3 de setembro de 2010

Money Management

Na continuidade do artigo Como Jogar na Bolsa, vou hoje abordar o tema ao qual eu dei 50 % de peso em termos de importância. Decerto os investidores mais experientes devem ter facilmente percebido o porque deste peso, mas para quem se está a iniciar neste mundo, ou para quem não têm muita experiência por vezes torna-se complicado entender este conceito.

Vamos começar por um exemplo: Um qualquer investidor sabe que pode compra 5 cotadas, em 3 delas terá um prejuízo de 20%, e em outras duas terá um lucro de 50 %.

O investidor poderá fazer o seguinte comprar uma a uma as cotadas ou dividir o seu investimento pelas 5 cotadas ao mesmo tempo.

O investidor tem 5000 euros, e vamos ponderar que ele compra uma a uma. Na 1ª ganha 50%, na segunda Ganha 50%, e nas últimas 3 perde 20%, o resultado seria: 5760 euros

Agora vamos ponderar que ele perde 20% nas primeiras 3 vezes e ganha 50% nas últimas duas: 5760 euros

Agora se ele comprar 1000 euros de cada: 5400

Aparentemente o pior resultado é mesmo o que têm uma espécie de Money Management, ou seja o último caso. Então e se considerássemos agora 4 cotadas vão ganhar 100% e numa delas vai perder 100% (Imaginemos uma falência), neste caso qual seria a melhor opção, é obvio que a última, é aqui que entra o Money Management. A gestão de capital faz com que o investidor, possa investir mais um dia, ou seja, a primeira regra nos mercados financeiros é não perder dinheiro, e não ganhar muito dinheiro. Há algum tempo alguém me enviou um joguinho onde eu podia definir a quantidade de capital que eu investiria numa cotada, e sem saber nada sobre a mesma eu apenas sabia que em cada nível havia, um número de trades com lucro, um certo número com prejuízo, e as respectivas percentagens. Havia várias coisas interessantes, em que num dos níveis era ter poucos trades negativos mas com valores altos, outras em que o número de trades negativos era maior, apesar de a percentagem ser menor. Em suma obrigava a perceber o que é o Money Management e de que forma ele deve potenciar a conta de cada investidor. Sabem como se passava facilmente o jogo sem ir à falência, simples, nunca arriscava mais que 5 % do capital total, ou seja tinha 5000 euros na conta, comprava 250 euros da cotada e via os resultados. Numa situação mais próxima da realidade não podemos andar a comprar acções com 250 euros, e só se torna uma estratégia deste tipo com quantidades de capital mais elevado para que as comissões não comam a nossa conta. Contudo podemos colocar os nossos stops nessa zona dos 5%, ou seja em vez de comprar 20 cotadas onde podemos arriscar a que uma delas vá a falência com um menor peso da nossa conta, podemos comprar 5 (Não aconselho nunca menos que isto) com stops abaixo do valor de compra na ordem dos 5 %.

O Money Management é uma forma de contornar drawdowns que ponham em causa a nossa saúde mental e o valor da nossa conta, com o objectivo último de maximizar os resultados da mesma sem nunca correr o risco de falência. Se isto é aplicado às acções escusado será dizer a importância que isto tem em mercados onde a alavancagem é o prato do dia, nomeadamente o FOREX. Há quem pergunte o porque de apenas 5% dos investidores são vencedores no mercado cambial, na minha opinião não é porque eles acertam menos do que falham, mas sim porque têm na sua maioria péssimas estratégias de Money Management, ou nenhuma. Isto faz com que os resultados iniciais façam muitas vezes com que estes investidores percam uma grande percentagem ou mesmo todo o seu capital sem que estes cheguem a conhecer melhor o mundo onde estão a iniciar-se e onde a experiência começa a ter um papel importante. No mercado de acções, estes factos acontecem, mas como não é um mercado alavancado permite que o investidor dure mais tempo nos mercados, mas não tenham dúvidas que no longo prazo, sem uma estratégia de Money Management, os resultados ou serão negativos ou muito aquém do que seria de esperar, apesar de no inicio as coisas até poderem correr bem.

O Money Management, é uma excelente ajuda para outro dos pilares dos mercados financeiros “Cut the losses and let the profit run”, Estar certo 30% das vezes é mais que suficiente para ter bons resultados na Bolsa desde que se apliquem as correctas estratégias de Money Management. Aqui fica mais um artigo, espero que apreciem e deixem comentários, mesmo até dúvidas. Vou tentar esclarece-las se e quando puder.

 

Outros Artigos:

Como Jogar na Bolsa

Sem comentários:

Enviar um comentário