23 de agosto de 2010

Psi20

Boa noite,uma vez que tenho feito algumas análises para o Blogue do Bull sobre as várias cotadas do Psi20, pareceu-me que antes de analisar mais alguma devia analisar o próprio índice. Este é composto por várias cotadas que aos poucos vou tentar analisar. Antes de mais vou mostrar um gráfico onde mostra a força relativa entre o nosso Psi 20, o Dax Alemão, e o por todos conhecido SP500. Neste gráfico fica claro que à partir de meados deste ano começa a existir uma grande diferença entre a performance do nosso índice relativamente aos outros dois, esta diferença chega a atingir os 2 digitos percentuais, o que demonstra que as empresas que compõem o mesmo têm sofrido mais com esta correcção do que as de outras praças, pelo menos as que foram comparadas.
 
 Psisp500



Do ponto de vista do longo prazo, o índice encontra-se numa tendência descendente, que é claramente visível pela linha tracejada a vermelho. Mesmo após a recuperação, que levou o índice desde os 5700 pontos ao máximo dos 8800. Nesta zona o índice realiza um duplo topo, que quebra e cumpre a projecção do mesmo, atingindo os 7370 pontos. Após isto inicia nova correcção e volta a embater na linha de tendência descendente levando o índice aos mínimos do ano.


PSI 20 INDEXlongj

De ponto de vista de curto médio prazo, o índice está numa tendência bulish, com o único senão de estar novamente às portas da linha de tendência descendente de longo prazo. A quebra desta iria dar alento aos touros. Já dizia o Nosso Fernando Braga de Matos, que uma média móvel de 30 dias podia ser um bom indicador da saúde do nosso índice e isso têm se provado verdade. Contudo, há dois factores que são antagónicos, o primeiro prende-se com o facto do momentum estar virado para baixo, mas por outro lado acções que foram das primeiras a reagir nesta última recuperação, como é o caso da galp estão a dar sinais bulish. Dentro de poucos dias podemos esclarecer melhor esta situação, contudo a quebra em alta pode muito bem levar-nos aos 8000 pontos, e a quebra em baixa aos 6400. Este facto é mais que suficiente para nos deixar a todos muito atentos. É importante referir também que o nosso indice têm o habito de reagir com delay ao que se passa lá fora nomeadamente nos USA, e que em situações destas nos pode dar uma vantagem muito interessante.


PSI 20 INDEXcurto




Disclaimer:

O autor e os demais colaboradores deste Blogue advertem que nenhuma da informação aqui exposta deve ser entendida como aconselhamento em qualquer tipo de investimento, mas apenas como um ponto de vista dos seus autores e colaboradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário