24 de agosto de 2010

EDPR

Boa tarde, hoje vou analisar a nossa empresa das energias renováveis. Esta empresa surge em bolsa em Junho de 2008, numa altura em que muitos se perguntavam se seria viável colocar uma empresa em bolsa numa altura em que os mercados estavam a atravessar um período bastante negro. Bem com ou sem polémica o que é certo é que foi um sucesso, as acções não chegaram e isto a 8 euros. A Edpr é uma empresa ligada as energias renováveis com presença internacional. É o quarto operador internacional no ramo eólico, e o terceiro operador energético da Península Ibérica. A sua principal accionista é a nossa conhecida EDP. A sua presença internacional tem grande peso no Brasil e nos Estados Unidos.

Do ponto de vista técnico pareceu-me interessante colocar um gráfico comparativo com a sua congénere Espanhola:

Comparação edpr 1

Este gráfico por si não nos deixa lá muito optimistas em relação a esta comparação, sendo que a Iberdrola mostra uma força relativa superior à nossa Edpr.

Do ponto de vista técnico de longo Prazo, desde que foi colocada em bolsa, eu diria que houve uma tendência dominante de quedas propiciada pelo sentimento geral do mercado até ao fim de 2009 onde é das primeiras a reagir positivamente, e a iniciar um novo ciclo de subidas. O seu mínimo de sempre está nos 3,40 euros e o seu máximo é o seu preço quando foi colocada em bolsa. Após este o valor mais alto que atingiu foi os 7,75 euros onde do meu ponto de vista inicio uma nova tendência descendente. 

EDP RENOVAVEISlong

Do ponto de vista de médio curto prazo, as coisas não estão lá muito animadoras, como podem ver a tendência continua negativa, com a cotação a reagir em baixa sempre que se aproxima da LTD. Neste momento parece que a cotação está a criar uma zona de suporte nos 4,40 euros. Eu continuo pouco optimista em relação a esta cotada pelo menos enquanto não quebrar a LTD e mesmo quando o fizer os mais conservadores deviam esperar por valores mais alto nomeadamente a quebra da resistência dos 5,20 euros. Na minha opinião aqui seria uma boa altura de comprar não só pelo padrão técnico que iria desenhar como pela quebra de uma resistência que levaria a cotação para perto dos 6 euros, próxima resistência importante. Outro factor que me deixa muito pouco optimista é o facto do momentum se manter negativo.

EDP RENOVAVEIScurto

Em forma de conclusão queria deixar a minha opinião pessoal e mais um conselho, as energias renováveis começam a ganhar algum peso nas nossas sociedades, mas esse peso na minha opinião só justificara o nosso investimento dentro de alguns anos. Uma amiga minha comprou este papel aquando da sua entrada em bolsa e depois de aguentar todas aquelas quedas iniciais quando apanhou a cotação quase em máximos dizia-me”Eu vou vende-la assim que for aos 8 euros”, a minha resposta a este tipo de coisas é: Então para que é que a compras-te? Aqui há duas situações muito diferentes, ou é para ter lucro numa perspectiva de longo prazo, ou nunca deveria ter deixado chegar aos mínimos logo no inicio. Quando compramos um papel devemos ter muito bem definido um plano, onde queremos vender, e o que acontece se por acaso descer de certo valor (stop). Esta relação de preferência deve ter um bom risk/reward rácio interessante, de forma a que no longo prazo os investimentos sejam rentáveis.

Hoje gostaria de deixar um convite, todos os que queiram ver uma cotada da nossa praça deixem em comentário, qual seria. Das mais votadas, duas vão ser analisadas.

 

 

Disclaimer:

O autor e os demais colaboradores deste Blogue advertem que nenhuma da informação aqui exposta deve ser entendida como aconselhamento em qualquer tipo de investimento, mas apenas como um ponto de vista dos seus autores e colaboradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário