% 3.

COMPRAS E VENDAS- SINAIS

Alterei o nome do tópico de modo a não fazer confusão com o novo tópico "sinais a acontecer"

SINAIS A ACONTECER

No Dax, Cac e Aex foram dados dois sinais de inversão. O Psar e o cruzamento da média 5 com a de 10.

Vamos ver como o SP500 vai reagir a esta manha vermelha na Europa.

VIRUS MONEY- 23-09-2010

Hoje o meu sentimento bear voltou aumentar. Retirei o ponto de inversão do swing secundário, pois pode originar leituras falsas, visto que o mais indicado para mim é o principal.
Hoje subiu um pouco o valor de inversão

SINAIS A ACONTECER

No cfd do SP500 foi quebrado a Lta e fizemos mais outra vez um mínimo em relação ao dia anterior

INDICADORES-ESTADO-SP500

Vou iniciar este tópico a partir de agora, trata-se de uma forma simples o estado dos indicadores. Os indicadores podem estar em zona bull, neutral e bear, e para uma fácil leitura irá ter para cada situação uma cor.
Neste tópico não irei falar em tendências e outras situações, é só para dizer onde se encontra.
O M5/M10 é uma estudo que gosto muito de utilizar, não é nada mais que a média 5 com a de 10.

DAYTRADE-SP500- 23-09-2010

DX- DOLAR

Já havia algum tempo que não colocava uma analise sobre o dólar e resolvi colocar por estar numa zona importante. Reparem que estamos a testar o suporte 79,xx.

Este é um índice que as vezes dou uma olhadela pela seguinte razão, como sabem quando a economia a nivel mundial dá sinal de fraqueza o dolar, ouro tem tendência a subir, é um investimento de refúgio face a uma possibilidade crise.

O Rsi está a entrar na zona sobrevendida

22 de setembro de 2010

RELATÓRIO SP500- 22-09-2010

Hoje não me vou esticar muito. Em relação ao dia de hoje tivemos pela segunda vez neste swing um mínimo inferior ao anterior mas com a gravidade de ter fechado perto dos mínimos. Em relação ao meu sentimento já sabem que o mesmo desceu na posição bull pois acredito que é possivel termos uma correcção nos próximos dias.
Tecnicamente seria errado dizer que os indicadores deram esses mesmos sinais, pois todos eles permanecem no lado bull mas há um indicador, o Nymo que está quase a dar o sinal de inversão, reparem que estamos perto do 0 e fechou abaixo da média 50, neste indicador o macdh está na zona do beijo, quer dizer que estamos mesmo em cima da zona de fronteira.

Hoje resolvi colocar o gráfico com o time de 1h, e o que nós vemos é para já a Lta com alguns toques, estão a verde, como podem ver o suporte dado por essa linha e pelo os 1130 que por coincidência na altura do toque as duas coincidiam. Veio provar que os 1130 é um suporte a ter em conta e a sua quebra deverá ser encarada como o primeiro aviso.
Para os mais conservadores não deverão abrir posições curtas só por achar que isto possa descer, as posições devem ser abertas com sinais visíveis e não á toa, e pior ainda o investidor está a investir contra uma tendência bem forte, como tal será mais sensato esperar.

Em relação á minha carteira optei por comprar Aex nos 335,xx só na expectativa de podemos estar num pullback.

Em relação ao geral, os investidores devem manter as suas posições longas neste índice pois ainda podemos subir um pouco mais e será mais sensato a saída com sinais mais claros.

abraço, bull

Update ao Dax&USDJPY

Boa noite a todos, hoje vou mostrar-vos em primeiro lugar o que queria dizer com a falta de força do nosso índice comparado com o Dax e com o Sp500.

Comparação sp500psi20dax

Como podem ver pelo gráfico acima, o nosso índice têm mantido uma pronunciada fraqueza em relação aos outros da Europa, e mesmo ao Sp500. O Ibex tem um comportamento similar ao nosso e o Cac ficaria no intermédio entre o Psi20 e o Sp500. O curioso é que o Dax mantêm uma performance acima do SP500.

 

DAX (PERFORMANCEINDEX)22092010

Contudo no Dax a situação complicou-se e o índice reagiu hoje mal à resistência, o que a confirmar com a quebra dos 6200 é bem provável que venha mesmo à base do canal na zona dos 5800 pontos.

CAC 40 INDEX22092010

No Cac não há muito mais a dizer os valores são ligeiramente diferentes mas o padrão é muito similar. Contudo no Cac pode haver mais paragens pelo meio nos suportes que estão marcados com linhas mais finas.

Concluindo, a maioria dos índices não reagiu bem às resistências que tinham para enfrentar o que me deixa algo desconfiado para os próximos dias, para além disso mais uma vez fica comprovado que a Península Ibérica, quando comparada com o resto da Europa está mesmo fraquinha e leva-me a começar a pensar em deixar aqui algumas análises de empresas alemãs que neste momento parece ser a economia que melhor está a reagir a esta crise.

USDJPY

Neste par a tendência de longo prazo é claramente descendente, no entanto o índice teve à alguns dias uma reacção em alta muito forte. Este facto podia ser interessante se este quebra-se a média móvel de 50 dias, contudo a reacção à mesma é tudo menos Bullish. Possível entrada curta muito interessante neste par.

USD_JPY Spot22092010

 

Outros Artigos:

Sistemas de Trading   Update Psi&Galp

SINAIS A ACONTECER

Mais um toque na ltd a preto, reparem que no curto prazo já começa a ter um peso grande pois já leva com alguns toques.
Para já a dúvida que se coloca agora é se os 1130 aguentam ou não esta ligeira correcção. Prefiro esperar pelo fecho mas em caso de vir a quebrar durante a sessão deverá ser encarado como um aviso e não como um sinal de inversão, só o seu fecho abaixo dos 1130 é que fará mais sentido para tirar melhores conclusões

Tracei a linha de formação de máximos, existe duas setas onde não houve qualquer toque mas eu considero que é uma linha de reacção ou seja o índice tende a reagir em baixa a essa linha, formando os varios máximos dos swing intraday

SINAIS A ACONTECER

Vou lançar este tópico que não é nada mais que relatar alguns sinais que vão sendo dados ao longo da sessão.

 Estes dados podem ser com base em indicadores, padrões, comportamental, etc



DAYTRADE-SP500- 22-09-2010

Vou tentar dar andamento a este tópico.
Este tópico é sobre o daytrade e também para o curtíssimo prazo.

 Irei deixar todos os dias um gráfico com os suportes e resistência para o daytrade. No mesmo gráfico optei por colocar a zona de fronteira, ou seja, sempre que o índice esteja numa zona verde significa que está bull e na vermelha está bear,

Em caso de dúvidas façam os vossos comentários

Abraço, bull

SP500- ABERTURA. 15H23H ESTAMOS........

A sessão de hoje parece querer ir ao encontro daquilo que venho dizer, que podemos ter em breve uma correcção.
Para já os indicadores estão positivos mesmo em times curtos. Quero só dizer que essa afirmação de uma possivel correcção não passa de um feeling tendo em conta alguns comportamentos passados.

Em termos de médio prazo como já devem saber o meu sentimento ficou Bull/neutral com a quebra em confirmação da resistência 1130

abraço, bull

AIA: Architecture Billings Índice mostra contração em agosto


Nota: Este índice é um indicador importante para os novos Commercial Real Estate ( CRE) de investimento.

Reuters relatórios que o Instituto Americano de Arquitetos Billings 'Architecture índice aumentou para 48,2 em agosto, de 47,9 em julho. Qualquer leitura abaixo de 50 indica contração.
cancelamento do projeto continuará a ser o principal obstáculo para a recuperação do sector da construção , disse o grupo.
A ABI Comunicado de Imprensa Ainda não está online .



Este gráfico mostra o Índice de Arquitetura Billings desde 1996. O índice tem permanecido abaixo de 50 , indicando a demanda de queda , desde janeiro de 2008.

Nota: construção não residencial inclui instalações industriais e comerciais como hotéis e edifícios de escritórios , bem como escolas, hospitais e outras instituições.

De acordo com a AIA , não há uma "aproximação de nove a doze meses intervalo de tempo entre o faturamento da arquitectura e construção de passar " a construção não- residencial. Então, provavelmente haverá novas descidas CRE investimento em 2011.

texto traduzido
fonte: RC.

SINAIS- ENTRADAS E SAIDAS

VIRUS MONEY 22-09-2010

Hoje o meu sentimento bull desceu um pouco fazendo aumentar o sentimento bear.
Em relação aos valores de inversão pouco se alterou.


O meu sentimento bull desceu devido a achar que possamos ter uma correcção, expliquei nas minhas analises anteriores

INFORMAÇÕES UTEIS- FED

Informações recebidas desde que o Federal Open Market Committee reuniu em agosto indica que o ritmo de recuperação da produção e do emprego abrandou nos últimos meses. A despesa da casa está a aumentar gradualmente , mas permanece limitado pela elevada taxa de desemprego , crescimento da renda modesta , a riqueza de habitação mais baixos e crédito apertado. Business gastos com equipamentos e software está crescendo, embora menos rapidamente do que no início do ano , enquanto o investimento em estruturas não residenciais continua a ser fraco. As entidades patronais continuam relutantes em adicionar a folha de pagamento . Os começos de carcaça estão em um nível deprimido. Os empréstimos do Banco continuou a se contrair, mas com uma taxa reduzida nos últimos meses. A Comissão prevê um retorno gradual aos níveis mais elevados de utilização de recursos em um contexto de estabilidade de preços , embora o ritmo de recuperação económica é provável que seja modesto no curto prazo.

Medidas de inflação subjacente se encontram actualmente em níveis um pouco abaixo aqueles que o Comitê julga mais consistente , no longo prazo , com o seu mandato para promover o emprego máximo e estabilidade de preços. Com folga de recursos substanciais para prosseguir conter as pressões de custos e as expectativas de inflação a longo prazo estável , a inflação deverá manter-se moderada por algum tempo antes de subir aos níveis , o Comité considera consistente com seu mandato.

A Comissão manterá o intervalo de meta para a taxa dos fundos federais em 0 a 04/01 por cento e continua a antecipar que as condições econômicas , incluindo as baixas taxas de utilização de recursos , tendências de inflação controlada e expectativas de inflação estáveis, são susceptíveis de justificar níveis excepcionalmente baixos para a taxa dos fundos federais por um período prolongado . O Comitê também vai manter a sua actual política de reinvestimento de pagamentos do principal de seus haveres em títulos.

A Comissão continuará a acompanhar a conjuntura económica e os desenvolvimentos financeiros e é preparado para fornecer alojamento adicional se necessário para apoiar a recuperação económica e para o retorno da inflaçãoCom o tempo, para níveis compatíveis com o seu mandato.

Votaram pela ação de política monetária do Fomc : Ben S. Bernanke , presidente; William C. Dudley, vice-presidente , James Bullard , Elizabeth A. Duke ; Sandra Pianalto , Eric Rosengren S. ; Daniel K. Tarullo ; e Kevin M. Warsh .

Votaram contra a política foi Thomas M. Hoenig , que considerou que a economia continua a recuperar a um ritmo moderado . Assim , ele acreditava que continua a manifestar a expectativa de níveis excepcionalmente baixos da taxa dos fundos federais por um período prolongado não era mais garantido e vai levar a desequilíbrios que prejudicam o crescimento futuro estável de longo prazo . Além disso, dadas as condições económicas e financeiras , o Sr. Hoenig não acredito que continuar a reinvestir os pagamentos do principal de seus haveres em títulos era obrigado a apoiar os objectivos da comissão política.

texto traduzido para Português
fonte: diversos

RELATÓRIO SP500- 21-09-2010

Hoje o relatório terá que ser pequeno pois estou com problemas na minha plataforma na leitura do SP500 no time diário.

Em relação ao dia de hoje, houve um ataque à resistência 1150. A minha opinião já todos sabem, estou à espera que haja uma correcção nos próximos dias, mas analisando tecnicamente com base nos indicadores mais importantes não se consegue ter essa leitura. Diria que é mais um feeling meu. Já o expliquei na analise de hoje, na abertura.

No gráfico do Nymo, um indicador muito seguido por muitos analistas costuma dar bons sinais, consegue-se ver que no indicador macdh está a divergir e está perto da passar para a zona bear. Reparam no gráfico, assinalei com umas setas esse mesmo dado. A outra situação é a sua divergência, tendo feito valores cada vez menores e o SP500 ao contrário tem vindo a crescer.

Tenho lido em alguns espaços na net por parte de alguns autores o seguinte comentário "a Fed é que está a fazer subir os mercados".  Esta afirmação está redondamente incorrecta, meus amigos não vale a pena apontar os culpados dos movimentos, somos todos nós que fazemos, ora se o mercado sobe, é porque houve compradores e quando descer é quando houver vendedores para tal por isso dizer que isto subiu porquê a Fed assim o quer, será um enorme disparato.


Em termos de analise pouco ou nada há para acrescentar, quero que compreendem que as coisas não mudam de uma hora para a outra e uma coisa é certa, os swing tendem a durar vários dias como tal não seria sensato cada dia dizer uma coisa diferente.

Concluindo mais uma vez, fico então à espreita do sinal de inversão, não irei para já reforçar as posições longas, o reforço já foi feito, agora será mais sensato aguardar com as posições longas e não entrar em compras no SP500, visto que ao meu ver é possivel que não avancemos muito mais, sendo o meu target máximo os 1175.  Depois disso acredito que possamos ter uma tomada de mais valias e ai no momento oportuno direi se o swing virou ou não, para já continua bem bull e hoje foi feito mais um máximo.
 Ainda me recorde alguns dias atrás quando recebi algumas mensagens dizendo que o mercado tinha virado, na correcção anterior, aqueles que me chamaram atenção, respondi que não acreditava nisso e desconfiava que era uma simples correcção, contudo é bom que se diga que o mercado já me trocou muitas vezes as voltas e como ser humano sei que ainda irá trocar muitos mais, pois isto na bolsa não há certezas há sim probabilidades, umas maiores e outras menores, agora dizer que isto vai fazer X e depois Y com toda a convicção é uma afirmação errada, só lamento aos que estão a iniciar neste mundo acreditam em tais afirmações mas como costumo dizer, só o tempo demonstrará a todos que neste mundo de mercados não existe teorias, estudos, analise que deiam leituras 90%. Muitos tentam bater o mercado quando muitas das vezes quem cá está há muitos anos vê-se grego para ter perfomances de igual valor do mercado em situações de bull market 

abraço, bull

21 de setembro de 2010

FOMC Preview

In general I think little will change in the FOMC statement this month.

The FOMC (and staff) will present their updated forecasts at this meeting, but the forecasts will not be available until the minutes are released. Since the previous forecasts were too optimistic (see table below1), it is very likely the new forecasts are lower - but it is unclear if this will be mentioned in the statement today.

In a research note yesterday, Goldman Sachs suggested the following four possibilities (from "dovish" to "hawkish"):
1. No substantive change in the policy statement.

2. Recognition of a weaker economic outlook, but without an explicit signal that renewed unconventional easing is under consideration.

3. An explicit signal that renewed easing is under consideration.

4. An announcement of renewed easing.
Goldman's view is the focus would be on #2 and #3. I think #4 is off the table for now, and #1 is still a possibility.

1Here are the forecasts from the June 22-23, 2010 (and May 9th) FOMC meeting. The Fed revised down their forecasts in June, but they were still too optimistic:





Economic projections of Federal Reserve Governors and Reserve Bank presidents
 201020112012
Change in Real GDP3.0% to 3.5%3.5% to 4.2%3.5% to 4.5%
  April projection3.2% to 3.7%3.4% to 4.5%3.5% to 4.5%
Unemployment Rate9.2% to 9.5%8.3% to 8.7%7.1% to 7.5%
  April projection9.1% to 9.5%8.1% to 8.5%6.6% to 7.5%
PCE Inflation   1.0% to 1.1%1.1% to 1.6%1.0% to 1.7%
  April projection1.2% to 1.5%1.1% to 1.9%1.2% to 2.0%

O ABC DA ANALISE TÉCNICA- TRAÇAR LTD

Caros colegas hoje fica o 2º capítulo.
Tema: traçar Ltd

Update Psi20&Galp

Boa tarde a todos, nas últimas sessões a maioria das praças têm tido boas performances comparadas com o nosso psi20, que por sua vez tem deixado um pouco a desejar. No entanto poderemos estar agora numa zona interessante, com a quebra da LTD e respectivo retrace, ficamos com um interessante risco/retorno para uma possível entrada nesta zona, ainda por cima se tivermos em conta que o índice está também próximo de uma LTA. Com momentum a cruzar para positivo, poderá ser uma boa oportunidade para começar a olhar para as nossas cotadas.

PSI 20 INDEX21092010

A galp como havia referido andava agora num intervalo entre os 12 e os 13 euros, e o toque na parte debaixo deu na minha opinião novo sinal de compra, com aumento de volume, e momentum na iminência de cruzar para positivo pode e deve ser uma opção nas nossas carteiras com target nos 13 euros.

GALP ENERGIA-NOM21092010

Concluindo, apesar de o nosso indice ter estado com uma performance pior do que a média, pode estar numa zona interessante de compra, logo deve-se olhar com mais atenção para as cotadas que o compõe.

Single Family Housing Starts aumentar ligeiramente em Agosto

começos de carcaça total estavam em 598.000 (Saar) em agosto, ante 10,5% da taxa de julho revisado de 541 mil ( revisto em baixa para 546 mil ), e até 25% de todos os tempos recorde de baixa em abril de 2009, 477 mil (o mais baixo nível desde o Censo começou a acompanhar os começos de carcaça em 1959 ).

começa unifamiliares aumentaram 4,3% para 438 mil em agosto. Trata-se de 22% acima do recorde de baixa em janeiro de 2009 ( 360.000 ).

O segundo gráfico mostra unidade e total único começa a partir de 1968 . Isso mostra a enorme queda na sequência da bolha imobiliária, e que começa a habitação têm sido quase sempre que se deslocam lateralmente para mais de um ano - com um leve up e para baixo ao longo dos últimos meses , devido ao crédito fiscal de origem do comprador.

Aqui está o relatório do Census Bureau em habitação
Housing Starts :
Privada de habitação começa em agosto foram a uma taxa anual ajustada sazonalmente de 598 mil . Trata-se de 10,5 por cento (± 11,9 %) * acima da estimativa revisada de 541 mil julho e 2,2 por cento (± 9,7%) * acima da taxa de Agosto de 2009 de 585.000 .

unifamiliares de habitação começa em agosto foram a uma taxa de 438 mil , o que é de 4,3 por cento ( ± 12,4 %) * acima do valor revisado de 420 mil julho .

Licenças de construção:
unidades habitacionais de propriedade privada autorizadas pela licenças de construção em agosto foram a uma taxa anual ajustada sazonalmente de 569 mil . Trata-se de 1,8 por cento (± 2,0%) * acima da taxa de julho da revista 559 mil , mas é de 6,7 por cento ( ± 1,4 %) abaixo da estimativa de Agosto de 2009 de 610.000 .

unifamiliares autorizações em agosto foram a uma taxa de 401 mil , o que é de 1,2 por cento (± 1,0%) abaixo do valor revisado de 406 mil julho .
Esta foi acima das expectativas de 550 mil , principalmente devido ao início volátil multi-family. Como já mencionei muitas vezes - esse baixo nível de iniciar é uma boa notícia para o mercado imobiliário de longo prazo (há unidades habitacionais muitos já ), mas uma má notícia para a economia eo emprego a curto prazo.

texto traduzido para Português

fonte: Ris. Cal.

SP500- ABERTURA. 15H32H ESTAMOS........


O sp500 o meu ver poderá estar para breve a iniciar uma correcção embora ainda não seja visível tecnicamente. Eu acredito que não devemos fazer um máximo muito além. Ontem tinha colocado duas resistências (1140 e 1172) dadas pelo fib. A dos 1172 é também dada por um máximo. Hoje preferi adicionar uma nova resistencia, considero a dos 1150 outra resistencia, reparem que os 1150 foi anteriormente uma resistencia importante a meses anteriores e como tal julgo ser correcto considerar a mesma. Em relação a uma data mais recente houve de facto uma reacção neste valor a 17 de Maio.

O gráfico apresentado é o das 6horas em cash, e vejam como o Rsi encontra-se numa zona sobre-comprada, reflectindo que a ideia de uma possivel correcção possa estar para breve.
Julgo que após a quebra da resistência foram muitos que tomaram as suas posições e os seus reforços, ora, para isto subir mais é preciso que a força bull esteja forte no entanto devido alguns trades já levarem uma boa rentabilidade no caso de terem sido entrados com a quebra da resistência 1064, o que poderá levar para breve em caso de dificuldade de subirmos a uma tomada de mais valias. Acredito que até ao final do ano podemos ter mais dois swing, um bear e outro bull.
No entanto será sensato esperar que os sinais sejam dados, para já ainda não foram dados. Ainda não tivemos uma consolidação, padrão comum nas inversões.

A abertura está dentro do esperado e acredito que os touros devem ficar atentos, não quer dizer com isso que devem fechar posições, pois seria errado, mas sim, ficar atentos a uma possivel inversão, julgo que o primeiro sinal em termos de valor seria nos 1106 ao dia de hoje, no entanto este valor vai subindo á medida do tempo.

No gráfico deixei um suporte a ter em conta o que também poderia ser um dos primeiros sinais (1129).
O psar está positivo neste time, assim como os variados indicadores.

abraço, bull

EUR/USD


A tendência continua a favor dos touros. Após a quebra da resistência dos 1,29x o eur disparou o que é normal neste par. Este par tem o hábito aquando das quebras das resistências ou suportes tende acelerar o movimento, o que veio mais uma vez a confirmar, disparando dos 1,29x para o 1,31x

VIRUS MONEY 21-09-2010


Hoje no virus money como era normal os valores de inversão subiram um pouco mais.
Em relação ao meu sentimento houve um ligeiro aumento do meu sentimento bull, diminuindo o bear.