26 de agosto de 2010

Jerónimo Martins (ELI:JMT)

Boa noite a todos, esta é uma das acções que particularmente me atrai, em primeiro lugar devida à sua expansão e ao seu novo modelo de negócio, virado para uma melhor relação qualidade preço. Actualmente a JMT têm negócios em dois países, Portugal e Polónia. Em Portugal através das marcas Pingo Doce, Feira Nova, Recheio e na Polónia através da sua cadeia de supermercados Biedronka. O seu negócio prende-se essencialmente no ramo alimentar e em alguns serviços.

Em relação ao Psi20 temos os seguintes gráficos:

 Psi20JMTLP

Neste Gráfico podemos ver a evolução da cotação da JMT desde o ano 2006 até hoje em relação ao nosso Psi20. E na minha opinião há duas coisas que saltam à vista, durante o Bull Market que teve inicio em 2003 que a JMT teve uma performance inferior à do índice, contudo depois está numa tendência lateral grande parte do Bear Market, ao qual parece apenas reagir com mais violência nos términos do mesmo, voltando aqui a ter pior performance que o Psi20.

Psi20JMTCP

Com o iniciar deste Bull Market cíclico (como o chamarei até que o índice passe os máximos anteriores) a JMT parte com atraso em relação ao índice, contudo, à partir de meados deste ano a tendência inverte-se, e com o índice a corrigir a JMT continua a fazer máximos atrás de máximos, tendo uma performance de quase mais 35% que o índice actualmente.

 

J.MARTINS,SGPSLP

Do ponto de vista do longo prazo a tendência é claramente altista, onde a cotação têm oscilado dentro de um canal formado pela linha a verde materializando um suporte, e uma linha a vermelho que une os últimos máximos relativos, e enquanto se mantiver dentro deste canal considero a acção muito Bulish.

 

 J.MARTINS,SGPSCP

Do ponto de vista do curto/médio prazo, a acção têm reagido em baixa sempre que toca na linha a vermelho que já pode ser considerada na minha opinião como uma resistência, visto já ter 3 toques. Neste momento se a cotação continuar a cair, tenho como possíveis Target da correcção o suporte dos 8 euros e de seguida a LTA, que na minha opinião será uma boa zona de compra desta cotada. Por outro lado se reagir positivamente ao suporte e se dirigir para Norte o primeiro Target será os 9 Euros e quem sabe novos máximos.

Concluindo, a JMT está muito bem encaminhada para ser das acções mais interessantes de 2010, e quem sabe 2011, contudo de momento estou à espera da sua reacção ao suporte onde está. Do ponto de vista técnico é talvez a melhor cotada que tive o privilégio de analisar até agora, com um padrão técnico muito interessante e Bulish.

 

Outras Análises:

Brisa  Sonae Capital  Inapa

 

Disclaimer:

O autor e os demais colaboradores deste Blogue advertem que nenhuma da informação aqui exposta deve ser entendida como aconselhamento em qualquer tipo de investimento, mas apenas como um ponto de vista dos seus autores e colaboradores.

1 comentário:

  1. A pergunta é até que ponto o negócio é imune à crise económica e, do ponto de vista do mercado, se a avaliação não está já muito alta.

    Quando comparamos o EV/EBITDA com empresas do sector, este indicador é comparativamente mais elevado no caso da Jerónimo Martins. As margens são abaixo da média do sector...

    ResponderEliminar