2 de setembro de 2010

REN (ELI:RENE)

A REN é uma empresa relativamente recente e está ligada a dois ramos de negócio, o transporte de energia em alta tensão, e o transporte de gás natural.

RENPSI

Como podem ver pelo gráfico acima, a REN tem tido de uma forma geral uma performance pior do que o índice, com a excepção mais visível pela altura do inicio do Bull Market cíclico. O que torna a acção um pouco desinteressante.

RENlongo

Do ponto de vista do longo Prazo, esta cotada desde que fez o seu mínimo nos 2.10 euros e subiu até aos 3.25 a acompanhar de uma forma geral o que o mercado fazia por esta altura. Tenho que referir que esta cotada foi das primeiras a dar sinais de força na referida altura, antecipando o que iria acontecer. Os dois valores acima tem sido os extremos absolutos desta cotada desde que tocou nestes valores tendo na minha opinião uma tendência lateral de longo prazo.

RENcurto

Se do ponto de vista do longo prazo esta cotada está desinteressante, o que dizer do curto/médio prazo, sendo que desde Maio que ela oscila dentro de um canal muito estreito, onde criou um suporte nos 2.52 euros, e uma resistência nos 2.69 euros, tornando qualquer estratégia de investimento de mais curto prazo inviável. A quebra de um destes valores apesar de ser um sinal quer Bulish, ou até mesmo Bearish, não justifica na minha opinião um investimento, devido ao rácio risco/retorno que seria muito baixo.

Concluindo, esta cotada está e é do meu ponto de vista desinteressante para o investimento em Bolsa. Digamos que é uma EDP mas numa versão ainda mais fraquinha, e que não incluiria a minha carteira a menos que o objectivo fosse o muito, muito longo prazo, especialmente pela sua falta de exposição internacional, e falta de valores alvos de possível especulação.

 

Outros Artigos:

EDP   Citigroup   PT

Sem comentários:

Enviar um comentário