30 de agosto de 2010

SP500- ASPECTOS FUNDAMENTAIS



Como tem sido hábito, todas as semanas coloque o gráfico do consumidor Metrics.
Mais uma semana e mais um mínimo e já está com a mesma duração em relação á contracção de 2008 que foi neste indicador de 223 dias, o actual já conta com 226 dias. Sempre que o indicador tenha leituras negativas é considerado contracção.

Desta vez irei deixar 2 gráficos, um é sobre o índice do consumo actual com o Pib e o SP500. Nesse gráfico podemos ver que o índice do consumo está em mínimos e cada vez mais aproxima do valor mínimo de 2008. O Pib tem vindo a decrescer, já na ultima semana o 2 trimestre teve a leitura final de 1,60 quando antes tinha sido avançado com o 2,40. Se houver esta mesma correlação entre este indicador e o Pib, então o Pib do 3 trimestre será inferior ao do segundo a não ser que começasse a haver uma melhoria no indicador e que invertesse o movimento. Para já essa melhoria ainda não aconteceu.

No outro gráfico é feito uma comparação entre a contracção de 2008 e a actual, onde podemos ver que na contracção de 2008, o indice de consumo teve um minimo em 29/8/2008 e só 192 dias é que o SP fez o minimo que nós todos sabemos. Podemos ver no gráfico anterior que existe uma correlação entre este indicador e a performance do SP, onde existe um atraso aproximadamente de 6 meses.

A grande dúvida actual, é que se iremos ter leituras pequenas do Pib ou se irá haver uma nova recessão, e acho que é isso o factor que está a pesar quanto á possibilidade de entrarmos num novo bear market.

Sem comentários:

Enviar um comentário