26 de agosto de 2010

Dax30 (INDEXDB:DAX)

Boa noite, hoje vou fazer uma coisa que até agora não havia feito que é analisar índices. A minha área de influência têm sido essencialmente as cotadas do Psi20, contudo hoje à pedido do administrador, farei uma análise do Dax30. Como todos sabem o Dax30 é o índice Alemão que é composto por 30 empresas.

De forma a começar esta análise vou comparar a sua performance com o por todos conhecidos SP500, que na minha opinião continua a ser o farol dos mercados. Uma vez que já fiz a comparação entre o Dax30, Cac40 e Psi20 esta será uma abordagem que não vou voltar a fazer mas que podem consultar aqui.

 

dax30Sp500

Quando comparamos o SP500, e o Dax30 podemos ver que a sua performance têm sido muito idêntica durante os passados 2 anos, contudo quando nos aproximamos mais do inicio de 2010, o SP500 teve o melhor prestação desde Fevereiro até meados de Maio, vindo depois essa tendência a inverter-se havendo neste momento uma diferença na casa dos 4%.

 

Do ponto de vista técnico de longo Prazo, o índice teve um violento Bear Market ao que se seguiu uma recuperação. Neste momento considero que a tendência de longo prazo mantêm-se ascendente sendo que nos últimos meses o índice teima em manter-se no canal delimitado por aquelas duas linhas horizontais, em que a verde representa suporte, a vermelho resistência.

 DAX (PERFORMANCEINDEX)long

 

Do ponto de vista de curto/médio Prazo, o índice tem se mantido entre a zona de suporte dos 5800 pontos, esta que já havia sido resistência nos términos do ano passado, e uma zona de resistência nos 6350 pontos. Neste momento existem duas possibilidades para o índice, a quebra do suporte, que na minha opinião levará o índice para os 5400 pontos, contudo não descarto a possibilidade de fazer uma paragem pelos 5700 pontos. Estes dois Target estão marcados com duas elipses junto aos suportes, sendo que os 5400 pontos correspondem à projecção do canal que está inserido. A outra possibilidade, será uma reacção em alta ao suporte que o levará muito provavelmente para junto da parte superior do canal, que se quebrada em alta terá uma projecção junto dos 6800 pontos marcado por aquela elipse a verde junto da resistência.

 DAX (PERFORMANCEINDEX)cp

 

Em forma de conclusão, o padrão a que temos assistido, é um padrão de consolidação e que pode ser um sinal bastante Bulish, se o índice superar a zona dos 6350 pontos, contudo a quebra em baixa do referido canal, deixar-me-ia cauteloso e se por ventura quebrar este último suporte nos 5400 pontos passarei a estar Bearish no índice.

 

Outras análises:

JMT   Brisa   Sonae Capital

 

 

Disclaimer:

O autor e os demais colaboradores deste Blogue advertem que nenhuma da informação aqui exposta deve ser entendida como aconselhamento em qualquer tipo de investimento, mas apenas como um ponto de vista dos seus autores e colaboradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário