18 de julho de 2010

Crise FMI e Bruxelas suspendem ajuda à Hungria

O cancelamento da ajuda a Budapeste promete fazer tremer a Europa. Analistas alertam para a descida das obrigações, da bolsa e do florim.

A União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) decidiram suspender este sábado a ajuda financeira que estão a dar à Hungria desde 2008 para evitar a bancarrota do país. Tudo porque o Governo da Hungria não adoptou as reformas e medidas de austeridade exigidas.

"Suspendemos as nossas conversas com o Governo húngaro, porque não conseguimos encontrar terreno comum suficiente e continuam a existir muitos problemas por resolver", afirmou Christoph Rosenberg, que liderava a missão do FMI na Hungria, à Bloomberg.

Isto significa que a Hungria não vai ter acesso aos restantes seis mil milhões de uma linha de crédito de 20 mil milhões de euros.

Económico 18/07/10 18:35

O Executivo húngaro de centro-direita, eleito em Abril, vai assim ter mais dificuldade em trazer o défice orçamental para 3,8% do PIB este ano e manter a confiança dos investidores.

Perante este cenário, os analistas alertam para uma forte queda das obrigações, da bolsa e do florim quando os mercados reabrirem amanhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário