8 de outubro de 2010

ENTREVISTA- NA SEGUNDA FEIRA

Segunda feira será publicada a entrevista que alguns aguardam ansiosamente.
Entrevista ao .............................

SP500-ABERTURA

O swing continua bull como é óbvio no entanto os touros mais uma vez terão outra barreira pela frente no qual irei considerar como uma zona de resistência entre os 1162 e 1175. Para já nos gráficos de time diário e um pouco mais curto os indicadores estão na zona bull. Para mim continuo acreditar que o target máximo poderá ser em torno dos 1175 mas na bolsa não há certezas como tal o melhor é deixar correr as posições longas e colocar um bom stop de modo que permita sair do mercado na devida altura em caso de inversão. Já anteriormente o SP500 consolidou por duas vezes em máximos e consegui quebrar em alta essas zonas, o que é um sinal forte de bull, é claro que a probabilidade de inverter aumenta á medida que vamos subindo pois como sabemos tudo o que sobe um dia terá que cair, é claro que não obriga a ir ao anterior mínimo, em períodos de bull market o mínimo tende ser maior que o anterior. 
Sendo assim o que o investidor deverá fazer ? Bem, se está longo deverá continuar longo mas se está fora não deverá apostar em posições curtas por muito que pensa que isso possa inverter, é um erro tentar acertar no máximo, a lógica é a mesma, acompanhar o movimento e estar sempre ao lado dele, nunca contra. 
O mercado parece que cada vez mais começa a esgotar-se a subida, mas isso é o que parece pois na realidade nada garante que não suba mais, é claro que se olhar ao seu comportamento histórico consigo encontrar maiores valorizações que esta mesmo em períodos bear market, por isso se fizesse uma média de todas as valorizações deveremos estar nos valores médios. Brevemente irei colocar o estudo que tenho feito, falta um pouco mas já faltou mais. 

FIQUEM ATENTO AO BLOG- ENTREVISTA QUE TODOS DEVEM LER

Está quase, aliás já temos nas nossas mãos a entrevista que todos devem ler, mas digo mesmo todos.
Os dias estão a contar e só faltam.............prometemos mais uns dias.
Quem será ? 

SP500- FECHO

Cada numero redondo uma dificuldade mas todas as anteriores foram quebradas e à mediada que ia subindo mais difícil era as suas quebras. Foi nos 1130, depois os 1150 e por ultimo os 1160. Só não notei foi os 1140 pelo efeito da activação dos stop na altura dos 1130, visto esse valor na altura ser um valor muito importante, ora aquando da sua quebra fez com que acelerasse o movimento e rompesse os 1140 sem dificuldade.
Eu tenho dito que o meu target máximo era os 1175, mas já não digo nada, pois a força bull após duas consolidações em máximos de swing consegui subir mais de 1% acima das mesmas, o que mostra de facto a força bull presente. Perguntam vocês a minha carteira? Estou bull, claro, na altura dos 1130 de facto reduzi mas deixei outra parte da carteira no caso viesse a quebrar e depois até hoje fechei algumas mas entretanto já reforcei outras. Estou à espera do novo swing bull para apresentar uma carteira aqui no blog pois nestes valores não me dá vontade de começar.
Este movimento devia ter deixado alguns de rasto mais os curtos que teimam ir contra um swing apostando na inversão quando tecnicamente nada diz para fazer, e o mercado veio provar que mais vale estar quieto com posições longas do querer acertar no máximo, coisa que não aconselho a ninguém a tentar acertar pois poderá sair bem caro. Imaginem vocês um investidor que julgava que o mercado ia inverter nos 1130, já foi stopado algumas vezes. 

abraço, bull

7 de outubro de 2010

Update Altri&Cimpor

Boa noite, nos últimos dias a Cimpor havia dado um sinal bulish com a quebra de uma resistência por volta dos 4,80, nessa altura eu disse que seria interessante a compra desta cotada. Para quem não teve oportunidade de a comprar, parece que a vai voltar a ter, uma vez que ela reagiu novamente a um suporte aquando da correcção de hoje, tornando-a mais uma vez numa compra com um bom risco/retorno.

CIMPOR,SGPS07102010

No que diz respeito à Altri, esta cotada já vinha com uma LTD bem prolongada e bem delineada, e por isto a quebra da mesma é um bom sinal de compra, especialmente com o volume que o fez, momentum a passar a positivo e PSAR também.

ALTRI SGPS07102010

Concluindo, estas duas cotadas estão em zonas muito interessantes de compra.

Outros Artigos:

Update Psi20&Zon Update Cimpor&Abengoa

SP500-ANALISE

Boas tardes a todos, como devem ter reparado tenho actualizado pouco o blogue pois o meu tempo tem sido pouco e estamos a tratar de colocar grandes novidades brevemente no blog e o outro problema é que o meu computador tem andado muito lento o que dificulta actualização do blogue.
Hoje vou fazer um pequeno sumário desde do inicio deste movimento bull iniciado nos 1040 até ao dia de hoje.
Reparem que temos 2 Lta, uma de curtissimo prazo e outra desde do inicio, de facto como podem ver tanto uma como outra tem poucos toques mas nas minhas analises considero sempre estas linhas de formação que muitas vezes acompanha o swing.
Acho que no gráfico está muito claro naquilo que quer transmitir
Abraço, bull

6 de outubro de 2010

Update Psi20&Zon

Em relação à Zon tinha referido à alguns dias que poderia estar a dar sinal bulish, pelo que só não a considerava interessante, porque não gosto de empresas mais conservadoras, que não têm movimentos muito amplos. Não posso deixar no entanto deixar de referir que neste momento temos a Zon a continuar a dar bons sinais, ao quebrar o último mínimo relativo em alta e com o momentum a passar a positivo.

PSI 20 INDEX06102010

Boa noite, hoje tivemos mais um dia interessante pelos mercados, quando todos esperavam por uma correcção parece que o mercado fez o que habitualmente faz, contrariou o que seria de esperar. No que diz respeito à nossa praça, parece que finalmente estamos bem encaminhados, não só quebrou aquela zona de resistência como comprovou a LTA. E diria mais, fê-lo com momentum e adx a verde, podemos ter na minha opinião boas perspectivas para o nosso índice.

ZON MULTIMEDIA06102010

Concluindo, quer o Psi20, quer a Zon continua a sua última tendência ascendente, sendo que só não considero a Zon como opção de investimento pelas razões que já expliquei acima.

Outros Artigos:

Update Cimpor&Abengoa Update Indices

ENTREVISTA- BREVEMENTE

Há quem diga que é um dos pioneiros dos forums sobre mercados financeiros. Em breve teremos o prazer de ler as suas respostas em 1ª mão sobre muitas das perguntas que nos fazemos todos os dias, e não encontramos resposta.

5 de outubro de 2010

SP500 ANALISE

Hoje o dia foi dos touros, e contra um swing nunca devemos abrir as posições contra o mesmo por muito que possamos pensar que a inversão possa estar iminente. Eu sempre gosto de avisar sobre isso mas não me canso de repetir sempre esta frase pois é para o bem de muitos. Eu sei que foi dito que estávamos de novo numa consolidação mas sempre referi que o mais sensato seria não abrir posições curtas e também não fechas as longas. É claro que a minha conversa seria a mesma independentemente qual fosse o fecho, pois é assim que um investidor deverá estar nos mercados, com base de análise técnica em confirmação e não com palpites. É claro para aqueles que apostaram em posições curtas existe uma probabilidade de serem fechadas com lucro e essa probabilidade está alta mas também pode bem acontecer que o preço nunca mais chegue a este valores pois pela lógica os mercados a longo prazo deverão subir e não descer, pois se descem é que algo está mal, mas acreditam que muitos valores feitos em mínimos de bear market passados muitos anos ou talvez nunca mais esses valores vão ser atingidos, já no caso das posições longas a conversa é totalmente diferente em mercados normais com padrões correntes, claro que existe as bolhas e dessas é preciso ter muito cuidado.
Deixei hoje três gráficos, julgo que as imagens valem por si, assinalei no gráfico algumas notas bastante importantes. Reparem que no gráfico diário o indicador momentum e Rsi não quebraram a zona bull, houve de facto uma ligeira quebra mas não considero isso com quebra que me leve a colocar o indicador no lado bear. Agora o suporte dos 1122 já não é o mais importante, passou a ser os 1130 e ai com a quebra é a inversão.
Em relação ao target máximo deste swing já referi que pode ainda chegar aos 1175 embora não esteja muito confiante mas contra um swing já não diga nada, após 2 consolidações e ainda não inverteu só mostra que este swing tem força bull e qualquer correcção até então tem sido uma oportunidade de compra.Também existiu alguns indicadores que geraram sinais falsos, embora não possa ser ter sido considerado falso, pois realmente existiu uma correcção dos 1158 aos 1130




Update Cimpor&Abengoa

Boa noite, num dia em que os mercados andaram animados pela positiva e em que o sp500 fez um novo máximo anual, quero destacar estas duas cotadas.

CIMPOR,SGPS05102010

Em primeiro lugar temos a nossa Cimpor, que deu mais um sinal interessante de força, já havia referido que esta estava a lateralizar dentro daquele canal a amarelo. Hoje superou e de que maneira, aumento de volume, momentum e adx a passar a verde. Setup muito interessante nesta cotada. Compra com possível Target nos 5,37 e stop na base do canal.

ABENGOA05102010

Esta cotada Espanhola, deu hoje sinal de alerta, reparem mais um excelente setup, junto a um suporte interessante, momentum a passar a positivo, e adx já com sinal de tendência.

Concluindo, com o SP500 a fazer novos máximos, estamos mais uma vez numa excelente oportunidade de ir às compras e estas duas parecem estar muito interessantes.

SP500 ANALISE NA ABERTURA

Hoje o SP500 após o fecho de ontem acima do suporte verde 1131 (em cash), o swing continuaria bull tal como referi, apesar dos indicadores estarem em terreno negativo em times inferiores ao diário. A razão que eu apontaria para uma inversão seria a quebra dos 1122 em confirmação em fecho, até lá o swing será sempre bull e os movimentos de descida serão encarados como correcções do movimento bull actual.
Se analisarmos o gráfico diário podemos reparar que o momentum chegou mesmo a quebrar por muito pouco a fronteira bull/bear, no entanto com a subida de hoje o mesmo já se encontra um pouco acima, estando novamente na zona bull.
Temos que ter sempre consciência que os indicadores podem dar sempre sinais falsos, embora pela sua quebra mínima não consideraria que fosse um falso sinal e sim um teste á zona.
No gráfico assinalei uma nova Lta que foi formada pelo mínimo de ontem. Em termos de indicadores podemos ver o Psar que na sessão de sexta feira passada originou o sinal negativo mas sempre digo que nunca devemos tomar as nossas posições com base de um indicador, embora sempre constitui um aviso

4 de outubro de 2010

SP500-FECHO

Após o fecho do SP500 posso dizer que ficamos na mesma mas um pouco menos bull. Reparem que o suporte a verde nos 1130,00 consegui travar as quedas a meio da sessão.
Os indicadores entraram alguns em terreno negativo, agora o mais importante será a quebra dos suportes a verde para a inversão, enquanto não quebrar reina o swing bull. Outro aspecto importante é o fecho voltar para dentro da zona de consolidação (entre linhas azuis).
Outro aspecto foi a quebra da Lta de curtíssimo prazo e o fecho abaixo da mesma, um aspecto negativo a ter em conta

SP500- ANALISE

De momento após a quebra da Lta de curtíssimo prazo isto desceu um pouco. De facto começa alguns indicadores entrarem na zona bear em times do tipo 8h.

Para já o sp500 saiu fora da zona de consolidação e tocou no suporte 1130 (valor aproximado).

Update Indices

Boa tarde, hoje não trago boas notícias, ao ver a maioria dos índices Europeus, dou de caras com uma serie de sinais de venda. Estes sinais não são muito animadores, e o que ainda vai aguentando as quedas será a manutenção do SP500, acima dos 1124, valor que quebrado em fecho dá um sinal de venda. Os sinais estão marcados nos gráficos em anexo.

AEX-INDEX04102010 BEL 20 INDEX04102010

CAC 40 INDEX04102010DAX (PERFORMANCEINDEX)04102010

Outros Artigos:

Update Galp&Sonae Update Dax

SINAIS A ACONTECER- SP500

Já com que estou com a mão na massa, deixa-me colocar mais outros sinais que estão sendo gerados.
Agora no gráfico de 8 horas o Psar ficou negativo, o Rsl manteve-se na zona bear e está a descer e está quebrando a Lta de curtíssimo prazo que tem servido de suporte nas últimos movimentos.  Relembro que estamos acima dos suportes o que para mim é um factor de peso na determinação do swing

SINAIS A ACONTECER- SP500

Aproveito para deixar o estado actual, neste momento estamos a testar a linha de formação de mínimos de curtíssimo prazo, a sua quebra será como um aviso de uma perda da força bull

SINAIS A ACONTECER- SP500

Boas tardes caros leitores. Tem sido complicado da minha parte fazer algumas actualizações mas irei deixar esta aqui.
Hoje mais uma vez o SP500 teima em não querer assumir o novo rumo, pois isto só complica a vida dos investidores perante tal impasse. É certo que estamos de novo em outra consolidação e como tenho referido é um padrão perigoso neste caso para os touros pois é feito em máximos do swing. Os indicadores como é normal divergem perante a consolidação e no gráfico das 4h pela primeira vez o momentum quebrou a zona do bull, mas atenção, estou a falar do gráfico de 4horas. Se analisar em termos de suportes ainda estamos em cima, tanto nos 1130 como nos 1122, e acima dos 1122 o reinado pertence ao touros.