12 de junho de 2010

APRENDER A GANHAR NA BOLSA- CAP.4

FECHO


O SP500 quebrou a ltd e a média azul.

De facto ainda falta confirmação de a tendência curta parece cada vez mais up, restando a resistência 1107 para a confirmação final

11 de junho de 2010

SP500- ANALISE-CURTO PRAZO


Estamos a aproximar de uma média importante para inversão, primeiro teste em baixa, vamos ver se há segunda é de vez.

Gráfico diário os indicadores parece querer ficar positivos, o macd já está

SP- ANALISE EM VIDEO-CURTO PRAZO

PRIMEIRO SINAL NESTE INDICADOR


O SP500 parece que está a confirmar aos poucos o sinal de compra.
Este foi um dos primeiros a dar

e outros parecem ir brevemente fazer o mesmo

CHAMO ATENÇÃO PARA.....

O SP500 está de momento a tocar na média 20, portanto será a primeira resistência a por em teste em movimento de subida.

SP-ANALISE- CURTO PRAZO



Analisando o SP500 para hoje e para o curto prazo, seria importante a quebra da Ltd para os bulls, caso se quebrar o próximo objectivo, este sim, mais importante será a resistência dos 1107.

Em caso de quebra o sinal positivo é dado no curto prazo.

A Lta em formação pode servir de suporte em caso de retraces das ondas up, no entanto como está ainda não está tão definida não deverá ser muito importante mesma para já.

Para hoje vou deixar os canais:
  • apertado: 1068-1097
  • largo: 1049-1107
No gráfico time 1h a primeira hora a ltd bate na parte superior 1095, a outra resistência apresenta o mesmo valor ao longo do tempo e que serve para a parte superior do canal largo

Eu tenho dito que devemos analisar o par €/usd que costuma ter um comportamento semelhante e que as vezes antecipa os movimentos dos índices.
Por coincidência ou não, este par está de momento a tocar a zona da ltd, eu digo zona, porque seria um erro considerar um valor na ltd, pois a minha linha poderá conter alguns erros na sua impressão como tal acho sempre seguro falar em zonas.

O eur/usd entrou, pelo menos até então em tendência up um dia antes do SP500, e desde então tem tido o mesmo comportamento o SP, parece uma cópia deste par.

Já disse que para os bulls seria importante a quebra da ltd, chamo atenção para os falsos breaks
Para os bears será a mesma atenção, a sua quebra nada é positivo para os mesmos, julgo que será uma zona de stop, e a sua quebra poderá levar ao fecho das posições stop provocando talvez uma pequena subida devido a esse efeito.

10 de junho de 2010

SP-ANALISE- CURTO PRAZO


Hoje prefiro analisar um pouco mais longo, dando importância aos duas resistências que se encontra na figura. Nota-se que os mínimos tem vindo a consolidar o que poderá indicar uma possivel inversão desta tendência negativa dos últimos dias.

Quanto á tendência principal, como diz um amigo meu, até ao rabo é touro



Para daytrade:
  • canal apertado 1046-1072
  • canal largo 1036-1087
Possível ida á parte superior

9 de junho de 2010

FECHO ANALISE




Caros amigos, a esperança é a ultima coisa que nos resta.
Como diz um amigo até ao rabo é touro. E é mesmo, não duvidam disso. Não vale a pena inventar pois as coisas estão inventadas e não vale a pena estarmos com medo pois não é o medo que faz com que estejamos bear no médio prazo.

Vamos á analise, quanto ao daytrade, julgo ter acertado, tal como disse, á segunda quebrou a zona resistência e foi ao range largo, á sua banda superior. Mas não estava a contar era com o fecho, a partir do máximo da sessão foi um movimento down até ao fecho, fazendo mínimo da sessão. Que leitura faço?
A leitura não é boa mas de facto veio fazer novo máximo e só no final é que fez esta onda negativa, bem, podemos ler de muitas maneiras, á maneira de cada um. È difícil amigos dizer realmente o que aconteceu, sei lá, o pessoal deixou de acreditar? Vamos ver, não tocou nas partes inferior do range que disse e para já isso pesa para o lado positivo.

Vamos a uma coisa muito importante, que é, €/usd, este par está bear e me parece que enquanto não fical bull não devemos fazer novos máximos no SP500,.
Analisei o eur/usd e tracei as resistências e uma possivel Lta em formação, me parece que consolidou e quer ir para cima, mas isto já parece há muito e o par nunca chega a fazer um máximo superior ao do ultimo movimento, está bear e ponto final.
Será que poderá ficar bull? Nestes valores de paridade de 1,19xx é possivel face a correcção que leva, mas o forex movimenta-se que nem o vento, rápido e sem avisos, por isso, o melhor é ficar atento as resistências que coloquei e também ao suporte pois em caso de quebra o movimento up de curto prazo acaba.

Para os daytrade do SP500 os meus indicadores estão negativos e parece que o sinal é dado aos 1057, neste valor parece que os indicadores poderão ficar positivos para o daytrade

Atenção aos curtos no SP500, nestes valores é perigoso, pois o suporte tem funcionado como ressalto, resta saber é se for lá se aguenta mais uma vez.

DAYTRADE-NASDAQ100- ANALISE


Falta o nosso nasdaq100, não julguem que este não tem um grande peso nos outros.

Max1 e Max2 são para hoje as resistencias daytrade, onde o máximo corrente já parece querer romper o max2.

Para este a mesma estratégia, esperar o alivio desta onda actual e entrar com posições longas.
Saidas nos 1810, temos a melhor nos 1826.

Deixo o intervalo para hoje:
1775-1811

SONAE- ANALISE


Não é o meu forte analisar acções, mas vou como prometido analisar a primeira no blog.
Como acompanho pouco acções a analise não irá ser muito elaborada pois falta estudos como costumo fazer nos meus indices preferidos.

Então, se olharmos para o gráfico diário vemos que a Sonae desde do máximo de Setembro e com o teste novamente em Outubro entrou em bear, a partir de ai os seus máximos tem vindo a descer e os mínimos cada vez menores, mas, há um mas, este bear market não tem grande força, pois parece mais um swing down mas de pouca intensidade.

Tracei a Ltd que como se vê, tem servido de base para a inversão dos movimentos de subida, sendo tocada por alguns máximos. Tracei outra linha dado pelos mínimos, houve alguns breakout mas não invalida a linha traçada.

Agora de momento parece a formar a linha Lta a vermelho que me parece indicar a próxima onda de subida.

Resistências: Ltd, 0,83 e os 0,91 são as mais importantes no médio prazo

DAYTRADE- SP500- ANALISE


Fica então a minha entrada para os bulls, esperando o alivio do movimento actual. digamos que entre o valor 1060 a 1058 deverá ser encarada como uma entrada para hoje.
Embora o range apertado marque nos 1048 e o min.pré market ando nos 1050, poderá ser difícil chegar a esses valores por isso a minha aposta para os valores anteriores

As entradas curtas nos valores 1066-1069 logo ou antes da abertura pode ser fechadas com lucro, a saida é nos 1060


nota: No entanto é sempre arriscado os curtos entrarem nos mercados

DAYTRADE- SP500- ANALISE


Tracei o gráfico para hoje e a zona de resistência que tracei a vermelho é muito importante que seja quebrada (1068-1070). Nesta zona o índice poderá encontrar como é óbvio alguma resistência nesta zona e poderá haver uma reacção e com quebra em baixa, podendo a mesma ser quebrada só á segunda. Se for á primeira ai temos uma força bull que acredita que nas próximas sessões tenhamos sessões no verde.

Na madrugada o cfd do SP desceu, temos que relembrar que fechou em máximo e como tal uma abertura para cima criava um gap up, coisa nada boa para os bulls ao meu ver. Prefiro assim tal como disse ontem. Na pré abertura, já depois a Europa abrir veio fazer máximo, ai sim, um sinal bastante bom reforçando que hoje devemos ter um dia verde.

Em relação as zonas de importancia para hoje, coloque a zona 1168-1170 e o mínimo pré market, este ultimo não tão importante mas é sempre uma resistência diária.

Se tivesse que negociar, esperaria um alivio do máximo da sessão, se fosse na pré abertura era o mesmo e comprava, esta seria a melhor aposta, como tal, estarei mais bull para hoje pois o dia assim o mostra.

Tendência curta está negativa mas se olharmos com atenção me parece que o min.principal parece que servirá como alavanca para o movimento seguinte, embora muito recente este movimento, os máximos, max.f;max5;max6 assim o mostra.

Não coloquei o fib. no gráfico mas podemos ter retraces na ordem dos 50 a 61 do máximo para hoje para cada onda.

Ontem a minha analise no daytrade bateu certa, no entanto confesso que faço muito mais analises no médio prazo, ainda estou a iniciar este tipo de analise no daytrade e curtíssimo prazo, onde o autor dará mais erros como é óbvio.

Notas:
  • psar positivo de momento, deve estar a virar, assim como a m5 e m10, devemos entrar na correcção e ao primeiro sinal de inversão do movimento up, falo daytrade em time 10
  • ter atenção á zona de resistencia 1068-1070

Os bulls deverão:
  • estar confiantes para hoje com entradas no primeiro alivio da onda formada até então e depois de dar o sinal +
  • ter atenção ao min-pré market, se quebrar embora não seja assim o mau sinal devemos estar de atentos, ao meu ver uma boa entrada nestes valores
  • estar atentos ao min.principal, este não pode quebrar
Os bears deverão:
  • estar pessimistas para hoje
  • deve ter presente que a tendência principal ainda continua bull
  • é mau a quebra da zona de resistencia
  • uma entrada curta na zona deve ser boa mas com stop bem apertado

Para hoje a negociação deverá:
  1. range apertado: 1048-1069
  2. range alargado: 1035-1077
como tal os ranges deverão servir para entradas e saidas, comprar no range inferior e vender no superior oi vice versa, é muito bom, mas nada garante que vaia aos dois

COMENTÁRIO- FECHO

Boa noite meus caros leitores e amigos.

Tivemos um fecho que nada estranhei após algumas horas da sessão, quando eu disse que alguns indicadores deram o sinal positivo, estava o caminho meio aberto, atenção, meio aberto, pois na altura falava que íamos entrar na onda negativa daytrade e que seria importante não quebrar o mínimo da sessão, como o fez, o fecho foi bom. Foi, mas podia não ter sido tão bom, é preciso dizer isto, pois não existe certezas absolutas na bolsa e quem acredita nelas, então não deve acreditar daqui para a frente.
Não há certezas na bolsa caros leitores.

Falando na sessão de hoje, o suporte, eu já chamo de super suporte não foi quebrado, que grande suporte este, também podia, é o que faz a fronteira entre o bull e o bear.

Sendo assim, o que podemos esperar para amanha? uma coisa eu sei, vai fazer calor aqui onde eu moro, quando á bolsa, acredita que vai subir as temperaturas antes da abertura, o que para mim não é nada bom, preferia uma sessão tipo flat com uma abertura em down suave e depois quebrar o maximo de hoje e ir testar a zona entre os 1068-1073 (este ultimo valor já não me recordo mas já o coloquei ai, mas tenho a plataforma desligada agora, não deve fugir muito).

Portanto pelo menos subir acima dos 1062 é muito bem provável, pois a vela de fecho parece mostrar o caminho para amanha é de subida, pelo menos por enquanto.

O eur/usd, este par, fiel aos mercados, anda bear já todos sabem, vi na minha plataforma e parece para já alguns testes nos 1,19xx com trend suave up, bem bom para os bulls, podendo indicar numa inversão da tendência curto prazo.

Amanha vou estar atento como sempre aquela zona de resistência no SP500, muito importante pois caso seja quebrada podemos nas próximas sessões irmos a outra resistência 1107 e ai sim, a quebra dessa poderia colocar a tendência curta para cima.

Amigos, tenha atenção a abertura de posições curtas em valores como 1038-1048, esta zona tem dado ressaltos, provando que não é boa zona para shortar, como era de esperar, digo isso, aos mais distraídos, pois as vezes já cansados de tanta queda a vontade de abrir curtos nessa zona pode ser bem grand, para mim não é, continua a ser ao contrário, posições longas vence neste intervalo.

A questão é saber se o super suporte aguenta-se em caso de haver uma próxima visita

8 de junho de 2010

agora seria...........



agora seria muito bom que que nesta sessão fosse quebrado o max/6 e não fosse quebrado o min1.

o psar continua positivo mas devemos como é normal desenvolver uma tendecia negativa no trade, portanto era importante não quebrar o min1 que foi quando deu-se inicio do sinal + no daytrade.

a média5>10, mas tudo aponta para baixo, pelo menos agora

Resta saber é este movimento se faz com o min. superior ao min1 e depois desenvolver o fecho que no caso de positivo nessa tendência poderia levar aos 1060

se traçar uma ltd pelos máximos não foi quebrado no time, embora uma menos rigorosa tenha sido, a grande dificuldade é saber qual a mais importante.

o que interessa é que o suporte tem se aguentado e falo do suporte principal dado pelo minimo 1037 em cfd e 1040 em cash.

fica um rabisco do cenário até então

DAYTRADE- SP500- ANALISE

NOTICIAS- NEWS / MERCADOS

O mercado de opções sobre acções norte-americanas indica que a confiança no seu desempenho se encontra em mínimos, ao mesmo tempo que a economia parece prepara o maior crescimento dos últimos seis anos. Este é um sinal de que esta pode ser uma boa altura para aumentar a exposição aos títulos da região, segundo o especialista da firma Blackstone que previu a recuperação do ano passado.

Os contratos que têm um retorno positivo no caso de o S&P 500 descer mais de 23% face ao máximo registado em Abril custam 75% mais do que os títulos que permitem especular numa subida do índice. Esta é a maior diferença de que há registo, segundo os dados compilados pela Bloomberg e pela Optometrics.

Uma diferença na média móvel de 10 dias superior a 50 pontos percentuais ocorreu 34 vezes desde 1996. Nesses casos, o índice avançou, em média, 7,2% em seis meses diz a Bloomberg. A procura de títulos que valorizam com a queda das acções indica que os investidores estão a proteger-se contra as descidas, de acordo com a Morgan Stanley.

Uma diferença tão grande demonstra que a crise orçamental europeia teve um impacto significativo nas acções norte-americanas, embora se estime que estas venham a ter um crescimento de 38% dos seus resultados nos próximos dois anos, nota o conselheiro de gestão de fundos da Blackstone Byron Wein.

“Os investidores estão a tentar proteger-se e estão dispostos a pagar por isso”, disse o gestor de fundos do Blackstone Group Byron Wien citado pela Bloomberg. “O pessimismo é elevado. A melhor altura para comprar acções é quando o nível de pessimismo é está num pico”, disse

Assim o Wein prevê uma recuperação do S&P 500 até aos 1.300 pontos, antes de encerrar o ano praticamente inalterado, ou seja próximo dos 1.115 pontos.

fonte: jornal de negócios

O SUPORTE É IMPORTANTE


Dá para notar que nestes valores parece que o suporte tem vindo a funcionar.

Então vamos analisar mais um pouco e ver esta primeira hora de sessão:

O Psar ficou por breves momentos positivos mas m5<10,>
  • Toque na Ltd e reacção em baixa
  • mínimo da sessão aberta já foi inferior á da pré abertura- mau sinal
  • seria importante pelo menos fazer a quebra da ltd e neste caso o Psar ficaria positivo e possivelmente a m5>10 o que seria 3 bons sinais positivos
  • Então se cumprisse o ponto atras o max da pré abertura (1060) poderia ser quebrado, e esse era importante a quebra, pois colocaria a sessão no verde, depois restava ir á zona de resistência
  • nota importante: quando o índice visita resistências é possivel fechar em alta, neste caso visitou uma sem sucesso

    tendência curta está negativa

    sinais

    sinal de compra 1054 no psar- precisa de confirmação

    DAYTRADE- SP500- ANALISE



    Muito bem, vamos meter mãos á obra e lançar uma previsão:

    Temos que ter duas coisas em mente:
    • estamos numa zona de suporte super importante, e que a tendencia principal de médio prazo continua positiva se não for quebrada
    • estamos, depois de ontem numa tendência curta negativa, após o fecho de ontem, mas nas ultimas sessões estivemos neutros e o índice esteve a negociar dentro de um range 1107-1060
    • alguns indicadores ou mesmo quase todos estão bear, mas a grande importância do suporte poderá condicionar a continuação da descida
    Agora vamos analisar para hoje, então seria importante para os Bulls:
    • Quebrar pelo menos o Max/3 e depois o Max/2
    • Não quebrar o suporte dado pelo o ultimo mínimo
    • Se quebrar os dois máximos, então entramos numa zona de resistência dado pelo Max e Max/2, se quebrar então os 1107 poderá ser possivel e neste caso a tendência curta deixaria de estar negativa
    Para os Bears seria importante:
    • Não quebrar as resistências, pelo menos no Max/3 e Max/2
    • Fazer novo mínimo em relação a ontem e melhor quebrar o ultimo mínimo
    • Deverá ter muito cuidado com os ressaltos devido á proximidade do suporte
    Então sugeria para hoje:
    1. Comprava em caso de quebra das resistências e após o alivio dos mesmos
    2. Vendia após a quebra do suporte do ultimo mínimo mas só após haver um alivio da descida
    O índice poderá muito bem negociar entre:
    1079-1036 - range largo
    1065-1043- range apertado

    Ter atenção aos sinais dados pelo Psar e média 5 com a de 10, se derem sinal colocarei aqui, ambas estão negativos, por isso seria arriscado um buy

    DAYTRADE- RES. E SUP.

    SP500- ANALISE





    Caros leitores, estou de volta mas como é habito na minha vida nos primeiros dias ando organizar muitas coisas o que me faz não ter tanto tempo para a bolsa como pretendia mas restou-me algum só agora para analisar um pouco melhor, confesso que foi a primeira vez depois das férias que o fiz.

    Antes de mais deixa-me esclarecer o post anterior quando disse sinal de compra no nasdaq no daytrade nos 1822. Realmente chegou aos 1833 o que permitia fechar com lucro este trade, é bom relembrar que irei deixar algumas dicas de entrada mas é bom que saiba que falo no time muito curto, podendo o trade ser fechados minutos depois, como tal, é possivel o trade ter dado bons resultados parte da sessão e mais tarde ser perdedor. Estas dicas são sinais de time muito curto como tal não devem ser trades de longa duração, pois o que está positivo pode ficar negativo. Estas dicas são dadas consoante um indicador e consoante a posição valor do índice face ao dia.

    Muito bem, analisando o nosso SP500 continuo positivo no longo e médio prazo estando de momento o índice numa fronteira muito importante que poderá em caso de quebra indicar uma nova tendência de médio/longo prazo.
    Olhando para um time mais curto numa optica de curto prazo este continua bear, e seria importante a quebra da resistência dos1070 para poder haver alguma força para ir testar a outra resistência muito mais importante a dos 1107, esta sim, em caso de quebra já a tendencia de curto prazo passaria de neutral para positivo. Quando falo da curto prazo posso afirmar que estavamos neutral, estando o indice a negociar entre os 1107-1063 nos ultimos dias, no entanto no final da sessão quebrou este range e a tendencia curta ficou negativa novamente. Mas é bom relembrar que ficou negativa durante um pouco periodo mas apesar disso, devemos considerar negativo como é obvio.

    No médio prazo e longo o índice ainda continua positivo, apesar de muitos julgarem que está negativo mas o facto é que para mim não está, mas isso compete a cada um analisar melhor á sua maneira e não a que mais convêm.
    Estive olhar para psar e esse continua negativo, de facto um estudo meu a da média 5 com a de 10 tinha dado anteriormente sinal positivo com a quebra do mesmo, mas como costumo dizer devemos analisar com base em vários indicadores e apesar desse ter dado sinal de entrada o nosso fiel Psar não o tinha como tal um anulava o outro.

    Outra resistência importante que serviu de base a este range na parte superior foi a da média 200 que serviu com resistência ao mesmo, não tendo a força outrora suficiente para romper a mesma.

    O que podemos esperar nos próximos dias?
    Sol e muito calor, não a sério, é mesmo isso que espero pois estar mandar um palpite nestes valores é muito complicado devido á elevada importância da zona de suporte que estamos, pois como já sabemos a quebra poderá significar muita coisa, mas para aqueles que estão comprados neste índice devem estar preparados, e se quebrar a única opção será o fecho com perdas nessas posições ou então inverter, mas isso cabe a cada um definir o melhor para si.

    Analisando os tres indicadores como mostra no desenho, podem ver que o Rsi e momentum estão a parecer que o sinal é de entrada no entanto o Macd não parece, estando a vermelha com a inclinação para baixo o que é sempre mau mas apesar disso se analisarmos muito bem a sua aproximação poderá revelar que a quebra poderá estar para breve.

    Caros leitores e amigos continuação de bons trades, e como eu digo o importante é seguir a tendência principal

    7 de junho de 2010

    daytrade- negociar

    olá, em termos de daytrade no frame de 10 minutos deu o sinal de compra
    Valor 1822
    nasda100 cfd

    Comentário geral

    Analisando o SP500 de forma geral, posso afirmar que neste índice ainda a tendência positiva se mantém no médio prazo.
    Se repararem o suporte importante no qual eu chamo por suporte principal foi quebrado mas como disse anteriormente poderia haver um falso break podendo o mesmo chegar aos 1020.

    Em relação aos aspectos económicos, no pais onde está este índice, os aspectos são positivos mas devido aos enumeros problemas nos outros países tem influenciado em muito a performance deste índice.

    Temos que ter uma coisa em mente, que como o índice subia era impossível manter por muito mais tempo, pois nessas condições ultrapassaria o máximo de 2007 em poucos meses, como tal era de esperar há muito por um abrandamento da subida podendo o bull market entrar numa nova fase.

    No entanto ainda estou positivo mas nestes valores de fronteira é preciso ter muito cuidado pois a quebra daria a um novo ciclo, o bear market.

    Outra coisa muito importante é que o bull para o bear dá-se uma única vez e as vezes são anos, por isso essa passagem não é fácil e pode muito bem dar sinais falsos onde á primeira vista parece ter entrado mas se calhar nunca entrou. Por isso continuo bastante cauteloso face ao futuro mas de momento em termos de analise pelo menos neste indicador ainda não fomos para o bear market

    DAYTRADE- AS RESISTENCIAS E SUPORTES PARA HOJE

    INICIO DO TRABALHO

    Ola a todos, de volta ao trabalho.
    Irei a a partir de agora actualizar este blog todos os dias como fazia no outro.
    Terá novidades e mais analises, uma das novidades será a analise de acções do nosso Psi 20 e analise de acções conforme o vosso pedido.

    Brevemente irei disponibilizar uma outra novidade que será a gestão de carteira individualmente

    Agora vou começar a ler as noticias e analisar um pouco