19 de setembro de 2010

Sistemas de trading

Boa noite a todos, hoje vou falar-vos de uma das coisas que apaixona a maioria dos novos investidores, e que apesar de não ser algo de novo, teve o seu aumento exponencial com o avanço da tecnologia. Não há muito tempo atrás os computadores começaram a ter um papel extremamente importante, senão determinante na vida das pessoas, especialmente com o advento da internet e da partilha de informação que passou a ser possível. É muito fácil hoje qualquer investidor ter acesso a um sem número de ferramentas, que lhe permitem não só ajudar na tomada de decisão sobre determinado investimento como nos dias que correm permitir executar as ordens desses investimentos sem que intervenha nenhuma emoção humana, que ao que muitos dizem se tornam num dos maiores desafios ao investidor e a forma de permitir que este seja bem sucedido nos seus investimentos. Terei todo o prazer em deixar-vos alguns exemplos de sistemas de Trading, mas antes disso quero só deixar-vos uma ressalva: Muitos destes sistemas são baseados em pressupostos que já aconteceram no passado, e se o mercado muitas vezes repete o mesmo padrão, nada nos garante que o estudo do passado nos pode garantir, que irá voltar acontecer no futuro e que estes sistemas ou quaisquer outros apesar de ter resultados interessantes nos garantam que no futuro isto se irá manter. Estes sistemas de trading são no entanto fundamentais ao desenvolvimento de uma estratégia para que no longo prazo possamos ser bem sucedidos nos mercados. Os exemplos que vos vou deixar são simples, e apenas servem de exemplo, não significa que são lucrativas, mas apenas servem para mostrar exemplos. E é aqui que quero deixar outra a ideia, cada um deve encontrar o seu próprio sistema de trading, um com o qual se sinta confortável, e que esteja disposto a usar mesmo que ocorram vários maus negócios, porque o seu sistema de trading foi testado por si e sabe que no longo prazo ele trará sucesso. De seguida estão enumerados alguns dos instrumentos usados na elaboração de sistemas de trading.

Exemplo 1: Trading com médias móveis.

Existem várias formas de fazer trading com médias móveis, entre os mais conhecidos estão, o cruzamento do preço pela média móvel e cruzamento de médias móveis. Os sistemas com base em médias móveis são normalmente muito interessantes em situações em que há uma tendência definida, pois quando o assim não normalmente, serão dados uma serie de sinais falsos que levam a um possível prejuízo na nossa conta. As médias móveis podem adoptar os mais variados valores, e têm vários tipos de cálculo, sendo elas: simples exponenciais etc. As mais conhecidas são as de 50 dias e 150/200 dias normalmente que quando se cruzam costumam ser um bom sinal da tendência de longo prazo.

Exemplo 2: Uso de osciladores. Nestes estão compreendidos osciladores tipo estocástico,  Wiliams %R, entre outros, onde o sinal de compra é dado muito cedo, contudo são dados muitos sinais falsos. Este tipo de sistemas leva a bons resultados em tendências laterais, mas não tão bons quando o mercado se move tendencialmente.

Exemplo3: Breakout, este tipo de sistemas compreende normalmente a quebra de uma zona de congestionamento, quer seja ela um canal lateral, uma linha de tendência, ou a quebra de uma estremo relativo anterior.

Exemplo 4: Uso de suportes e resistências, normalmente estas zonas são por razões óbvias usadas como forma de investimento simples, onde o investidor espera que o preço reaja da mesma forma que reagiu no passado a determinada zona.

Acima estão como disse alguns dos mais conhecidos instrumentos ou formas de investir que têm originado vários sistemas de trading. Vou agora deixar-vos 2 exemplos de sistema de trading simples:

 

PSI 20 INDEXMm30

Foi escolhido como é óbvio um período interessante, contudo os sinais de compra e venda são dados apenas pelo cruzamento da média móvel de 30 dias simples pelo preço. Como podem ver no período escolhido teríamos 2 valorizações interessantes.

 

PSI 20 INDEXmomentum

No caso acima o sistema usado foi o cruzamento do momentum para cima da linha do zero, mais 2 resultados interessantes.

Tanto num sistema como outro estamos a usar dois dos sistemas mais simples e num momento em que o mercado está com um tendência claramente definida, como é obvio isto nem sempre é assim tão simples. Pela minha experiência a forma mais eficaz para criar sistemas de trading é usar indicadores tendências e indicadores que nos garantam que estamos em tendência (adx), desta forma podemos tirar o máximo proveito das tendências mais longas e evitar entradas falsas que vão deteriorando as nossas contas, sem obter resultados. Já dizia o Warren Buffet que se deve investir numa coisa que se conhece, é isso que tento fazer, e espero que façam o mesmo. Escolham um pequeno grupo de acções 20 por exemplo, conheçam bem os seus comportamentos, os seus ciclos, isto vai ajudar a desenvolver um sistema de trading eficaz. Se o vosso negócio é o forex escolham no máximo 3 pares de preferência entre os Majors e invistam neles depois de os conhecerem bem. Há quem diga que se deve começar apenas com um. Dei dois exemplos, mas isto aplica-se a todos os tipos de investimento.

Concluindo, o sistema eficaz, é aquele que é criado e testado por nós, que nos dá confiança. È normalmente aplicado a um pequeno grupo de activos que o investidor conhece bem e sabe que o sistema vai funcionar. E por fim a maioria dos sistemas são criados com base em dados históricos, nunca se esqueçam que o que aconteceu não têm que voltar a acontecer. Uma boa conduta de Money Management irá ajudar bastante no sistema de trading e a torna-lo lucrativo no longo prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário