24 de agosto de 2010

Análise à Banca Nacional

 

Boa noite, muitas vezes se pergunta quais seriam as melhores acções para se ter se estivéssemos a iniciar um novo bull market, como é óbvio isto não é uma resposta perfeitamente definida, mas sim uma resposta que daria muito que falar e que levaria cada um de nós a puxar a brasa a sua sardinha. O meu objectivo de hoje é analisar um sector que se têm demonstrado muito débil durante esta crise.

No gráfico seguinte está espelhada a força relativa entre os três grandes bancos da nossa praça e o nosso índice, como podem ver, à partir do inicio de 2010, este têm sido um sector que têm ficado muito aquém da média das nossas cotadas. Os três têm se demonstrado de uma forma geral com comportamentos técnicos muito similares, e que decerto modo são desapontantes. Neste momento a maioria dos bancos está muito próximo dos seus mínimos, o que por si demonstra fraqueza. Há uns dias um leitor perguntava: “ Mas se eles valorizaram menos e estão próximos dos seus mínimos agora estão numa boa altura de compra certo?”, na minha opinião isto está totalmente errado, se valorizaram menos, é porque o mercado não acredita neles ou porque o seu valor real é este. O facto de um papel se valorizar mais não significa que já subiu demais, pode significar que aquele papel pode ter sofrido uma mudança nos seus fundamentais, ou apenas tenha sido penalizado por um sentimento global do mercado. Resumindo: Aquilo que sobe pode sempre subir mais, e aquilo que caiu pode sempre cair mais, não tomem posições de compra e venda só porque uma determinada acção caiu ou subiu muito.

 

Image1

 

O BCP, não é mais nem menos do que qualquer um dos outros apenas surge em primeiro por assim estar alfabeticamente organizado.

Dispensando as análise técnicas de longo prazo devido ao facto de toda a Banca estar na situação de minimos ou muito perto disso, fica aqui o gráfico de médio/curto prazo do BCP. A tendência é claramente descendente, e como podem ver sempre que tocou naquela linha vermelha reagiu em baixa, sendo esta uma boa zona para realizar mais-valias. A zona a verde entre os 0,58 e os 0,62, tem servido de suporte e é uma boa zona de compra. Neste momento eu esperaria para ver como é que o banco vais reagir a esta zona de suporte, sendo que uma quebra do mesmo levará a quedas violentas. A quebra da LTD pode levar a cotação para junto 0,85. Mais um factor a ter em conta é que o momentum está negativo o que não dá muita vontade de ir às compras.

image2

O BES, está ligeiramente melhor que o BCP, contudo os traços gerais são os mesmos, eu diria que apenas mudam os valores dos suportes e resistências, no entanto tendência descendente com momentum negativo, a não dar muito boas perspectivas para os próximos tempos. Opinião que mudará se quebrar aquela LTD, e iria agravar-se se quebrar o suporte dos 2,76.

 

image3

O BPI é na minha opinião o que está melhor tecnicamente, apesar da tendência ainda não ser de subida, este já quebrou a sua LTD, o que já é um primeiro sinal positivo, está agora a realizar um reteste a LTD, e que poderá dar um sinal de compra se o momentum passar a positivo, com stops ligeiramente abaixo dos 1,50, que irá fazer coincidir a antiga LTD que pode servir agora de suporte como com uma zona de congestão que têm havido nessa área que está materializada por aquela elipse a verde. A quebra deste suporte levará o banco para os mínimos do ano, por voltas dos 1,34 e que nos deixará mais uma vez a aguardar de fora do mercado para ver como ele reage ao mesmo sendo que uma quebra seria um sinal muito negativo para o mesmo.

Para concluir, deixo uma opinião muito pessoal que a banca é um sector a olhar com muita cautela hoje e para o Futuro.

 

image4

 

Disclaimer:

O autor e os demais colaboradores deste Blogue advertem que nenhuma da informação aqui exposta deve ser entendida como aconselhamento em qualquer tipo de investimento, mas apenas como um ponto de vista dos seus autores e colaboradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário