6 de agosto de 2010

Relatório




Estou a ver as coisas a começar a consolidar nesta zona, é sempre um sinal negativo quando feito num máximo de um swing, muitas das vezes esta consolidação é sinónimo de correcção. Mas, nunca podemos esquecer uma coisa, a tendência curta é de subida e apesar de se notar que o índice está om dificuldade de quebrar esta zona e fazer um máximo novo, pelo menos maior que o anterior (1132), o que era desde sim um bom sinal bull mas não diria que ficávamos em bull market, pelo menos o meu sentimento. O meu valor está mais acima (1170-1180).

Há outro aspecto que não posso deixar de esquecer, que é a média 200, então mesmo que estejamos em cima dela, não vai além de 1% de diferença, mas é desde já um bom sinal, porque se tivermos em conta os últimos dois bear market, o índice só por uma vez em cada período é que esteve acima dessa média e nunca distanciou mais do que 2%. É lógico que isto não é uma regra, para já não podemos esquecer que este ultimo bull subiu 80% em pouco mais de 1 ano, o ultimo foram 100% mas levou 4 anos. Ora é aqui que está a fazer a diferença, enquanto no bear de 2000 e 2007 o máximo da inversão, ou seja , quando começou o bear market esta média distanciava em torno dos 5,80%, ora neste nosso período dista quase 9%, pois é aqui que devemos analisar e distanciar estes pequenos pormenores mas que faz muita diferença. Como sabemos pelo menos logo no inicio de uma inversão as desvalorizações rondam os 10%, ora depois temos que contar com a subida, e basta uma subida com peso para o índice ficar acima da média, mas isto são contas, de qualquer maneira estar acima da média de 200 é sempre um sinal bullish .

A média de 100 é que ainda não foi quebrada.

Quanto o que eu acho que poderá fazer. Bem, acho que podemos estar perante uma correcção, só que sinais de indicadores para já nada, e só tenho esse feeling, devido á subida que já leva (+-10%) e devido á zona de resistência que tem pela frente, se estivermos em Bull market, será quebrada e pode muito bem subir subir.

Para já ainda não tenho os estudos dos movimentos em Bear market concluidos, mas dos 14 movimentos analisados em 2007-2009, tivemos uma subida de quase 13%.

O vix merece atenção á figura que se está a formar, um triângulo descendente (bearish) e no SP uma wedge bearish, já me alertaram é que sua activação foi ultrapassada, mas não deixa de ter um peso nem que seja psicológico

Fica os gráficos, para já pouco acrescentar em termos de indicadores

Amanha ficaria negativo no curto prazo abaixo dos 1105-1100, mas carece de uma maior analise

Sem comentários:

Enviar um comentário