27 de agosto de 2010

Sonae Sgps (ELI:SON)

 

Boa noite, hoje vou analisar a Sonae que , no meu ponto de vista é que está melhor posicionada para o trade das 4 irmãs, não é que tenha melhores fundamentais, ou até mesmo por estar melhor tecnicamente, mas sim pelo seu comportamento histórico. Esta acção tem um dos Betas mais altos do índice, o que só por si implica muita volatilidade, o que na minha opinião e ao contrário do que muitos apregoam é uma mais-valia para os investidores de curto e médio prazo e até mesmo para os de longo prazo.

Psi20Sonae

A sua volatilidade, é facilmente comparável com o gráfico acima, reparem que sempre que houve um movimento mais definido, Bear ou Bulish, esta cotada reagiu de forma mais forte que o índice quer seja para baixo ou para cima. Os defensores da análise fundamental poderão dizer que estou a cometer quase um crime ao dizer isto. Mas se o investidor têm todas as indicações que se vai iniciar um Bull Market, está não será uma cotada que deve fazer parte do seu portfólio?

Outra coisa que faz todo o sentido é comparar esta cotada com o restante grupo, mas como já o fiz aqui à respeito da análise da Sonae Capital, não o voltarei a fazer.

Do ponto de vista do longo prazo, desde que se inicio este Bull Market Cíclico, esta cotada valorizou bastante numa primeira fase para durante quase um ano andar entre os valores que compõe uma LTD marcada a Vermelho e dois suportes importantes, numa primeira fase o suporte horizontal nos 0,81, e nos últimos meses naquela LTA de médio prazo.

SONAElong

Do ponto de vista do curto prazo, aquela linha de tendência ascendente, têm levado a cotada para cima de um forma constante, e sempre que tocou na mesma reagiu em alta. A ajudar a este factor temos a quebra da resistência dos 0,81, que já havia servido de suporte. Nos últimos dois dias esta cotada deu na minha opinião um sinal de compra. Passou a resistência de menor importância dos 0,84, com o volume nos 2 últimos dias a serem altos e o momentum a passar a positivo. Todos estes factores me fazem estar Bulish nesta cotada, e enquanto não quebre a LTA em baixa estou muito optimista. Com dois cenários possíveis a quebra em Baixa desta LTA que levaria a cotada para os 0,66 (provavelmente com alguma paragens pelo meio), ou por outro lado se quebrar em alta a LTD esperaria por esta cotada junto da grande resistência do 1 euro, essa sim que espero como um osso muito duro de roer. Contudo ainda quero ver como é que esta vai reagir a LTD, que pode levar novamente a quedas.

SONAEcurto

Concluindo estou muito optimista nesta cotada, e ainda quero referir uma das suas particularidades interessantes, que se prende com a forma muito certinha digamos como reage às médias móveis, e afirmar que está acima da média móvel dos 50 dias.

 

Outras análises:

Dax 30  JMT   Brisa

 

Disclaimer:

O autor e os demais colaboradores deste Blogue advertem que nenhuma da informação aqui exposta deve ser entendida como aconselhamento em qualquer tipo de investimento, mas apenas como um ponto de vista dos seus autores e colaboradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário