1 de julho de 2010

CAROS COLEGAS- NOVA SAGA

Olá, novo ciclo no mercado, bem, não é novo, pois o bear market começou com o máximo de 1220, assim como bull nasce de um mínimo o bear de um máximo.

Em relação ao fecho, nada de anormal e abaixo do fecho de ontem, só prova que os bulls fugiram do mercado e a força deles foi vencida pelos ursos.

E agora? Quando vai subir? Quanto vai descer? Quanto tempo vai durar? Perguntas sem resposta, sou uma pessoa sensata e como é normal não iria cair neste erro em dar previsões neste momento.
Se tivermos uma correcção média dos ultimos bulls o target era os 600, mas é cedo e este valor baseia-se simplesmente da média dos últimos dois bulls markets.

Hoje um investidor, que para mim, é uma pessoa que oiço com muita atenção, um investidor de longo prazo com entradas em períodos em bull market e saida no sinal do bear market, falou-me ele que hoje fechou tudo com um ganho +22% ao longo deste bull, se o sinal foi dado, é para sair e não ficar agarrado á esperança e ir diminuindo o stop. Os stop não se diminuem porque nós queremos, se deu, sai-se se não mantêm-se.

Foram dados alguns sinais que talvez na próxima possa sentir o cheiro do Bear. Havia uns dias, que o meu sentimento estava negativo, mas tecnicamente mesmo eu dizia que estávamos em bull mas a verdade é que estávamos e hoje com o mínimo, rompeu e confirmou.

A volatilidade apoderou-se do mercado, e eu bem sei, pois vivi algum tempo no bear market, e claro cometi os erros que não devia ter cometido, a força de querer estar sempre presente no mercado era maior, eu queria era estar presente com medo que oportunidade fugisse, resultado algumas perdas inúteis, mas os erros é para nós aprendermos e sabermos as razões que levaram a perder.
È claro que cada um tem uma história na bolsa, quem é que não tem?

Agora, vou esperar pelo momento certo para investir novamente o dinheiro, mas não é por isso que vou parar, vou fazendo umas pequenas coisas e assim permite estudar o mercado e estar actualizado.

Não gosto de investir em bear market, pois em Etf ou acções não dá, dá mas são produtos alavancados e eu não me vou alavancar num bear market.

E se isto subir e subir, o que podemos dizer?
Bem se subir e subir é que o mercado pregou uma rasteira a muita gente e tecnicamente alguma coisa tinha falhado mas atenção uma coisa sempre digo mesmo que acho que estamos em bear market nunca aposte os 100% nessa convicção de achar que está mesmo, tenho sempre um olho num burro e outro no cigano.

Bons trades e cuidado daqui para a frente

Sem comentários:

Enviar um comentário